// Sonho ou conto de fadas? Conheça a nova tendência da fotografia de gestantes que tem conquistado clientes

LidianeLopez-6Magia e inspiração definem os cliques de Lidiane Lopez, palestrante da 5ª edição do Newborn Photo Conference, que acontece nos dias 20, 21 e 22 de abril, em São Paulo. A fotógrafa paulistana elevou a fotografia de gestantes a um novo nível: inspiradas em contos de fadas, suas imagens caminham entre o sonho e a fantasia, muitas vezes com referências diretas às fábulas que habitam o nosso imaginário.

O estilo tem encantado as futuras mamães, que buscam ansiosas o seu lugar nesse universo mágico: “Esse tipo de fotografia faz sucesso porque é diferente, então quem quer sair do tradicional procura o nosso trabalho”, conta Lidiane, em entrevista exclusiva ao IIF. Por possuir um estilo exclusivo, a fotógrafa tem uma agenda lotada e passa o dia revezando entre os seus dois estúdios (um para gestantes e outro para ensaios newborn), rodeada por uma equipe de oito profissionais que auxiliam o seu trabalho.

Como erguer um castelo
Capas de chapeuzinho vermelho, asas de anjos, tecidos esvoaçantes e cenários surreais ajudam a construir a estética peculiar de Lidiane. Além disso, suas técnicas de iluminação e o uso de fumaça revelam a influência do cinema no seu trabalho.

Mas ela conta que o seu estilo não surgiu do dia para a noite: “Ele foi sendo desenvolvido aos poucos. O balanço, por exemplo, eu vi em um comercial da C&A e achei que ficaria lindo na fotografia, e desde então é nossa marca registrada. Comecei a me inspirar nos filmes de contos de fadas, que eu sempre gostei, como Espelho, Espelho Meu, Caminhos da floresta e Frozen. Busquei referências, fui estudar fotografia artística, Fine Art, fotografia surrealista, e assim por diante. Fiz um curso básico de cinema e percebi, por exemplo, que a fumaça poderia dar um efeito LidianeLopez-156bacana nas fotos”, conta.

Com influências do mundo do cinema, da arte e da moda, como Tim Walker, Sue Bryce, Brooke Shaden e Emily Photography, Lidiane revela que o ponto principal da sua fotografia é transformar a fotografia em uma cena, com figurino, personagens e produção: “A questão não é só fazer um retrato. É fazer com que o personagem se torne real, como se a grávida fosse parte de tudo aquilo que a gente sempre sonhou”, diz.

No entanto, nem todas as gestantes que procuram a fotógrafa desejam um ensaio fantasioso. Para elas, Lidiane prepara sessões mais simples e românticas, com um ambiente onírico, sem perder as características que definem a sua fotografia: “É possível fazer fotos lindas sem parecer princesa”, diz. E completa: “Hoje elas vêm já sabendo o que querem e o que não querem, por terem visto no meu Facebook. Algumas pedem ‘Ah, eu quero aquela do Frozen!’, ou então ‘Não quero fazer fotos com asas’”.

Dicas da fotógrafalidiane_lopez
Lidiane deixou algumas dicas para os fotógrafos que querem se aventurar nessa estética ousada: “Antes de tudo é preciso ter identificação total e bom senso, perceber que algumas coisas não podem ser feitas. Como nosso estilo é muito exótico, é preciso tomar cuidado para a foto não parecer cafona, não colocar brilho demais ou instalar um balanço em um quintal qualquer. Não pode haver erro, senão você corre o risco de ficar ridículo”, atenta.

Outra atitude fundamental é buscar referências, como ela mesma o fez, no cinema, na arte e no teatro. E ir com calma: “Às vezes, uma coisa simples como um tecido faz toda a diferença. Usar cores mais naturais também podem ajudar, ter uma boa iluminação e uma boa pós-produção é essencial”.

 

LidianeLopez-31

Newborn Photo Conference
A fotógrafa compartilhou suas técnicas, inspirações, dicas de pós-produção e composição de cenários em sua palestra “Lúdico e onírico, uma nova tendência na fotografia de gestantes”, na 5ª edição do Newborn Photo Conference, ao lado dos maiores fotógrafos brasileiros e internacionais da fotografia de recém-nascidos.

Para saber o que está por vir no próximo congresso, acesse o site aqui.


E-book-gratuito-7-passos-da-fotografia-newborn

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

[FREELANCER] Buscamos Maquiadores para Cursos de Fotografia

[FREELANCER] Buscamos Maquiadores para Cursos de Fotografia

O Instituto Internacional de Fotografia é uma escola de fotografia...

Tudo sobre fotografia de moda

Tudo sobre fotografia de moda

Fotografia e moda sempre andam juntas.  Não à toa, a moda é um dos campos...

Inscrições abertas para Prêmio Newborn Brasil 2019

Inscrições abertas para Prêmio Newborn Brasil 2019

O Prêmio Newborn Brasil está com inscrições abertas para a sua terceira...

Carla Durante leva fotografia subaquática brasileira para o WPPI 2019, em Las Vegas

Carla Durante leva fotografia subaquática brasileira para o WPPI 2019, em Las Vegas

Carla Durante, um dos nomes mais reconhecidos da fotografia subaquática do...

Parceiros