Autorretratos com Jacqueline Hoofendy

Filha de pais artistas, cresceu envolta de todo tipo de boa informação visual, seu pai revelava os filmes em casa, e a sua primeira câmera chegou quando completou 13 anos. “Atravessei a infância e a adolescência na companhia desses instrumentos, praticando de maneira desavisada e curiosa, sem compromisso algum”, conta Jacqueline Hoofendy, fotógrafa e professora de fotografia carioca.

Jacqueline estudou fotografia no Ateliê da Imagem (Urca – RJ),  Ateliê Walter Firmo (Copacabana – RJ)  e Ateliê Oriente (Glória – RJ), e elegeu, na fotografia, o autorretrato como forma de expressão, quando percebe a necessidade de criar imagens de caráter performático, para completar assim o seu elo com as Artes Cênicas e com o Ballet Clássico.

O processo se revelou no caminho e a escolha pelo gênero autorretrato não foi elaborada, apenas aconteceu. Somente quando já estava completamente imersa na produção, procurei analisar os caminhos que me levaram à fotografia performática, fine art e entendi que tudo isso foi consequência natural da minha formação de origem, que é a dança. Considero que ser uma autora performática tem uma relação muito íntima com o fato de ter passado grande parte da infância e adolescência lidando com a prática cênica. A dança também é uma Arte muito visual e acredito que isto também colaborou para que minha relação com a fotografia se tornasse fluida”, detalha. Jacqueline explica que ao escolher o autorretrato, ela não é só fotógrafa: “Ser autor do gênero autorretrato, exige do fotógrafo a condição de ator (intérprete), diretor (de cena, de fotografia), produtor, técnico, figurinista, maquiador, cenógrafo, editor e, por muitas vezes, assistente”. No seu caso, ela não admite a presença de qualquer pessoa durante os seus processos de criação.

Sua obra resulta em trabalhos de consistência, passando pelo subjetivo e imaginário. Costumo dizer que é uma barra muito pesada estar sozinha diante do nada e procurando um caminho legitimo para falar através do autorretrato. Acredito muito na abordagem subjetiva, mesmo que eu queira expressar algo de muito íntimo. Revelar com elementos mais universais parte da mensagem me parece suficiente. Além disso, permitir que a imagem receba múltiplas interpretações acrescenta ao processo um folego expansivo, distante o suficiente dos excessos autobiográficos.”, ela diz.

A artista já coordenou e lecionou Cursos Regulares e workshops no Ateliê Walter Firmo.  Foi coordenadora e assistente do fotógrafo Zeka Araújo no workshop “Abstrato Concreto” e “Conversa do Olhar” (Rio de Janeiro). Em 2015 teve trabalhos exibidos no Foto em Pauta (Festival de Tiradentes).Fotógrafa convidada para o projeto teatral “El Devenir del Viento Maestro” (Córdoba / Argentina) 2016. Coordenadora dos workshops do Festival Paraty em Foco 2016 com Eustáquio Neves, Luiz Garrido, Gal Oppido, Guy Veloso, Milton Montenegro, Milton Guran, Orlando Azevedo, Ana Carolina Fernandes, entre outros grandes nomes. Leciona Autorretrato Conceitual e Fotografia Conceitual em seu Ateliê (Rio de Janeiro)  e em Brasília. Em 2017 Coordena os Workshops do Festival Internacional de Fotografia, Paraty em Foco. Membro do Conselho de seleção da Convocatória Paraty em Foco. Convidada a lecionar Autorretrato Conceitual (workshop) no Festival Paraty em Foco 2017.

Atualmente, dedica-se à pesquisa e à produção de caráter imersivo e individual, e está produzindo o seu primeiro livro “Carvão” no qual o autorretrato é construído através de técnicas mistas.

 

 

-Por Vivian Kuppermann Marco Antonio

 

 

Conheça o Photo Inspiration

A 1ª Semana Internacional de Fotografia Artística é um evento dedicado especialmente à fotografia autoral.

Foi criada a partir de uma parceria entre o Instituto Internacional de Fotografia (IIF) e a fotógrafa Danny Bittencourt, e irá reunir workshops e palestras para expandir a discussão sobre a área no âmbito da fotografia como forma artística e colocá-la em um lugar mais comum e acessível.

O evento é uma oportunidade para os fotógrafos buscarem conhecimento, inspiração e novas referências. É um espaço de reflexão sobre a fotografia como forma de arte, e um estimulo para os fotógrafos que atuam comercialmente e que quer desenvolver o próprio olhar sobre a fotografia.

O evento acontece no Instituto Internacional de Fotografia, em São Paulo, nos dias 23 a 26 de Janeiro de 2018.

Acesse o site para mais detalhes: https://photoinspiration.com.br/

Para dúvidas ou informações, entre em contato com os organizadores pelo e-mail eventos@iif.com.br  ou pelo telefone (11) 3021-3335

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Parceiros

Desenvolvido por