// Sonho ou conto de fadas? Conheça a nova tendência da fotografia de gestantes que tem conquistado clientes

LidianeLopez-6Magia e inspiração definem os cliques de Lidiane Lopez, palestrante da 5ª edição do Newborn Photo Conference, que acontece nos dias 20, 21 e 22 de abril, em São Paulo. A fotógrafa paulistana elevou a fotografia de gestantes a um novo nível: inspiradas em contos de fadas, suas imagens caminham entre o sonho e a fantasia, muitas vezes com referências diretas às fábulas que habitam o nosso imaginário.

O estilo tem encantado as futuras mamães, que buscam ansiosas o seu lugar nesse universo mágico: “Esse tipo de fotografia faz sucesso porque é diferente, então quem quer sair do tradicional procura o nosso trabalho”, conta Lidiane, em entrevista exclusiva ao IIF. Por possuir um estilo exclusivo, a fotógrafa tem uma agenda lotada e passa o dia revezando entre os seus dois estúdios (um para gestantes e outro para ensaios newborn), rodeada por uma equipe de oito profissionais que auxiliam o seu trabalho.

Como erguer um castelo
Capas de chapeuzinho vermelho, asas de anjos, tecidos esvoaçantes e cenários surreais ajudam a construir a estética peculiar de Lidiane. Além disso, suas técnicas de iluminação e o uso de fumaça revelam a influência do cinema no seu trabalho.

Mas ela conta que o seu estilo não surgiu do dia para a noite: “Ele foi sendo desenvolvido aos poucos. O balanço, por exemplo, eu vi em um comercial da C&A e achei que ficaria lindo na fotografia, e desde então é nossa marca registrada. Comecei a me inspirar nos filmes de contos de fadas, que eu sempre gostei, como Espelho, Espelho Meu, Caminhos da floresta e Frozen. Busquei referências, fui estudar fotografia artística, Fine Art, fotografia surrealista, e assim por diante. Fiz um curso básico de cinema e percebi, por exemplo, que a fumaça poderia dar um efeito LidianeLopez-156bacana nas fotos”, conta.

Com influências do mundo do cinema, da arte e da moda, como Tim Walker, Sue Bryce, Brooke Shaden e Emily Photography, Lidiane revela que o ponto principal da sua fotografia é transformar a fotografia em uma cena, com figurino, personagens e produção: “A questão não é só fazer um retrato. É fazer com que o personagem se torne real, como se a grávida fosse parte de tudo aquilo que a gente sempre sonhou”, diz.

No entanto, nem todas as gestantes que procuram a fotógrafa desejam um ensaio fantasioso. Para elas, Lidiane prepara sessões mais simples e românticas, com um ambiente onírico, sem perder as características que definem a sua fotografia: “É possível fazer fotos lindas sem parecer princesa”, diz. E completa: “Hoje elas vêm já sabendo o que querem e o que não querem, por terem visto no meu Facebook. Algumas pedem ‘Ah, eu quero aquela do Frozen!’, ou então ‘Não quero fazer fotos com asas’”.

Dicas da fotógrafalidiane_lopez
Lidiane deixou algumas dicas para os fotógrafos que querem se aventurar nessa estética ousada: “Antes de tudo é preciso ter identificação total e bom senso, perceber que algumas coisas não podem ser feitas. Como nosso estilo é muito exótico, é preciso tomar cuidado para a foto não parecer cafona, não colocar brilho demais ou instalar um balanço em um quintal qualquer. Não pode haver erro, senão você corre o risco de ficar ridículo”, atenta.

Outra atitude fundamental é buscar referências, como ela mesma o fez, no cinema, na arte e no teatro. E ir com calma: “Às vezes, uma coisa simples como um tecido faz toda a diferença. Usar cores mais naturais também podem ajudar, ter uma boa iluminação e uma boa pós-produção é essencial”.

 

LidianeLopez-31

Newborn Photo Conference
A fotógrafa compartilhou suas técnicas, inspirações, dicas de pós-produção e composição de cenários em sua palestra “Lúdico e onírico, uma nova tendência na fotografia de gestantes”, na 5ª edição do Newborn Photo Conference, ao lado dos maiores fotógrafos brasileiros e internacionais da fotografia de recém-nascidos.

Para saber o que está por vir no próximo congresso, acesse o site aqui.


E-book-gratuito-7-passos-da-fotografia-newborn

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

Fotógrafo brasileiro é vencedor do Pulitzer, maior premiação de Jornalismo do mundo

Fotógrafo brasileiro é vencedor do Pulitzer, maior premiação de Jornalismo do mundo

O fotógrafo brasiliense Ueslei Marcelino foi um dos vencedores do prêmio...

Primeira edição do Photo Meeting coloca os negócios no foco dos fotógrafos

Primeira edição do Photo Meeting coloca os negócios no foco dos fotógrafos

Nos dias 20 e 21 de março, o Instituto Internacional de Fotografia promoveu o...

[FREELANCER] Buscamos Maquiadores para Cursos de Fotografia

[FREELANCER] Buscamos Maquiadores para Cursos de Fotografia

O Instituto Internacional de Fotografia é uma escola de fotografia...

Parceiros