Curso Fine Art: Pós-Produção e Mercado orienta quem deseja comercializar fotos impressas

A venda de fotografias impressas com alta qualidade e durabilidade é uma opção ainda pouco explorada por muitos fotógrafos, uma vez que a atuação neste nicho requer do profissional uma série de conhecimentos específicos. O IIF, ao perceber essa demanda, criou o curso Fine Art: Pós-Produção e Mercado, que oferece uma formação completa no que se refere ao tratamento, a pós-produção, impressão e comercialização desse tipo de produto. O curso é ministrado pro Alex Villegas e tem início no dia 16 de abril de 2013.

Durante o curso, o aluno tem a oportunidade de compreender este amplo mercado, que inclui galerias de decoração, galerias de arte, colecionadores e museus. Será oferecido um panorama mercadológico: quem são os compradores e quais são os tipos de trabalho que lhes interessam. A parte técnica do curso inclui o conhecimento de todos os procedimentos necessários para realizar as impressões, desde o tratamento da imagem digital e escolha de formato de arquivo, até as opções de papel, tinta e outras especificidades que influenciarão no resultado final da impressão. Outros temas a serem abordados são a montagem e a conservação do trabalho.

Visando uma apresentação realista do ramo, a estrutura do curso conta com a participação de três convidados do fotógrafo responsável: um crítico de arte, um galerista e um fotógrafo atuante no ramo. Além disso, os alunos farão duas visitas, a primeira a uma exposição e a outra a um ateliê de impressão, para entender de perto os diversos aspectos técnicos.

Porém, o curso não contempla a concepção da fotografia a ser impressa (composição, técnica, etc.:): “O aluno precisa saber o que ele quer imprimir”, explica Villegas. O curso também atende fotógrafos que não necessariamente desejam entrar neste mercado de venda de fotos, mas que gostariam de incluir a impressão fine art como um diferencial do seu serviço, por exemplo, fotógrafos de casamento. Para participar, os interessados precisam trazer suas fotos e são necessários conhecimentos básicos de Photoshop ou Lightroom.

Mais informações: http://photomag.iif.com.br/fine-art/

Parceiros

Desenvolvido por