// Terceiro ângulo

A rotina em um Estúdio de fotografia é movimentada, ensaios e mais ensaios ocupam o espaço destinado ao trabalho fotográfico; No final o que se vê são diversas fotos que ilustram desde matérias em revistas, propagandas, sites, portfólios e outros. O que muitas vezes não se sabe é que, por trás de cada foto produzida, existe uma equipe de profissionais preparados para assessorar e dar conta de cada uma das produções propostas.

No Instituto Internacional de Fotografia não é muito diferente, além, é claro, do fato de que cada uma das produções tem por volta de vinte fotógrafos querendo aprender as dicas de fotografias que estão sendo ministradas. Para dar conta desta exaustiva rotina de cursos, mantendo os equipamentos sempre a mão em cada saída fotográfica e organizando o estúdio para cada sessão é indispensável contar com ajuda dos Assistentes de Fotografia.

Valorizando o trabalho destes profissionais, que colaboram para que tudo saia bem em cada uma das aulas e, mais uma vez, inovando na elaboração de um conteúdo voltado para o publico amador e profissional, desvendando todos os segredos da profissão, o IIF lança a série chamada “Terceiro ânguloque conta com a participação dos assistentes Daniel Avila e Fabio Costa.

Confira agora as primeiras dicas oferecidas pela dupla e descubra porque ser assistente é uma boa alternativa, quais são suas vantagens e como saber quando é a hora de começar trabalhar nesta área.

——————————————————————————————————————–

Muitos são os motivos que levam um apaixonado por fotografia a estudar e seguir este caminho profissionalmente, o fato é que passar pela assistência em fotografia é uma etapa que grande parte enfrenta antes de realizar o sonho de ter seu próprio estúdio, “Não é extremamente necessário para a carreira de um fotógrafo ser assistente, existem muitos exemplos de fotógrafos que não passaram por essa etapa, mas sem dúvida a assistência é a melhor escola e te prepara para o que você vai encontrar no mercado profissional”, contou Daniel Avila, que há mais de um ano trabalha como assistente para o fotógrafo e diretor do IIF Danilo Russo.

Fabio Costa, que já trabalhou em diversos estúdios como assistente e atualmente se dedica a projetos pessoais completa “Na faculdade o que você encontra é a teoria, mesmo as praticas não são as mesmas coisas. O que você encontra em um estúdio de fotografia é uma dinâmica criada para que tudo aquilo gere renda. Existe um fluxo de trabalho que precisa ser respeitado, tudo busca sempre o lado prático. Além disso, temos o contato com profissionais atuantes e diferentes tipos de equipamentos.”

Interessante é descobrir que para iniciar na vida de assistente não é preciso, necessariamente, estar no último ano da faculdade de fotografia, mas sim ter conhecimentos básicos ao lado de uma grande vontade de aprender e trabalhar, “Comecei a ser assistente no segundo ano da faculdade, não sabia muito, mas sabia como abrir um tripé, fotometrar uma luz e outras coisas deste tipo”, contou Daniel, “Tenho diferentes experiências em estudio e já desenvolvi muitas coisas que antes tinha que quebrar a cabeça, como por exemplo, montar a luz do estúdio. Em um trabalho da faculdade eu sempre fazia uma coisa super complexa, como se isso fosse a garantia de qualidade, agora eu monto um esquema de luz bem mais simples e que me oferece o mesmo resultado. Passei a perceber a praticidade da coisa” completou Fábio.

Para encontrar um trabalho como assistente é necessário, em primeiro lugar, se sentir preparado para trabalhar diretamente na área, além disso, é preciso ver quais são as exigências de cada um dos empregadores. Uma pergunta muito comum entre os iniciantes é se, como assistente, é preciso procurar um fotógrafo da área em que se pretende seguir, Fábio apresenta o seguinte argumento,“Quem já tem uma ideia fechada sobre o que quer fazer, imagino ser mais interessante procurar alguma coisa na área, mas no ramo da fotografia, as oportunidades te escolhem e te moldam, não o contrário”; Daniel, por sua vez, afirma que não ter definido o caminho a seguir não impede o crescimento profissional do assistente “Aqui eu aprendo tudo sobre luz, tudo sobre comunicação não verbal e outras coisas, meu trabalho em externa ganhou muito depois de começar a trabalhar dentro do estúdio”, finaliza.

A rotina de um assistente de fotografia, porém, não é fácil. Todo o aprendizado obtido é conquistado através de um trabalho intenso que mais tarde se refletirá em sua maneira de fotografar. Mas qual é o espaço conquistado pelo assistente dentre de um estúdio? Qual função ele irá exercer? Como se portar? Como conseguir conciliar faculdade e trabalho? Essas e outras perguntas serão esclarecidas na próxima edição do “Terceiro ângulo”. Fiquem atentos!

 

Daniel Avila
Aluno de Bacharelado em Fotografia no Senac, estudou nos Estados Unidos na Beginning Digital Photography with Brian Lofin no Texas. No ano de 2009 desenvolveu o projeto Um dia chuvoso e uma noite de sol”, vídeo produzido em Stop motion revelando a frenética vida paulistana. Além disso, desenvolve atualmente o projeto fotojornalistico “Donas da História”, contando a realidade das mulheres que moram no assentamento Pinheirinho.   http://www.fotoblur.com/portfolio/danielavilac

 

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

O domínio da iluminação na fotografia é algo que não acontece do dia para...

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

No dia 21 de setembro, o Parque Ibirapuera, em São Paulo, recebe o Zoom In...

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

Anualmente, o Museu da Imagem e do Som (MIS) realiza o FOTO MIS – antigo Maio...

Clique aqui para receber mais informações

Parceiros