// Como estudar fotografia à distância?

O Instituto Internacional de Fotografia sempre prezou pela qualidade do conteúdo oferecido em seus cursos, com didática eficiente e professores atuantes no mercado. Com a tecnologia, as coisas ficaram ainda mais fáceis e acessíveis para os alunos interessados nos nossos cursos. Agora é possível aprender as técnicas e conceitos fotográficos em qualquer lugar e hora. O IIF lançou a plataforma online dos seus cursos para agregar à qualidade de ensino, a flexibilidade de horário. E pessoas de todo o país podem participar!

Mas você já parou para pensar como acompanhar um curso à distância exatamente? Muitas questões que impedem as pessoas de optar pelo EAD ficam em torno do “como fazer esse curso”. Elas sempre se perguntam: Vou ter disciplina para isso? Vou conseguir acompanhar em tempo ou vou deixar tudo para a última hora?

E, realmente, a dinâmica é bem diferente do curso presencial. E engana-se quem pensa que ter um computador e assistir aos vídeos basta. Se você optou por essa modalidade, saiba que perserverança, disciplina e comprometimento são essenciais para completar com sucesso o curso.

Alguma dicas são bem úteis para facilitar esse processo de aprendizagem.

ORGANIZAR O TEMPO

Defina o tempo necessário de dedicação aos estudos e repeite-o. Embora a modalidade EAD permita flexibilidade de horário e a realização simultânea de outras atividades (trabalho, redes sociais, whatsapp, entretenimento), o segredo para realizar um curso online é encontrar o equilíbrio entre os momentos para o estudo e os momentos das demais atividades. Você pode estudar em casa, mas mantenha o foco e a disciplina!

SEJA SENSATO

Os vídeos do curso, em geral, estão todos disponibilizados todos de uma vez, ou então em módulos, como é o caso do curso Capacitação Profissionalizante em Fotografia EAD do IIF. Mas não tenha pressa. Sabemos que não é possível assistí-los todos de uma vez e realmente assimilar a informação. Perceba o seu ritmo de aprendizagem e repeite seus limites para manter a concentração. Ninguém é capaz de assistir a 20 horas de vídeo em um dia. Ao invés de agilizar a conclusão dos estudos, pode causar reprovações.

Além disso, muitos cursos também propõem atividades práticas para facilitar o entendimento do conteúdo. No caso, é interessante pausar o vídeo nesse momento e realizar a tarefa na hora, sem deixar para depois para não correr o risco de esquecer

APROVEITE A TECNOLOGIA

Use e abuse das ferramentas disponíveis. Fóruns, chats, vídeos e wikis incrementam o aprendizado e são locais de encontro de alunos e professores para sanar dúvidas e debater temas. E fazem parte  do processo de aprendizagem.

MOTIVE-SE

A gente sabe que a principal razão de uma pessoa escolher o EAD é a falta de tempo. No entanto, é necessário dispor de algum tempo mesmo que seja mínimo para fazer as atividades propostas. Apesar do cansaço da vida corrida, encontre motivação para manter-se ativo no curso e para não desconcentrar. Qualquer forma de aprendizagem exige consistência e constância. Nesse contexto, o indicado é o aluno criar pequenas metas durante o curso, para manter-se motivado e cumprir as tarefas propostas.

AMPLIE OS HORIZONTES

Isso vale para qualquer curso que você esteja cursando, seja online ou presencial. Conhecimento nunca é demais. Não se limite ao conteúdo do curso, procure outras fontes complementares para ampliar o seu repertório.

NÃO TENHA VERGONHA DE PERGUNTAR

Aqui, vamos lembrá-lo que os cursos EAD com continuidade são ótimas opções para você aprender sobre o tema de forma lógica. Aos invés de você procurar diversas fontes sobre o tema, você tem uma ordem lógica de aprendizado com esses curso e não se perde em relação às disciplinas que deve aprender sobre esse tema.

Outra coisa, quando você opta por um curso online estruturado e contínuo, você contará, muitas vezes, com fóruns de dúvidas, para esclarecer qualquer dificuldade que você tenha sobre a matéria. E melhor, certos cursos ainda oferecem encontros ao vivo com o professor, como uma espécie de aula mesmo, em que o aluno tem a oportunidade de conversar e debater os temas com o profissional e aprender ainda mais. O curso Capacitação Profissionalizante em Fotografia EAD do IIF oferece um encontro ao vivo para cada módulo do curso, para garantir que o aluno entenda por completo todo o conteúdo passado.

Assim, se você tiver alguma dúvida, pergunte! Parece boba ou não é importante? Não interessa, pergunte! Os professores estão aqui para isso. Na educação à distância, o auxílio de fóruns e encontros ao vivo são como uma plantão de dúvidas. Não desperdice esses recursos, são ótimas formas de esclarecer qualquer pergunta que você tenha. E não existe pergunta boba!

 

RESPEITE PRAZOS

No ensino à distância é muito fácil a gente querer deixar as coisas para depois. Assistir àquele vídeo amanhã, fazer aquela tarefa na semana que vem…

Não se deixe levar pela tentação, realize as atividades propostas o quanto antes, para não se perder durante o curso.

E aprender fotografia à distância?

Diversos cursos de fotografia online estão disponíveis e, novamente, a dinâmica de aprendizagem é um pouco diferente do formato presencial.

Você essencialmente precisará de três ferramentas: um computador, um caderno e uma câmera. E tudo isso deve ser usado durante as aulas, e em todas as aulas!

A ideia é que enquanto você assiste aos vídeos, faça anotações dos conceitos e já experimente cada recurso apresentado em sua câmera. Isso é fundamental, pois a carga de informação das aulas é muito grande e assistí-las de forma passível não é o suficiente para absorver o conhecimento.

A cada novo recurso apresentado e a cada técnica ensinada, atividades práticas são proposta e você deve cumprí-las. O ideal é pausar o vídeo e completar o exercício proposto de imediato. E depois, pode voltar ao vídeo da parte onde parou. Não tenha receio de parar a aula no meio. Fazer as atividades é essencial para assimilar a informação e deixar para depois é o caminho para o esquecimento certeiro.

Da mesma forma, o caderno dever ser usado durante as aulas para você anotar o conteúdo explicado e, mais importante ainda, anotar as dúvidas que surgem. Ao final da aula, poste suas perguntas no fórum de Dúvidas e o professor irá respondê-las o quanto antes.

A anotação é essencial para você não esquecer os conceitos expostos nem deixar as dúvidas passarem batido.

Outra dica bem legal é ter sempre o manual da sua câmera por perto. Em geral, as funções e recursos das câmeras são explicados durante as aulas, mas a disposição e nomenclatura dos botões de controle variam de câmera para câmera. Sabendo qual recurso você deve usar naquele momento, fica fácil encontrar a explicação condizente no manual de instruções.

Entendeu como estudar à distância? Acha que esse formato serve para você?

O IIF tem diversos cursos online e, inclusive o curso de capacitação profissionalizante.

Saiba mais em: https://online.iif.com.br/

 

-Por Vivian Kuppermann Marco Antonio

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

Fotógrafo brasileiro é vencedor do Pulitzer, maior premiação de Jornalismo do mundo

Fotógrafo brasileiro é vencedor do Pulitzer, maior premiação de Jornalismo do mundo

O fotógrafo brasiliense Ueslei Marcelino foi um dos vencedores do prêmio...

Primeira edição do Photo Meeting coloca os negócios no foco dos fotógrafos

Primeira edição do Photo Meeting coloca os negócios no foco dos fotógrafos

Nos dias 20 e 21 de março, o Instituto Internacional de Fotografia promoveu o...

[FREELANCER] Buscamos Maquiadores para Cursos de Fotografia

[FREELANCER] Buscamos Maquiadores para Cursos de Fotografia

O Instituto Internacional de Fotografia é uma escola de fotografia...

Tudo sobre fotografia de moda

Tudo sobre fotografia de moda

Fotografia e moda sempre andam juntas.  Não à toa, a moda é um dos campos...

Parceiros