Tratamento de imagens na Fotografia Newborn com Henrique Ribas

Quando Henrique Ribas decidiu se especializar em pós-produção fotográfica (ou tratamento de imagens, como os fotógrafos chamam), ainda não existiam tantas opções de software disponíveis, e o Photoshop reinava absoluto. Ele conta que tudo começou sem planejamento: “Tenho a  análise de sistemas como profissão inicial em minha carreira. Trabalhei durante quase oito anos na área de TI para uma multinacional, […]e posso afirmar que não me sentia tão feliz assim. Por acaso, ganhei do meu pai uma câmera, Sony W1, ainda em 2004, quando resolvi fazer um curso rápido de final de semana”. E foi assim que ele descobriu uma grande paixão: “Me senti extremamente atraído por isso. Comi livros, absorvi fóruns de fotografia, esmiuçava os manuais e detalhes da câmera quando voltei àquela escola para fazer um curso de tratamento de imagens com Photoshop”.

Com o tempo, as necessidades da fotografia digital mudaram e a tecnologia trouxe novas ferramentas e novas técnicas. Henrique não ficou parado, ele acompanhou as mudanças e aperfeiçoou suas habilidades, se familiarizando com outros softwares que surgiram. Foi o caso do Lightroom. Ribas passou a estudar profundamente essa ferramenta, e afirma que ela apareceu para complementar o Photoshop. “Tenho o mundo unido pelo Lightroom e pelo Photoshop, onde consigo absorver o melhor dos dois mundos e fazer acontecer de maneira qualitativa e produtiva”, explica o fotógrafo.

Tantos estudo e conhecimento trouxeram credibilidade a Ribas, hoje sua carreira está consolidada e seu trabalho de pós-produção é reconhecido por todos os profissionais desse meio. Em seu currículo, ele traz o certificado Adobe Certified Expert para o Adobe Photoshop Lightroom e tornou-se Beta Testar do software. Além de ter construído um networking gigantesco que inclui grandes ícones da fotografia. “A presença no meio cresceu, profissionalmente foi ganhando espaço. […] Fui assistente, terceiro, segundo e primeiro fotógrafo em alguns estúdios até que montei o meu próprio e me especializei em pós-produção fotográfica (edição, tratamento, retoque, Lightroom, Photoshop, etc), tendo meus workshops e palestras sobre o assunto”, orgulha-se.

Henrique estará nos palcos da 7ª edição do Newborn Photo Conference, discutindo a importância do tratamento de imagens na fotografia newborn e eliminando os mitos envolvidos. Ele explica que “tratamento de imagens é um conceito único, porém as técnicas utilizadas para cada tipo de imagem podem ser diferentes. Na fotografia de newborn podemos usar de técnicas de moda, para tratamento de pele, e técnicas de eventos sociais para ambientação”. Por se tratar de uma área bastante específica da fotografia, com o objetivo de retratar toda sutileza e graciosidade envolvidas na geração e desenvolvimento de um bebê, o tratamento de imagens deve ser feito com todo o cuidado. “A questão é que a fotografia de newborn é mais suave, mais sutil, esteticamente delicada e necessita de cuidados especiais para ter um resultado perfeito como esperado”, Ribas ressalta.

Não perca a chance de ouvir essa e outras palestras. A 7ª edição do Newborn Photo Conference acontecerá entre os dias 18 e 20 de Abril , trazendo 13 palestrantes, brasileiros e estrangeiros. Garanta já o seu ingresso pelo site. A conferência será transmitida online, também. Acesse:  NEWBORNPHOTOCONFERENCE.COM.BR/2017/

Mais informações: [email protected] ou (11) 3021-3335

 

– Por Vivian Kuppermann Marco Antonio

E-book-gratuito-7-passos-da-fotografia-newborn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

54 + = 55

 

Parceiros

Desenvolvido por