// A importância do Back up parte III

Olá meus caros, cá estamos nós na última parte do post sobre Backup, espero que as informações tenham sido de muita utilidade. Já havíamos falado por aqui sobre como escolher equipamentos e programas de backup, e suas principais funcionalidades. Também comentamos dicas importantes de como gerenciar os backups realizados e o fluxo de cópia e nesta última parte, vamos falar sobre o fluxo de trabalho durante eventos e sua importância.

Lembro que, embora os posts sobre “A importância do Back up” possam ser lidos e compreendidos isoladamente sugiro, para aqueles que desejam um maior conhecimento sobre o assunto, que confiram as partes anteriores, também publicadas aqui no site do IIF.

Seguem abaixo os links anteriores:

A importância do Back-up (I parte)

A importância do Back-up (II parte)

Então vamos lá!

Fazendo backups em eventos sociais

Como se diria em inglês “last, but not the least” (Ultimo, porém não menos importante) e cá está ele, o fluxo de backup em trabalhos externos.

Imagine a seguinte situação: “Você está fotografando um casamento quando percebe que preencheu o último cartão de memória, ainda durante o meio da festa, então mais do que rapidamente descarrega os cartões em um laptop ou HD portátil e os formata para logo em seguida voltar a fotografar. Porém, sem perceber, acaba por formatar um cartão que não havia sido descarregado, e lá se vão às fotos da cerimônia”. Assim vem a pergunta:
– E agora José?

Pois é, essa é uma história infeliz que acontece com muito mais frequência do que você imagina. Vamos então criar um fluxo de backup de cartões para evitar essa dor de cabeça?

Sobre cartões

-Hoje em dia o custo de compra de um cartão SD ou Compact Flash está bastante acessível, por esse motivo não há razão alguma para economizar.  Cartões paralelos podem ser baratos, porém a tecnologia interna é muito diferente de um original.

-Escolha cartões de boa marca e procedência, para não correr o risco de perder fotos com maior facilidade e até mesmo de danificar permanentemente seu equipamento fotográfico.

-Se você costuma fotografar eventos, dê preferência por comprar vários cartões de menor capacidade (4 gb), pois se algum queimar etc, a quantidade de fotos perdida não será tão comprometedora.

Fluxo

-Fotografar eventos é sempre muito corrido, então para evitar usar cartões que ainda não foram “back-upeados” tenha uma forma de identificação.  Atualmente comprei alguns mini saquinhos Vapt-Vupt e vou colocando nos saquinhos aqueles que necessitam de backup. Passo para meu assistente descarregá-los sempre que temos um espaço livre no evento.  Para ajudar, número cada um dos cartões e ele, ao “back-upear”, me devolve dentro dos saquinhos para ter certeza de que todos foram copiados.

-Essa atividade ocorre diversas vezes no evento, nunca deixo juntar muitos cartões, pois além de tornar a copia mais demorada, também corro o risco de ficar sem cartões disponíveis em algum momento.

O nosso fluxo segue a seguinte ordem:

1)Todos os cartões usados são separados em um saquinho, para identificar que precisam ser baixados.  A tarefa ocorre diversas vezes durante o evento.

2)Inicialmente os arquivos são baixados no laptop.  (P.S – Caso forem vários fotógrafos, use um diretório para cada).

3)Faço uma segunda cópia,  em um HD portátil.  Essa etapa pode ser feita via programa de Backup, sincronizando os arquivos do Laptop com o HD.  Caso for fazer desta maneira, procure configurar tudo em casa e testar.

4)No final do evento, faço a cópia final dos arquivos para o HD e verifico se o mesmo número de fotos estão nos dois lugares, para evitar que fotos fiquem de fora das cópias de segurança.

5)Separe o HD do laptop ao levar embora, pois no caso de um assalto ou coisa parecida, uma cópia ficará segura.  Caso trabalhe com assistente, é até aconselhável que uma cópia fique com ele.

6)Costumo fotografar sempre em RAW, então, o maníaco do backup, ao chegar em casa, faz ainda uma cópia em DVD de todo o arquivo bruto, e a deixo guardada.  Minha avó já dizia “cuidado e canja de galinha nunca é demais”.

Dicas

-Existe no mercado, copiadores de Cartões de Memória ultra rápidos, que dispensam o uso de laptop, geralmente possuem HD acima de 40gb e custam em torno de R$ 900. É também um bom investimento para quem não possuí assistente e não quer perder tempo.

-Lembre-se que todos os Laptops possuem uma porta USB mais rápida do que as demais (2.0 ou 3.0), identifique essa porta no manual, e use-a sempre que for baixar os arquivos.

-Procure comprar cartões  Hi-Speed, pois reduzirá drasticamente o tempo de transferência dos arquivos.  O mesmo serve para leitores de cartão.

-Se tiver cartões em quantidade suficientes, deixe para apagar-los ou formatá-los somente em casa.

-Na dúvida… não delete!!!

Espero que estas dicas tenham sido de grande valia! Um grande abraço à todos

Murilo Martinez
Paulistano, formado em comércio exterior e fotógrafo por paixão.
Iniciou sua carreira na fotografia em 2005 e, desde então, tem se dedicado ao tema, estudando novos conceitos e práticas dessa arte. Especializou-se em fotografia social, principalmente casamentos, gestantes e ensaios pessoais. É professor de técnica do Instituto Internacional de Fotografia. www.murilomartinez.com.br

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

Qual é o melhor software de edição de imagens: Lightroom ou Photoshop?

Qual é o melhor software de edição de imagens: Lightroom ou Photoshop?

Como todo fotógrafo sabe (ou deveria saber), a pós-produção é parte...

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

Como fotografar arquitetura e interiores

Como fotografar arquitetura e interiores

O principal para uma boa fotografia de arquitetura e interiores é analisar...

Fotógrafo brasileiro é vencedor do Pulitzer, maior premiação de Jornalismo do mundo

Fotógrafo brasileiro é vencedor do Pulitzer, maior premiação de Jornalismo do mundo

O fotógrafo brasiliense Ueslei Marcelino foi um dos vencedores do prêmio...

Clique aqui para receber mais informações

Parceiros