// Terceiro Ângulo – 3° Edição

Chegamos a Terceira Edição da Matéria Terceiro Ângulo! Para quem não sabe, esta é a continuação de uma série de publicações, nas quais o tema principal é a atuação dos Assistentes de Fotografia. O Instituto Internacional de Fotografia habitual e dinamicamente procura por esses profissionais que, da maneira simples e dedicada realizam um trabalho de extrema importância durante um ensaio fotográfico, uma aula ou até uma exposição ou mostra de Fotografia.

Os que acompanharam as outras publicações já sabem um pouco sobre essa função, por isso nesta edição nós vamos aprofundar um pouco mais e tentar desvendar em nossos Assistentes de Fotografia o que os fez buscar por isso, procuramos entender os primeiros passos para esse caminho, curiosidades interessantes sobre os trabalhos já realizados e o quanto essa atuação está rendendo em suas carreiras na área de Fotografia.

No caso de Lars, há duas semanas no IIF, afirma que os primeiros passos para que se tornasse um Assistente, foi sua própria paixão pela Fotografia. “Falar de meus primeiros passos como Assistente é como falar sobre meus primeiros passos em direção ao meu sonho ou tentar explicar a busca pela minha realização pessoal e profissional.”

Lars estuda Fotografia no Senac e decidiu tentar aliar seu ofício ao prazer. “Se você tem paixão por alguma coisa, como tenho eu por Fotografia, você deve se informar de absolutamente tudo o que rola nessa área, estar por dentro dos eventos, dos cursos, das melhores escolas, dos profissionais e etc.”

Ele nos conta que começou a pesquisar e procurou pelos melhores sites de fotografia, buscou informações importantes e acabou encontrando o site do Instituto Internacional de Fotografia. “Não pensei duas vezes, mandei um e-mail com meu Currículo para Danilo Russo, fotógrafo diretor e também professor da Escola.” Hoje, Lars faz parte da equipe IIF e aproveita para trabalhar e aprender ao mesmo tempo, paralelamente à conclusão de sua graduação.

Vale a pena deixar claro que, na maioria das vezes o Assistente de Fotografia chega para o trabalho e não tem a plena noção do que será feito, nem bem ao certo o que isso irá exigir. “Comigo foi assim: quando conversei com Danilo ele me contou um pouco sobre a função, mas confesso que só fui entender mesmo o que era tudo aquilo quando me vi diante de um Fotógrafo Profissional ministrando um curso para mais uma cerca de profissionais, ali eu vi o quanto eu poderia aprender.”

O mais novo Assistente está super disposto e aberto a novidades, talvez isso o faça um grande fotógrafo “O melhor é poder participar das aulas, estar em contato direto com os professores e ainda saber que esse é o meu trabalho”. Por mais difícil, trabalhoso e incerto que sejam seus horários, conforme tratamos nas edições anteriores, o assistente diz que não trocaria esse trabalho por nada neste momento da sua vida profissional. No auge de seus 22 anos, o assistente sente-se cheio de garra e disposição para absorver tudo que este trabalho pode ensiná-lo.

Por outro ângulo, decidimos prolongar a entrevista com o Assistente mais antigo do IIF. Daniel Avila faz parte da equipe de assistentes há dois anos e agora cogita-se a possibilidade de assumir uma turma e ser um dos professores da equipe, além de guiar a sua carreira como Fotógrafo. Segundo ele “É esse o trabalho, quando temos um objetivo, devemos plantar e nos dedicar a isso. Hoje eu consigo enxergar alguns resultados”.

Nesse caso, Daniel já tinha realizado um curso de fotografia fora do Brasil e ao voltar decidiu ingressar na Faculdade de Fotografia, chegando ao terceiro semestre da graduação começou a buscar por Fotógrafos que já tinham certa experiência e encontrou uma publicação no Twitter sobre o IIF. “O trabalho de assistente está contribuindo mais do que eu esperava para minha carreira. O aprendizado é quase inconsciente, você acaba ficando diante de diferentes situações com diferentes profissionais e depois quando é preciso se virar sozinho, descobre que aprendeu mais do que imaginava”. Conclui o assistente.

Se você não leu as outras edições do Terceiro Ângulo clique aqui: (1° Edição) (2° Edição) e veja o trabalho e a importância dessa etapa na carreira de um Fotógrafo. Fiquem atentos também às nossas matérias de conteúdo que, muitas vezes trazem depoimentos e casos interessantes sobre a carreira de alunos e ex-alunos do IIF, leiam e inspirem-se!

 

 Daniel Avila

Aluno de Bacharelado em Fotografia no Senac, estudou nos Estados Unidos na Beginning Digital Photography with Brian Lofin no Texas. No ano de 2009 desenvolveu o projeto “Um dia chuvoso e uma noite de sol”, vídeo produzido em Stop motion revelando a frenética vida paulistana. Além disso, desenvolve atualmente o projeto fotojornalistico “Donas da História”, contando a realidade das mulheres que moram no assentamento Pinheirinho. http://www.danielavilac.4ormat.com

 

 

 

[nggallery id=36]

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

O domínio da iluminação na fotografia é algo que não acontece do dia para...

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

No dia 21 de setembro, o Parque Ibirapuera, em São Paulo, recebe o Zoom In...

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

Anualmente, o Museu da Imagem e do Som (MIS) realiza o FOTO MIS – antigo Maio...

Clique aqui para receber mais informações

Parceiros