// Sobre o Extensivo de Lightroom 4 – Conversa com Alex Villegas

Lançar um curso novo ou mudar o formato de um existente não é lá uma tarefa muito fácil nem pra escola, nem pro professor. O professor precisa reformular todo o conteúdo, o departamento de vendas precisa entender quais foram as mudanças para vender e vocês, possíveis alunos precisam se informados, entenderem o porque de decidirmos “mexer em time que está vencendo”.

O Curso de Lightroom sempre foi um sucesso da escola. Já foi oferecido em diversos horários mas sempre em formato intensivo. Agora, com a nova versão que veio cheia de novidades, nós aqui decidimos reformular tudo e, pela primeira vez, oferecê-lo de maneira extensiva. O professor Alex Villegas recebeu a gente pra um bate-papo e esclareceu o porque e quais são as principais mudanças. Confira:

IIF: Por que um curso extensivo?
Alex Villegas: São três motivos principais: o primeiro é que nessa versão (Lightroom4) o software está maior, tem mais dois módulos, muitos novos recursos e ficou praticamente impossível trabalhar as funções necessárias pra entender o LR nas 16h de costume; O segundo tem a ver com o aproveitamento do aluno: quando a informação é dosada em períodos mais curtos, evitamos o cansaço físico e mental que longos períodos de aula proporcionam e o aprendizado é melhor; o terceiro tem a ver com o aprendizado também. Acho que pra aprender precisamos passar por três etapas: Descobrir o que é, como é feito e fazer (de preferência sozinho, que é quando surgem as dúvidas). Além das horas de aula, os alunos desenvolverão pequenas tarefas em casa pra dar abertura para as dúvidas surgirem e serem sanadas na próxima aula.

IIF: Você acha que pessoas que já usam as outras versões do Lightroom também aproveitarão esse curso?
AV: Sem dúvidas. Além de ter crescido e se ramificado, a própria lógica do processamento de imagens mudou. Até nos processos básicos de tratar, acertar a nitidez, pretendo expor a Lógica da coisa, o como é que a gente pensa o tratamento.

IIF: O que é necessário saber pra se inscrever no curso Extensivo de Lightroom?
AV: Essencialmente saber mexer no próprio computador. Descarregar um cartão de memória, criar, mover e copiar pastas… Essa familiaridade que pessoas que já usam o computador tem. Também precisa ter o Lightroom 4 instalado na máquina.

IIF: Nada, noção nenhuma de tratamento?
AV: Não, nesse aspecto a pessoa só precisa de disposição pra aprender e de dúvidas pra gente sanar durante o curso!

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

[2020] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2020] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

[VAGA] SECRETÁRIO(A) ESCOLAR NO IIF

[VAGA] SECRETÁRIO(A) ESCOLAR NO IIF

O(a) Secretário(a) será responsável por proporcionar o bom...

Qual é o melhor software de edição de imagens: Lightroom ou Photoshop?

Qual é o melhor software de edição de imagens: Lightroom ou Photoshop?

Como todo fotógrafo sabe (ou deveria saber), a pós-produção é parte...

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

Parceiros