// Vila Histórica de Paranapiacaba recebe festival de fotografia

Nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, o estado de São Paulo recebe a segunda edição do Festival de Fotografia de Paranapiacaba. O evento conta com uma programação de exposições, oficinas, mesas redondas, excursões e feiras fotográficas na vila histórica localizada a 60 km de São Paulo.

A edição de 2019 traz o tema “Muro” como condutor do festival e propõe uma questão: “Entre muros visíveis e invisíveis, que muros são esses que nos atravessam?”. O FFParanapiacaba recebe a presença de nomes conceituados e boas revelações da fotografia nacional, como Maureen Bisilliat, Claudio Feijó, Tiago Santana, Flora Negri e Maíra Erlich.

Ponto comum entre fotógrafos amadores e profissionais, o distrito de Paranapiacaba ganha em setembro um Festival que pretende unir cultura, educação e acessibilidade a partir da fotografia. A vila inglesa, que surgiu para abrigar os trabalhadores que construíram a linha ferroviária Santos-Jundiaí, fica a 60 quilômetros de São Paulo e encanta pelas construções em madeira, paredes coloridas, ruas estreitas de paralelepípedo e luz encoberta pela neblina. “É preciso criar oportunidades de debate e aprendizado para todos, inclusive propondo a reflexão sobre o uso consciente e crítico da imagem”, diz João Kulcsár, idealizador e coordenador do projeto. 

Durante os três dias de programação intensa, o público terá acesso a exposições, ações educativas, oficinas para crianças e adolescentes, palestras, feiras de publicações, projeções noturnas, rodas de conversa, mostra de filmes, uma câmera obscura gigante e lançamentos de livros. “A ideia é estimular uma troca entre profissionais e amantes da fotografia, educadores e alunos, potencializado por um local propício a se tornar um museu a céu aberto”, reflete Kulcsár, que é Mestre em Artes pela Universidade de Kent (Canterbury, UK) e professor visitante na Universidade de Harvard, além de coordenar um projeto de Alfabetização Visual. 

 

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

COMUNICADO IIF

COMUNICADO IIF

Informamos que devido a pandemia do COVID-19, em respeito à lei 13.979, e a...

[2020] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2020] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

[VAGA] SECRETÁRIO(A) ESCOLAR NO IIF

[VAGA] SECRETÁRIO(A) ESCOLAR NO IIF

O(a) Secretário(a) será responsável por proporcionar o bom...

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

O domínio da iluminação na fotografia é algo que não acontece do dia para...

Parceiros