// Que photoshop, hein?!

Nas campanhas publicitárias a presença do programa Photoshop como ferramenta de “embelezamento” é cada vez mais constante. Prova disso são as inúmeras matérias já publicadas aqui no site do IIF pelo photoshopper Altair Hoppe que mostram os mais incríveis erros em manipulação de imagens.

São em postagens como, por exemplo, Manipulação de Imagens – Desastres do Photoshop, que mostram alguns dos erros cometidos por revistas masculinas, que sem intenção acabam tirando os umbigos, peitos e até mesmo os braços das modelos. O oposto disso é o exagero, que deixam mais “avantajados” determinados locais, o que rende Um post engraçado sobre os milagres no photoshop. Confira agora outras manipulações com Altair Hoppe…

Faz algum tempo, a marca Dolce & Gabbana veiculou na mídia uma campanha com a estrela do pop, Madonna.  Observe como marcas de expressão e textura da pele do rosto e braços são completamente removidos.

Isso tem algum problema? Claro que não! Óbvio que a imagem não condiz com a realidade, mas nesse caso o retoque não causa nenhum prejuízo ao leitor. O retoque é empregado apenas por uma questão de conceito estético, afinal, se fosse um anúncio de um creme anti-rugas ,isso seria um sério problema, o que é importante esclarecer. O retoque faz parte da cultura do mercado publicitário e editorial. Em muitos casos, eles melhoram a qualidade da informação e facilitam a compreensão da mensagem. E qual é o limite? Não há um limite determinado.

O que devemos levar em conta é a característica do produto. O importante é não atribuir uma característica ao produto através da edição digital que ele não possui. Agora veja a imagem abaixo. Sem fazer comparações com o original ou a realidade, tomando apenas a imagem como referência, note o impacto da imagem.

Outra polêmica envolvendo o uso do Photoshop foi com a atriz Julia Roberts, ironicamente estrela do antigo e sempre vivo filme Uma Linda Mulher. Estrelando uma campanha de rímel da Lancôme, onde aparece, como de costume, linda, ela contou com uma ajuda dos retoques do Photoshop, afinal ela já tem 43 anos e o tempo não perdoa ninguém, nem mesmo a Julia Roberts.

No Brasil, o portal Terra e o Globo.com publicaram matérias com destaque sobre a campanha, principalmente, com ênfase no uso do Photoshop. O título do Terra: “Photoshop: Julia Roberts aparece mais jovem em campanha“. O título da matéria do Globo.com: Julia Roberts é a nova ‘vítima’ do Photoshop. Quanta maldade com o Photoshop!

A discussão foi tão aguda, que países como França e Inglaterra possuem projetos de lei prevendo o uso do Photoshop em campanhas publicitárias.

E não pára por aí!

A moda também já chegou no Brasil. O projeto de lei 6.853/10, do deputado Wladimir Costa está em análise na Câmara dos Deputados e poderá multar em até R$ 50 mil quem não publicar um aviso nos anúncios informando que as peças foram manipuladas. Indiferente as leis, algumas marcas já começam a sentir o peso das manipulações agressivas e estão buscando outra postura.

De acordo com o portal Terra, a loja de departamentos inglesa Debenhams decidiu banir o recurso das fotos para divulgar suas linhas de roupas, incluindo lingerie e moda praia. Segundo um porta-voz da empresa, isso visa combater a imagem pouco realista divulgada por meio de revistas e campanhas de moda, que mostram mulheres com formas perfeitas, pele irretocável e cabelos perfeitamente modelados.

Para mostrar a diferença, foram divulgadas na loja da Oxford Street, em Londres, a imagem com retoques e a real, junto com a mensagem “We’ve not messed with natural beauty; this image is unairbrushed. What do you think?”(Nós não alteramos a beleza natural, essa imagem não foi modificada. O que você acha?)”. Veja no Daily Mail Online, clicando aqui.

E você o que acha?

altairAltair Hoppe é autor dos livros Adobe Photoshop para Fotógrafos, Designers e Operadores Digitais ( volume 1, 2 e 3) e Fotografia Digital Sem Mistérios. Atua também como Diretor de Arte e Editor de Fotografia das revistas Photos e Photo Magazine, onde publica uma coluna com dicas e truques de Photoshop. É membro da National Association of Photoshop Professional – USA, especialista em tratamento de imagens, ministra palestras e seminários para universidades e cursos “in company” por todo o país.http://altairhoppe.wordpress.com/

 

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

Qual é o melhor software de edição de imagens: Lightroom ou Photoshop?

Qual é o melhor software de edição de imagens: Lightroom ou Photoshop?

Como todo fotógrafo sabe (ou deveria saber), a pós-produção é parte...

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

Como fotografar arquitetura e interiores

Como fotografar arquitetura e interiores

O principal para uma boa fotografia de arquitetura e interiores é analisar...

Fotógrafo brasileiro é vencedor do Pulitzer, maior premiação de Jornalismo do mundo

Fotógrafo brasileiro é vencedor do Pulitzer, maior premiação de Jornalismo do mundo

O fotógrafo brasiliense Ueslei Marcelino foi um dos vencedores do prêmio...

Clique aqui para receber mais informações

Parceiros