// Primeira edição do Photo Meeting coloca os negócios no foco dos fotógrafos

Nos dias 20 e 21 de março, o Instituto Internacional de Fotografia promoveu o Photo Meeting, a primeira imersão em negócios para fotógrafos. Realizado no Hotel Pestana, em São Paulo, o evento contou com experts da fotografia e das áreas empresarial, gestão de pessoas, vendas e marketing, em dois dias de troca com fotógrafos de todo o Brasil.

No primeiro dia, a programação foi focada nos temas de planejamento e gestão empresarial, com apresentações do professor Alex Mantesso, da coach Chris Brites e do diretor do IIF Danilo Russo. Na quinta, o evento recebeu Silvia Martins, Gleison Iloi, Eduardo Marostica, Rafael Karelisky e Marco Perlman para uma série de conversas sobre marketing, vendas, empreendedorismo e finanças.

Estruturado de forma contínua e prática, o Photo Meeting foi pensado para ser um evento diferente dos congressos de fotografia. O foco foi ensinar o fotógrafo a ter um negócio de fotografia, uma empresa estruturada e rentável. Semanas antes do Photo Meeting, os participantes foram apresentados ao conteúdo do curso em uma aula online preparatória, o Raio-X. As questões introduziram conceitos e abordagens técnicas, com instruções e exercícios que foram aplicados com mais profundidade durante o evento.

 

Idealizado pelo diretor do Instituto Internacional de Fotografia Danilo Russo, o Photo Meeting veio para suprir uma demanda que costuma dificultar a carreira de fotógrafos: o conhecimento e a consciência de que, para ter sucesso nos negócios, é necessário saber gerir uma empresa. “Muitos profissionais ainda têm a ilusão de que vão conseguir clientes somente melhorando a sua fotografia, a sua técnica, aprimorando seu estilo sem entender que o conhecimento fotográfico consiste em aproximadamente 30% do que precisam conhecer. Os 70% restantes relativos a como ser administrador e empreendedor do seu negócio continuam desconhecidos, e pior, ainda no campo cego dos conhecimentos a adquirir”, explica Danilo.

Participante da imersão, a fotógrafa Michelly Pires, de Minas Gerais, destacou a pertinência dos assuntos abordados durante o Photo Meeting. “Tudo o que você aprende aqui são coisas que você realmente precisa e nem imagina a bagagem que vai levar de volta para casa”, contou. Seguindo a mesma linha, a fotógrafa carioca Bel Junqueira conta as expectativas antes e depois do evento. “Entrei aqui com muita dificuldade de entender como vender meu trabalho, como vou conseguir pagar as contas, e estou saindo com outra visão e muito esperançosa”.

 

 

 

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

O domínio da iluminação na fotografia é algo que não acontece do dia para...

[VAGA] ASSISTENTE FREELA NO IIF (SALA DE AULA E FOTOGRAFIA)

[VAGA] ASSISTENTE FREELA NO IIF (SALA DE AULA E FOTOGRAFIA)

O IIF (São Paulo) está com vagas abertas para Assistente Freela de Sala de...

Como fotografar arquitetura e interiores

Como fotografar arquitetura e interiores

O principal para uma boa fotografia de arquitetura e interiores é analisar...

Fotógrafo brasileiro é vencedor do Pulitzer, maior premiação de Jornalismo do mundo

Fotógrafo brasileiro é vencedor do Pulitzer, maior premiação de Jornalismo do mundo

O fotógrafo brasiliense Ueslei Marcelino foi um dos vencedores do prêmio...

Parceiros