Em entrevista, Joanne Widart conta detalhes sobre seu trabalho fantasioso

Por: Lara de Oliveira Santos

As fotografias de Joanne Widart são capazes de transportar pessoas para um universo mágico. A combinação de cenários, roupas, objetos e edição oferece características únicas ao seu trabalho que encanta mães e famílias.

Ela, agora conhecida por seu codinome Their Little Faces, nasceu na Bélgica e desistiu de sua carreira de pianista antes de começar a fotografar. Seu conhecimento musical, no entanto, tornou-se fonte de inspiração para suas imagens, assim como outros tipos de arte.

“Eu percebi que música, pintura e a disposição de algumas paisagens que eu amo são coerentes entre si”, explica em entrevista ao IIF. “Eu acho que praticando diferentes formas artísticas e analisando o que eu amo me ajudam a definir e desenvolver o estilo do meu trabalho”.

No início de sua carreira, Joanne dedicou-se principalmente à autorretratos. Aos poucos, começou a fotografar sua família até que um dia sua prima pediu para ter sua gravidez registrada. Hoje, ela é uma das fotógrafas de maternidade, recém-nascidos e família mais conhecidas de seu país.

“Eu sou fascinada pelo período de gestação porque, para mim, é uma nova vida com alguns aspectos contraditórios: alegria, esperança, amor, mas também questões e medos, os quais eu constantemente tento mostrar em minhas fotos”, conta.

A fotógrafa já recebeu diversas premiações de competições internacionais

Seus ensaios fotográficos de gestantes – reconhecidos por suas composições encantadoras e belicistas – são organizados em torno de temas como renascimento, mãe natureza e metamorfose. “Esses temas refletem o que a fotografia de maternidade significa para mim e eu os escolho de acordo com a estação do ano, o humor e as histórias que quero criar.”.

Uma das principais diferenças do trabalho da artista belga é o registro ao ar livre, apesar de fotografar também em estúdio. “Eu amo fotografar ao ar livre porque a decoração, o estado de espírito e a luz muda toda a hora e você não precisa gastar dinheiro”, justifica.

Por outro lado, há desafios. “Realizar sessões ao ar livre significa ser dependente do clima, então é necessário ter algumas flexibilidades”, diz. “É importante preparar a sessão antes para ter um controle mínimo da situação.”.

A neve não impede Joanne de tirar fotografias externas

É sobre sua especialidade em “Fotografia de Gestantes em Externa” que Joanne vai ministrar uma palestra na 8ª edição do Newborn and Family Photo Conference. Nos dias 8, 9 e 10 de maio o evento contará com demonstrações e explicações de profissionais voltados ao mercado de fotografia de newborn e família.

Para garantir a sua vaga no evento, você pode entrar no SITE, mandar um email para eventos@iif.com.br ou ligar para (011) 3021-3335. Visite o FACEBOOK e INSTAGRAM para mais informações, além de baixar o aplicativo Newborn and Family.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Parceiros

Desenvolvido por