// É Realmente Possível Viver de Fotografia

É realmente possível viver de fotografia?

A minha resposta é SIM.

A fotografia é uma profissão rentável e gratificante, e já  levou muitas e muitas pessoas a encontrarem a realização e o sucesso que procuravam. A fotografia pode ser a sua profissão, pode ser a sua carreira e seu meio para a felicidade, e você pode conquistar o sucesso como fotógrafo seguindo o passo-a-passo que estou te apresentando.

Outra dúvida que eu costumo ouvir muito é se a popularização da fotografia, com o  fato de hoje em dia quase todas pessoas têm celulares com câmeras, não é uma ameaça para o mercado profissional.

Na minha opinião, é exatamente o contrário. Eu acho o que o fato de muitas pessoa tirarem fotos no cotidiano delas só aumenta o valor social da fotografia e, consequentemente, a sua demanda no mercado.

E falando em mercado, hoje existem seis grandes áreas no qual um fotógrafo profissional pode atuar, são as áreas de  Publicidade, Editorial, Científica, Cultural, Eventos Sociais e Pessoas.

A fotografia de publicidade é muito vasta. Ela engloba os segmentos de moda, arquitetura, fotos institucionais e de produtos para catálogos ou loja virtual. É todo tipo de fotografia que busca dar visibilidade a um objeto ou instituição de modo a divulgar suas qualidades.

Esse tipo de fotografia está diretamente ligado ao comércio, desde de mercadorias, campanhas, divulgação de serviços, marketing, urbanismo.

Já a fotografia editorial é aquela destinada ao conteúdo de revistas e jornais dos mais diversos assuntos. O mercado editorial permite que o fotógrafo trabalhe para mais de uma empresa ao mesmo tempo e ainda venda fotos que não foram encomendadas pelo jornal e pela revista.

A fotografia científica é bastante específica e envolve imagens ligadas a laboratórios, biologia e fotografia aérea. A fotografia científica é aquela que se presta ao serviço de laboratórios, pesquisas científicas e análises de terreno. Neste segmento, muito fotógrafos eram especialistas das áreas científicas, e agora registram os mesmos assuntos que estudavam.

Eu chamo de fotografia cultural a fotografia que está ligada de alguma forma a arte. Ela é mais presente na área de exposições e na publicação de livros de fotografia.

É um mercado novo no Brasil, está em crescimento constante e é ideal para quem quer realizar trabalhos independentes ao invés de ser contratado para produzir fotos para um cliente.

A quinta área é a da fotografia de eventos sociais. Esse é um setor da fotografia que atrai muitos profissionais pelo amplo campo de atuação. Os fotógrafos profissionais são contratados para registrar eventos e festas especiais. O mercado inclui: festas de formatura, casamentos, eventos de empresas, feiras e inaugurações, shows e festivais, entre outros.

Sem dúvida, a fotografia de eventos é um campo de fácil inserção e com muito mercado para o fotógrafo profissional, e ainda garante, além das próprias oportunidades na área, a possibilidade de muitos contatos e aberturas para outros campos de atuação no mercado.

Por fim, a fotografia de pessoas. Essa área envolve os ensaios newborn, que são os recém-nascidos, fotos de família, sensuais, casais, noivos, gestantes, debutantes e ensaios diversos.

Um dos pontos mais vantajosos dessa área é a ligação emocional com o cliente e por consequência, a fidelização.

Especialmente em ensaios de família, as fotos envolvem muita emoção e, com isso, um vínculo muito grande é construído entre fotógrafo e fotografado.

Fazendo um bom trabalhando e garantindo um vínculo com a família, começa o processo de fidelização, ou seja, você garante a possibilidade de atender este cliente em novas oportunidades.

Muitas opções, não é?

Você imaginava existiam tantas oportunidades para atuar com fotografia?

E você, com qual área de atuação você se identificou?

 

Já sabe em qual delas você vai se especializar?

Então, me conte aqui nos comentários!

E se você estiver em dúvida, é só colocar aqui embaixo o que você gosta de fazer e vou te ajudar a encontrar área ideal.

 

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

Curso Art Business  – Um curso de mercadologia

Curso Art Business – Um curso de mercadologia

Questões mercadológicas como saber o valor da sua obra, entender de custos,...

Como contar à família que vou mudar de carreira?

Como contar à família que vou mudar de carreira?

Não há escapatória. Mais cedo ou mais tarde, você terá que falar com a sua...

Como evitar golpes pela internet

Como evitar golpes pela internet

A chegada da internet abriu uma infinidade de portas para os consumidores e...

Como criar um portfólio incrível

Como criar um portfólio incrível

A dica de hoje é especial e dada pelo diretor do IIF, Danilo Russo. No...

Parceiros