// Projetos fotográficos para o Natal

Mais um ano que chega ao fim, e com ele as correrias das compras, os  cumprimentos, férias, happy hours e das festas de Natal e Ano Novo.Se você, caro amigo leitor, é tão fascinado por fotografia quanto nós do IIF, então deve esperar essa data com muita ansiedade como mais uma oportunidade para empunhar sua máquina e registrar a magia do Natal.  E, fotograficamente falando, é uma data espetacular para tirar boas fotos.

As ruas estão todas repletas de adereços luminosos, as pessoas felizes, crianças eufóricas para abraçar o primeiro Papai Noel que aparecer pela frente, lojas cheias… ufa, tanta coisa bacana na frente da minha lente, mas e agora, “o que fotografar”?

Que tal começarmos a pensar em um pequeno projeto fotográfico de Natal?  Sim, deixar que aquela simples foto natalina se torne um registro inesquecível para a família e amigos?

Todos os anos, tenho como costume fazer meus próprios cartões de Natal, às vezes desenhando e outras fotografando, mas sempre os faço e envio de forma artesanal e envio por correio mesmo.  Por que?  As pessoas adoram receber cartões feitos à mão, e os guardam por longa data, e por incrível que pareça, ficam curiosas e ansiosas para receber o cartão no próximo ano (às vezes até me cobram!).

Particularmente, percebo que isso nos aproxima muito de quem gostamos, pois paramos para fazer algo pensando no outro.

Então, imbuídos desse espírito natalino e com um pouco de criatividade, mãos à obra em nosso projeto fotográfico de Natal.

A primeira coisa que me vem à mente é: nunca esquecer o real motivo desta data.  Embora ela seja, deverás comercial, devemos lembrar que celebramos o nascimento de um grande amigo, e o nascimento, vocês sabem, é um dia de: emoção, felicidade, amizade, reflexão, a continuidade de uma família etc.

1) Criando um Tema

Pense na mensagem que você gostaria de passar, ou de repente, pesquise uma referência que agrade.  Exemplo, o cartão deste ano, foi baseado no filme “O Fabuloso Destino de Amelie Poulain”, e também me baseei nele para a mensagem de Natal

(link: www.wix.com/murilomartinez/ofabulosonatal2010)

Caso não consiga visualizar os cartões clique aqui

http://www.iif.com.br/downloads/cartoes.pdf

2) Orientação da Imagem

Isso ajudará na escolha do motivo e na composição da imagem (vertical, quadrada ou horizontal), bem como na diagramação do trabalho final.  Se for incluir texto, não esqueça de pensar o local em que ele será inserido na foto, e já procure compô-la  esse recuo.

4) Criando um roteiro

Para não se perder em meio a tanta informação existente, crie um roteiro de lugares que você gostaria de fotografar.  Caso seja necessário, visite antes para ver como está a decoração e pense nos horários de visitação, para não se deparar com o local abarrotado de visitantes.  O horário escolhido, também influencia muito no resultado final, então pense como você deseja a direção do sol, foto noturna ou crepúsculo… e, se possível, leve um flash ou lanterna, caso precise fazer uma luz especial ou efeito.

3) Tente fazer uma série de cartões no mesmo estilo

Além de ficar bonito, você terá várias opções para mandar, de acordo com o gosto de cada pessoa.  Particularmente gosto de fazer uma série de aproximadamente 5 cartões. Escolho de acordo com o perfil de cada amigo e depois publico os demais na internet para quem quiser ver a série completa.

4) Publique seu trabalho

Nem sempre as fotografias servirão para um cartão impresso, ele pode servir de fundo para um e-mail, um cartão postal eletrônico ou até mesmo um stop-motion ou vídeo.  Por exemplo, o fotógrafo Armando Vernaglia costuma transformar seus trabalhos de final de ano em vídeo ou animações.  Se for imprimir, fotografe com antecipação prevendo que você desprenderá de alguns dias com impressão, colagem, corte e envio pelos correios (que no final de ano, as entregas costumam atrasar um pouco devido ao grande volume).

5) Feedback

Se for imprimir seus cartões e posteriormente publicá-los na internet, não esqueça de enviar o link no próprio cartão impresso, e deixe um acesso para seus amigos e parentes comentarem e também te desejar um feliz natal

OUTRAS DICAS PARA FOTOS DE FINAL DE ANO

Ceia de Natal

Se tiver um tempinho, faça o making of da ceia, dos preparativos e do corre-corre, afinal de contas todos demoraram horas para preparar e merecem uma recordação especial sem esquecer dos closes dos pratos.  Durante o jantar, costuma acontecer muitas brincadeiras e diversão, ótimo para quem está fotografando.

00:00 hr

Essa é a hora da família reunida: todos cantando e brincando com seus respectivos chapeuzinhos de Papai Noel. Junte todos próximos da Árvore de Natal, e aproveite para fotografar a pilha de presentes antes da entrega.  Não se esqueça de deixar a máquina no piloto automático para você também sair na foto, afinal de contas além de fotógrafo, você também é parte integrante do Natal.

Entrega de Presentes

Esse é o momento da criançada, aproveite para registrar a cara de felicidade e a abertura dos presentes.  Deixar a máquina ajustada para fotografar em série, sempre rende boas sequências.  Usando uma tele, não esqueça também do amigo secreto, e dos abraços sinceros e das expressões de emoção, quanto mais natural melhor, sem poses.  As expressões registradas pelas costas de quem esta sendo abraçado sempre rende boas fotos.

Festa de ano novo

Aqui o que comanda bastante é a alegria dos amigos, fogos de artifício e descontração geral.  Se estiver na praia, use uma grande angular e procure fotografar a quantidade de pessoas e os preparativos da multidão chegando, depois vá aproximando o plano para captar os amigos se reunindo.

Fogos de Artifício

O uso do ISO alto ajuda na capitação das altas luzes e do colorido, deixe a câmera em velocidade baixa, para captar os fogos em movimento, pois congelar a cena torna a foto estática e sem graça (leve um tripé, e procure um lugar sem muita aglomeração para não correr o risco de alguém, acidentalmente, danificar o equipamento. Cubra-o também com plástico, para evitar respingos de champagne).  Uma boa dica é levar um cartão preto, e regular a máquina em BULB, tampe o visor com o cartão, e retire-o somente na hora que a estoura de fogos começar (neste caso, não se esqueça do tripé mesmo!!), depois tampe-o novamente.  Faça isso para cada sequência de fogos.

Fogos e pessoas

Use velocidade baixa para captar a imagem dos fogos ao fundo, e um flash de preenchimento na segunda cortina para registrar depois os amigos e parentes no primeiro plano. Tente incluir um pouco mais de céu do que de costume, para captar bastante fogos nas costas das pessoas, o resultado costuma ser muito bom.

Depois de tudo isso, vá pular as 7 ondas (sem câmera ok? Conheço exemplos desastrosos de final de ano), confraternize e volte com suas baterias recarregadas, pois 2011 virá cheio de novas oportunidades, principalmente fotográficas.

Um grande abraço e muito sucesso

Contatos: [email protected]

Murilo Martinez
Paulistano, formado em comércio exterior e fotógrafo por paixão.
Iniciou sua carreira na fotografia em 2005 e, desde então, tem se dedicado ao tema, estudando novos conceitos e práticas dessa arte. Especializou-se em fotografia social, principalmente casamentos, gestantes e ensaios pessoais. É professor de técnica do Instituto Internacional de Fotografia. www.murilomartinez.com.br

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

[2020] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2020] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

[VAGA] SECRETÁRIO(A) ESCOLAR NO IIF

[VAGA] SECRETÁRIO(A) ESCOLAR NO IIF

O(a) Secretário(a) será responsável por proporcionar o bom...

Qual é o melhor software de edição de imagens: Lightroom ou Photoshop?

Qual é o melhor software de edição de imagens: Lightroom ou Photoshop?

Como todo fotógrafo sabe (ou deveria saber), a pós-produção é parte...

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

Parceiros