// Jade Beall fala sobre quebrar tabus e empoderar mulheres por meio da fotografia

Por: Lara de Oliveira Santos

Desde criança, durante seu crescimento em uma cidade pequena do México, a fotógrafa Jade Beall se considera feminista. Esse ideal, tão presente nos dias de hoje, é claramente refletido em seu trabalho que tem como objetivo o empoderamento feminino.

Foi por meio do projeto “A Beautiful Body Project”, então, que a artista se tornou mais conhecida. “Eu mudei o resultado da pesquisa ‘a beautiful body’ (um corpo bonito, em inglês) no Google. Hoje, essa busca mostra a maioria das minhas fotos sobre diversidade corporal!”, conta.

Em todas as suas fotografias, Jade retrata a beleza verdadeira das mulheres, sem nenhum tipo de edição. Ela luta para mudar a maneira manipulada de como a mídia trata os corpos femininos, alterando-os com photoshop ou outros instrumentos.

“Eu gosto de ver o que é real. Eu não quero uma mulher photoshopada e editada, quando, na verdade, ela deu à luz e tem marcas em sua pele que revelam a jornada de crescimento e nascimento de um ser humano”, explica.

Ela passou a retratar verdadeiramente corpos de mulheres pós parto/ Foto: Jade Beall

Depois que virou mãe, a fotógrafa passou a retratar corpos de mulheres pós parto da maneira mais real possível. “Mães são ditas que, para serem celebradas e elogiadas, elas devem dar a volta por cima e ficarem magras e sensuais depois de poucas semanas do parto”, diz.

Esse tabu, no entanto, não é o único que ela quer extinguir. Suas fotografias também procuram mostrar momentos da amamentação – assunto principal de sua palestra na 8ª edição do Newborn and Family Photo Conference. O foco de Jade é desmistificar a ação que, segundo ela, ainda é alvo de críticas e preconceitos.

“Se você parar para pensar direito, é um pouco idiota! Alimentar bebês com leite materno é algo que temos feito desde o início da humanidade”, afirma. “Publicar uma foto de uma mulher amamentando com um pouco do mamilo exposto foi motivo para a minha página de fotografia no Facebook ser suspensa mais de 12 vezes em alguns meses, com a ameaça de ter minha página com mais de 100 mil seguidores permanentemente deletada.”

A fotógrafa, no entanto, acredita que isso está mudando com o tempo; o Facebook e o Instagram, por exemplo, não proíbem mais imagens de amamentação com mamilos expostos.

A fotógrafa quer quebrar com o tabu da amamentação/ Foto: Jade Beall

Mesmo assim, mulheres não se sentem 100% confortáveis com seus próprios corpos, o que torna o trabalho de Jade ainda mais difícil. Ela admite que, no início do ensaio, a maioria das pessoas que fotografa estão extremamente nervosas.

Por isso, tenta relaxá-las como consegue. “Esses ensaios fotográficos são muito mais parecidos com terapia e uma aula de yoga tranquila do que com um ensaio comum. Normalmente há lágrimas, muitos abraços e muita conversa”, revela. “Eu dou muitos feedbacks positivos nas poses e coragem delas, e dou todo o amor que tenho.”

Não é por menos que Jade consegue tirar imagens tão poderosas. Além da atenção que dá às suas clientes, ela tem uma paixão e crença profunda por seu trabalho fotográfico.

Nos dias 8, 9 e 10 de maio, o público do Newborn and Family Photo Conference terá a sorte de presenciar seu talento e entusiasmo por fotografia. No congresso, ela pretende “encorajar os fotógrafos a trabalharem no relacionamento com seus próprios corpos para que eles consigam enxergar melhor como eles podem retratar a verdadeira beleza de uma mulher sem photoshop e sem ter que transformá-la em algo diferente do que ela realmente é.”

Garanta o seu ingresso para o evento pelo SITE, mandando um email para [email protected] ou ligando para (011) 3021-3335. Visite o FACEBOOK e INSTAGRAM, além de baixar o APLICATIVO Newborn and Family.

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

Fotógrafo brasileiro é vencedor do Pulitzer, maior premiação de Jornalismo do mundo

Fotógrafo brasileiro é vencedor do Pulitzer, maior premiação de Jornalismo do mundo

O fotógrafo brasiliense Ueslei Marcelino foi um dos vencedores do prêmio...

Primeira edição do Photo Meeting coloca os negócios no foco dos fotógrafos

Primeira edição do Photo Meeting coloca os negócios no foco dos fotógrafos

Nos dias 20 e 21 de março, o Instituto Internacional de Fotografia promoveu o...

[FREELANCER] Buscamos Maquiadores para Cursos de Fotografia

[FREELANCER] Buscamos Maquiadores para Cursos de Fotografia

O Instituto Internacional de Fotografia é uma escola de fotografia...

Parceiros