// Cinefotografia

por Lila Souza*

Muito se tem falado sobre a cinefotografia e a abertura de novos panoramas aos fotógrafos, que agora podem gravar vídeos com suas câmeras. Entretanto, a meu ver, a grande importância desta tendência extrapola os limites da empolgação pela novidade que ela apresenta.

Explico: As linguagens do vídeo e da fotografia trabalham no âmbito do visual. Elas partem da mesma premissa, a imagem, mas a exploram de maneiras distintas. Enquanto o cinema, com sua imagem em movimento, permite a criação de narrativas visuais que existem em um contínuo de tempo, a fotografia precisa condensar sua mensagem em uma única imagem.

Em outras palavras, o vídeo conduz por suas imagens e a fotografia permite um mergulho em sua bidimensionalidade estática, oferecendo ao nosso pensamento elementos visuais que nos levam a construir sua leitura.

A cinefotografia, neste sentido, representa a entrada da linguagem fotográfica e todas as suas possibilidades técnicas no universo da imagem em movimento: o fotógrafo, habituado a pensar a imagem estática em profundidade, agora tem o espaço/tempo do vídeo para trabalhar as imagens a partir de suas próprias câmeras.

Enquanto espero respostas técnicas para questões como desgaste do equipamento e soluções para trabalhar o áudio, percebo que os resultados que surgem no campo profissional – propagandas, seriados e tantas outras mídias – apontam para o surgimento de uma nova linguagem, híbrida, que agrega valores tanto do vídeo quanto da fotografia, e especulo o quanto ainda se pode explorar ou esperar desta nova maneira de olhar que se descortina.

*Lila Souza é arquiteta, urbanista, especialista em fotografia pela Universidade Estadual de Londrina e mestranda em Multimeios pelo departamento de cinema no Instituto de Artes da UNICAMP.

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

Como fotografar arquitetura e interiores

Como fotografar arquitetura e interiores

O principal para uma boa fotografia de arquitetura e interiores é analisar...

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

Fotógrafo brasileiro é vencedor do Pulitzer, maior premiação de Jornalismo do mundo

Fotógrafo brasileiro é vencedor do Pulitzer, maior premiação de Jornalismo do mundo

O fotógrafo brasiliense Ueslei Marcelino foi um dos vencedores do prêmio...

Primeira edição do Photo Meeting coloca os negócios no foco dos fotógrafos

Primeira edição do Photo Meeting coloca os negócios no foco dos fotógrafos

Nos dias 20 e 21 de março, o Instituto Internacional de Fotografia promoveu o...

Parceiros