Hellen Ramos mostra importância da criatividade no mercado de fotografia newborn

Por: Lara de Oliveira Santos

A 8ª edição do Newborn and Family Photo Conference trará diversas novidades. Entre elas, uma mesa redonda sobre o mercado de fotografia de recém-nascidos e família. Uma das convidadas para participar dessa discussão é a fotógrafa Hellen Ramos, que tem grande experiência no ramo.

Ela, que é pioneira no ensaio newborn em Campinas (SP), especializou-se nessa área quando começou a formar sua própria família, em 2010. “Eu trabalhava com vendas, era muito estressante e quando minha primeira filha nasceu vi que não fazia sentido trabalhar com algo que não fazia sentido para mim”, conta.

Ela foi a pioneira de fotografia newborn em uma região de SP/ Foto: Hellen Ramos

Com raízes artísticas herdadas de seu pai, Hellen, então, se dedicou à um trabalho original e característico para se destacar no mercado newborn recém-chegado ao Brasil. Desde o início, suas imagens se diferenciavam das que predominavam cores suaves como branco, rosa, azul e amarelo.

“Usava cores fortes, escuras, bastante contraste. Isso era o que me preenchia, me realizava, colocar meus sentimentos e o meu ‘eu’ na minha fotografia”, explica.

Ir contra a corrente, no entanto, não foi tão simples. “Lembro que recebi crítica de dois fotógrafos que disseram que não poderia haver sombras, que as fotos deveriam ter uma iluminação suave”, diz. Mas ter se apropriado de um estilo diferente, na realidade, favoreceu a fotógrafa: “os clientes fechavam comigo e não com os concorrentes justamente por isso.”. Além disso, ela passou a ser chamada de “Encantadora de Bebês”.

Ela ficou reconhecida por sua originalidade/ Foto: Hellen Ramos

Nos dias de hoje, a busca pelo próprio estilo não ocorre com tanta frequência. O mercado de fotografia newborn e família cresceu muito desde 2010, aumentando a quantidade de profissionais e a exigência dos clientes.

“O mercado está inundado! E grande parte dele inundado de pessoas que apenas reproduzem”, aponta. “Com tantos fotógrafos no mercado deveria haver uma preocupação em não ser apenas mais um. Não ser igual a todo mundo. Criar seu estilo e buscar colocar sua personalidade e individualidade na sua fotografia”, completa a fotógrafa.

Sua criatividade não só proporcionou à Hellen a fundação de sua própria empresa, junto com seu marido André Olmos, como também a possibilidade de ministrar workshops e palestras em grandes congressos. Em 7 anos, no entanto, ela não pretende estar muito mais longe do que isso.

“Espero ter evoluído mais como pessoa e como profissional, pois busco por isso todos os dias”, diz. ” Espero continuar fazendo as três coisas que mais amo na vida e que tenho o privilégio de poder fazer hoje que são: ensinar, fotografar famílias, gestantes e bebês, e estar com minha família.”.

Para garantir a sua vaga no Newborn and Family Photo Conference, no qual ela participará, você pode entrar no SITE, mandar um email para eventos@iif.com.br ou ligar para (011) 3021-3335. Visite o FACEBOOK e INSTAGRAM para mais informações, além de baixar o APLICATIVO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Parceiros

Desenvolvido por