// Em entrevista, Joanne Widart conta detalhes sobre seu trabalho fantasioso

Por: Lara de Oliveira Santos

As fotografias de Joanne Widart são capazes de transportar pessoas para um universo mágico. A combinação de cenários, roupas, objetos e edição oferece características únicas ao seu trabalho que encanta mães e famílias.

Ela, agora conhecida por seu codinome Their Little Faces, nasceu na Bélgica e desistiu de sua carreira de pianista antes de começar a fotografar. Seu conhecimento musical, no entanto, tornou-se fonte de inspiração para suas imagens, assim como outros tipos de arte.

“Eu percebi que música, pintura e a disposição de algumas paisagens que eu amo são coerentes entre si”, explica em entrevista ao IIF. “Eu acho que praticando diferentes formas artísticas e analisando o que eu amo me ajudam a definir e desenvolver o estilo do meu trabalho”.

No início de sua carreira, Joanne dedicou-se principalmente à autorretratos. Aos poucos, começou a fotografar sua família até que um dia sua prima pediu para ter sua gravidez registrada. Hoje, ela é uma das fotógrafas de maternidade, recém-nascidos e família mais conhecidas de seu país.

“Eu sou fascinada pelo período de gestação porque, para mim, é uma nova vida com alguns aspectos contraditórios: alegria, esperança, amor, mas também questões e medos, os quais eu constantemente tento mostrar em minhas fotos”, conta.

A fotógrafa já recebeu diversas premiações de competições internacionais

Seus ensaios fotográficos de gestantes – reconhecidos por suas composições encantadoras e belicistas – são organizados em torno de temas como renascimento, mãe natureza e metamorfose. “Esses temas refletem o que a fotografia de maternidade significa para mim e eu os escolho de acordo com a estação do ano, o humor e as histórias que quero criar.”.

Uma das principais diferenças do trabalho da artista belga é o registro ao ar livre, apesar de fotografar também em estúdio. “Eu amo fotografar ao ar livre porque a decoração, o estado de espírito e a luz muda toda a hora e você não precisa gastar dinheiro”, justifica.

Por outro lado, há desafios. “Realizar sessões ao ar livre significa ser dependente do clima, então é necessário ter algumas flexibilidades”, diz. “É importante preparar a sessão antes para ter um controle mínimo da situação.”.

A neve não impede Joanne de tirar fotografias externas

É sobre sua especialidade em “Fotografia de Gestantes em Externa” que Joanne vai ministrar uma palestra na 8ª edição do Newborn and Family Photo Conference. Nos dias 8, 9 e 10 de maio o evento contará com demonstrações e explicações de profissionais voltados ao mercado de fotografia de newborn e família.

Para garantir a sua vaga no evento, você pode entrar no SITE, mandar um email para [email protected] ou ligar para (011) 3021-3335. Visite o FACEBOOK e INSTAGRAM para mais informações, além de baixar o aplicativo Newborn and Family.

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

Fotógrafo brasileiro é vencedor do Pulitzer, maior premiação de Jornalismo do mundo

Fotógrafo brasileiro é vencedor do Pulitzer, maior premiação de Jornalismo do mundo

O fotógrafo brasiliense Ueslei Marcelino foi um dos vencedores do prêmio...

Primeira edição do Photo Meeting coloca os negócios no foco dos fotógrafos

Primeira edição do Photo Meeting coloca os negócios no foco dos fotógrafos

Nos dias 20 e 21 de março, o Instituto Internacional de Fotografia promoveu o...

[FREELANCER] Buscamos Maquiadores para Cursos de Fotografia

[FREELANCER] Buscamos Maquiadores para Cursos de Fotografia

O Instituto Internacional de Fotografia é uma escola de fotografia...

Parceiros