// Primeira edição do Photo Meeting coloca os negócios no foco dos fotógrafos

Nos dias 20 e 21 de março, o Instituto Internacional de Fotografia promoveu o Photo Meeting, a primeira imersão em negócios para fotógrafos. Realizado no Hotel Pestana, em São Paulo, o evento contou com experts da fotografia e das áreas empresarial, gestão de pessoas, vendas e marketing, em dois dias de troca com fotógrafos de todo o Brasil.

No primeiro dia, a programação foi focada nos temas de planejamento e gestão empresarial, com apresentações do professor Alex Mantesso, da coach Chris Brites e do diretor do IIF Danilo Russo. Na quinta, o evento recebeu Silvia Martins, Gleison Iloi, Eduardo Marostica, Rafael Karelisky e Marco Perlman para uma série de conversas sobre marketing, vendas, empreendedorismo e finanças.

Estruturado de forma contínua e prática, o Photo Meeting foi pensado para ser um evento diferente dos congressos de fotografia. O foco foi ensinar o fotógrafo a ter um negócio de fotografia, uma empresa estruturada e rentável. Semanas antes do Photo Meeting, os participantes foram apresentados ao conteúdo do curso em uma aula online preparatória, o Raio-X. As questões introduziram conceitos e abordagens técnicas, com instruções e exercícios que foram aplicados com mais profundidade durante o evento.

 

Idealizado pelo diretor do Instituto Internacional de Fotografia Danilo Russo, o Photo Meeting veio para suprir uma demanda que costuma dificultar a carreira de fotógrafos: o conhecimento e a consciência de que, para ter sucesso nos negócios, é necessário saber gerir uma empresa. “Muitos profissionais ainda têm a ilusão de que vão conseguir clientes somente melhorando a sua fotografia, a sua técnica, aprimorando seu estilo sem entender que o conhecimento fotográfico consiste em aproximadamente 30% do que precisam conhecer. Os 70% restantes relativos a como ser administrador e empreendedor do seu negócio continuam desconhecidos, e pior, ainda no campo cego dos conhecimentos a adquirir”, explica Danilo.

Participante da imersão, a fotógrafa Michelly Pires, de Minas Gerais, destacou a pertinência dos assuntos abordados durante o Photo Meeting. “Tudo o que você aprende aqui são coisas que você realmente precisa e nem imagina a bagagem que vai levar de volta para casa”, contou. Seguindo a mesma linha, a fotógrafa carioca Bel Junqueira conta as expectativas antes e depois do evento. “Entrei aqui com muita dificuldade de entender como vender meu trabalho, como vou conseguir pagar as contas, e estou saindo com outra visão e muito esperançosa”.

 

 

 

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

[VAGA] SECRETÁRIO(A) ESCOLAR NO IIF

[VAGA] SECRETÁRIO(A) ESCOLAR NO IIF

O(a) Secretário(a) será responsável por proporcionar o bom...

Qual é o melhor software de edição de imagens: Lightroom ou Photoshop?

Qual é o melhor software de edição de imagens: Lightroom ou Photoshop?

Como todo fotógrafo sabe (ou deveria saber), a pós-produção é parte...

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

Como fotografar arquitetura e interiores

Como fotografar arquitetura e interiores

O principal para uma boa fotografia de arquitetura e interiores é analisar...

Parceiros