Em entrevista, Carla Durante revela técnicas da fotografia embaixo d’água

Por: Lara de Oliveira Santos

Carla Durante é reconhecida como uma das pioneiras da fotografia de newborn e família. Recentemente, no entanto, a fotógrafa resolveu trazer um novo olhar para essa área que, hoje, inunda o mercado.

Chamado de “A Prova d’Água”, o projeto proporciona sessões fotográficas embaixo d’água (como já sugere o nome). Este é dividido em três tipos de ensaios como “Beleza a Prova d’Água” – voltado às mulheres – , “Memórias a Prova d’Água” – dedicado às gestantes e/ou casais – e “Alegria a Prova d’Água” – focada em famílias e/ou pets.

A iluminação das imagens é única por conta da água/ Foto: Carla Durante

A ideia, caracterizada por sua originalidade, surgiu involuntariamente. “Eu comecei a fazer a fotografia underwater mais como um processo criativo meu, de trabalhos autorais em busca de inspirações, até como ter a fotografia como um hobby paralelo ao meu trabalho comercial”, conta Carla.

Assim que começou a divulgar essas fotos experimentais, amigas se interessaram e pediram para a fotógrafa fazer ensaios delas. “Não fui eu que fui em busca da fotografia de gestante embaixo d’água, mas sim elas que viram nesse tipo de trabalho um diferencial, uma fotografia esteticamente muito bonita, uma vontade de fazer algo diferente.”

O sucesso, porém, não foi alcançado de maneira repentina. Além do fato das fotografias terem uma beleza única, existe uma outra particularidade no trabalho de Carla que atrai clientes. Durante o ensaio, que dura por volta de 1h30, ela se apropria do momento para transmitir boas energias, gerar reflexões e relaxar as gestantes.

“É um convite para a mãe entender um pouquinho como ela se sente dentro da água, porque é como o bebê se sente dentro da barriga dela por conta do líquido amniótico”, explica. “Através de imagens, pensamentos como esses, a gente carrega muita conexão e energia boa durante a sessão”, completa.

As fotos iluminadas, com cores vibrantes e cheias de movimento não necessitam apenas de inspiração, mas também de muita técnica. A água, por mais que ofereça novas possibilidades, restringe esse mercado já que nem todos os fotógrafos possuem conhecimento para utilizá-la como cenário em seus trabalhos.

A naturalidade da modelo na água conta muito para a composição da imagem/ Foto: Carla Durante

Já Carla inclui a fluidez da água em suas fotos com maestria, por meio de ferramentas específicas para driblar certas dificuldades. “A questão da refração da água interfere muito em como as lentes da câmera percebem o assunto”, explica. “Então, a gente tem que ter certos cuidados com os enquadramentos, que tipo de objetivas usar, o tipo de setagem que se coloca na câmera em termos de ISO, abertura e velocidade.”

O foco, no entanto, é o principal desafio. A água dificilmente permite uma imagem estática, já que tanto a modelo como a fotógrafa ficam em movimento frequente. Assim, garantir nitidez durante a sessão é algo que exige mais atenção.

Ela assegura, no entanto, os benefícios de trabalhar com a água. “Por outro lado, fotografar embaixo da água é maravilhoso, porque gera oportunidades de novos ângulos, onde a gente está num ambiente literalmente 360 graus”, diz.

São mais conhecimentos como esses que Carla vai passar para os inscritos de sua master class, que acontece no dia 10 de maio das 14h às 17h, na 8ª edição do Newborn and Family Photo Conference. “O aluno sai apto a fazer sua própria fotografia embaixo da água a partir da teoria que eu vou passar”, revela. E ainda faz um convite especial aos participantes: “a gente faz um workshop exclusivamente prático apenas com quem já teve a teoria que foi transmitida durante a master class, com um valor bastante reduzido em relação ao valor dos meus workshops, complementando, assim, a aula.”

Para garantir a sua vaga na master class, você pode entrar no SITE, mandar um email para [email protected] ou ligar para (011) 3021-3335. Visite o FACEBOOK e INSTAGRAM para mais informações, além de baixar o aplicativo Newborn and Family.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + = 11

 

Parceiros

Desenvolvido por