Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo
O domínio da iluminação na fotografia é algo que não acontece do dia para...
O início de um novo ano traz a oportunidade de começar novas aventuras e dar o primeiro passo na realização de sonhos. Para muitos, alcançar estabilidade profissional e financeira é um dos principais objetivos, e no mercado fotográfico não seria diferente.
Poucos fotógrafos têm em mente que, para ter sucesso profissional, é necessário entender de negócios. Pensando nisso, o Instituto Internacional de Fotografia promoveu, nos dias 20 e 21 de março, o Photo Meeting, o primeiro evento dedicado inteiramente à fotografia como negócio, um jeito novo de discutir o assunto feito para quem já sabe que ter uma boa fotografia não é o suficiente para ter sucesso no mercado.
Mas o que o evento traz de diferente?
1º. Sonho e realidade na fotografia são coisas bem diferentes, e você precisa estar preparado para ser um fotógrafo profissional.
Um sonho não tem prazo, é uma coisa abstrata. A realidade depende de objetivos, de planos sobre algo que você quer, pode e deve alcançar. Quem tem o objetivo de se tornar um fotógrafo profissional precisa saber que, assim como qualquer pessoa que está construindo um negócio, é necessário ter um planejamento, uma ideia de crescimento e metas que ajudem a alcançar o objetivo.
2ª. A rotina de um fotógrafo é menos glamourosa do que se pensa.
Pessoas leigas em fotografia acreditam que o tempo de trabalho do fotógrafo é preenchido, em sua maioria, por momentos em que ele está fotografando e viajando. Ledo engano. Na realidade, um fotógrafo profissional passa cerca de 12% do seu tempo de trabalho fotografando. O restante é ocupado com edição, marketing, reuniões, network e burocracias fiscais. Por isso, entender a realidade é fundamental para não se frustrar no início da profissão.
3ª. Não basta dominar a técnica fotográfica sem entender de marketing.
Com a tecnologia, tanto os equipamentos quanto o conhecimento ficaram mais acessíveis, tornando viável para um maior número de pessoas transformar a fotografia em profissão. As redes sociais também diminuem a distância entre o profissional e os clientes, movimentando o mercado e gerando novos contratos. No entanto, com o crescimento da oferta também sobem as exigências para o mercado, com profissionais cada vez mais experientes e capacitados. Por isso, dominar a técnica fotográfica e fazer boas fotos não são garantia de sucesso na profissão.
4ª. Todo fotógrafo precisa entender de negócio.
Após dominar a técnica e conhecer bem como encontrar seu público-alvo, o fotógrafo precisa enxergar o seu negócio de forma completa, precisa entender que a fotografia não é só uma carreira e que um bom negócio funciona como uma empresa. E, para administrar uma empresa, é preciso conhecer as tendências de gestão.
O Photo Meeting vai abordar todos os assuntos essenciais para a construção de um negócio bem estruturado, planejado e bem gerenciado de fotografia. São dois dias intensos de conteúdo e aprendizagem, divididos em 4 principais assuntos: PLANEJAMENTO, GESTÃO, FINANCEIRO E MARKETING E VENDAS.
5ª. Não é um congresso
Diferente dos tradicionais congressos de fotografia, o Photo Meeting não é um conjunto de palestras sobre diversos temas e visões da fotografia. É um curso sequencial e estruturado, com material de apoio, dinâmicas e exercícios práticos, que vão te permitir aplicar o que está aprendendo durante o próprio evento. O foco é ensinar o fotógrafo a ter um negócio de fotografia, uma empresa estruturada e rentável, que lhe possibilite viver de fotografia.
6ª. O evento conta com profissionais especialistas em mercado
O Photo Meeting será ministrado por um conjunto de profissionais do mercado da fotografia e especialistas em negócios, que irão falar de cada tema com base em experiências práticas e de forma realista. Todos os professores irão ensinar o conteúdo seguindo a didática do evento, de forma estruturada, sequencial e prática.
7ª. O Photo Meeting não começa nem termina no evento.
O curso conta com uma aula preparatória com Danilo Russo, fundador do IIF e idealizador do Photo Meeting, que irá apresentar alguns dos pontos principais do evento, além de instruções e exercícios práticos que irão te ajudar a tirar o maior proveito possível do evento. Durante o evento, os participantes receberão apostilas com a possibilidade de aplicar na prática os procedimentos discutidos durante as palestras e levá-los para tua atividade profissional diária.
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