// Sete motivos para participar do Photo Meeting

O início de um novo ano traz a oportunidade de começar novas aventuras e dar o primeiro passo na realização de sonhos. Para muitos, alcançar estabilidade profissional e financeira é um dos principais objetivos, e no mercado fotográfico não seria diferente.

Poucos fotógrafos têm em mente que, para ter sucesso profissional, é necessário entender de negócios. Pensando nisso, o Instituto Internacional de Fotografia promove, nos dias 20 e 21 de março, o Photo Meeting, o primeiro evento dedicado inteiramente à fotografia como negócio, um jeito novo de discutir o assunto feito para quem já sabe que ter uma boa fotografia não é o suficiente para ter sucesso no mercado.

Mas o que o evento traz de diferente?

. Porque ‘sonho e realidade na fotografia são coisas bem diferentes, e você precisa estar preparado para ser um fotógrafo profissional.

Um sonho não tem prazo, é uma coisa abstrata. A realidade depende de objetivos, de planos sobre algo que você quer, pode e deve alcançar. Quem tem o objetivo de se tornar um fotógrafo profissional precisa saber que, assim como qualquer pessoa que está construindo um negócio, é necessário ter um planejamento, uma ideia de crescimento e metas que ajudem a alcançar o objetivo.

. A rotina de um fotógrafo é menos glamourosa do que se pensa.

Pessoas leigas em fotografia acreditam que o tempo de trabalho do fotógrafo é preenchido, em sua maioria, por momentos em que ele está fotografando e viajando. Ledo engano. Na realidade, um fotógrafo profissional passa cerca de 12% do seu tempo de trabalho fotografando. O restante é ocupado com edição, marketing, reuniões, network e burocracias fiscais. Por isso, entender a realidade é fundamental para não se frustrar no início da profissão.

. Não basta dominar a técnica fotográfica e entender de marketing.

Com a tecnologia, tanto os equipamentos quanto o conhecimento ficaram mais acessíveis, tornando viável para um maior número de pessoas transformar a fotografia em profissão. As redes sociais também diminuem a distância entre o profissional e os clientes, movimentando o mercado e gerando novos contratos. No entanto, com o crescimento da oferta também sobem as exigências para o mercado, com profissionais cada vez mais experientes e capacitados. Por isso, dominar a técnica fotográfica e fazer boas fotos não são garantias de sucesso na profissão.

. Todo fotógrafo precisa entender de negócio.

Após dominar a técnica e conhecer bem como encontrar seu público-alvo, o fotógrafo precisa enxergar o seu negócio de forma completa, precisa entender que a fotografia não é só uma carreira e que um bom negócio funciona como uma empresa. E para administrar uma empresa, é preciso conhecer as tendências de gestão.

O Photo Meeting vai abordar todos os assuntos essenciais para a construção de um negócio bem estruturado, planejado e bem gerenciado de fotografia. São dois dias intensos de conteúdo e aprendizagem, divididos em 4 principais assuntos: PLANEJAMENTO, GESTÃO, FINANCEIRO E MARKETING E VENDAS.

. Não é um congresso

Diferente dos tradicionais congressos de fotografia, o Photo Meeting não é um conjunto de palestras sobre diversos temas e visões da fotografia. É um curso sequencial e estruturado, com material de apoio, dinâmicas e exercícios práticos, que vão te permitir aplicar o que está aprendendo durante o próprio evento. O foco é ensinar o fotógrafo a ter um negócio de fotografia, uma empresa estruturada e rentável, que lhe possibilite viver bem de fotografia.

. O evento conta com profissionais especialistas em mercado

O Photo Meeting será ministrado por um conjunto de profissionais do mercado da fotografia e especialistas em negócios, que irão falar de cada tema com base em experiências práticas e de forma realista. Todos os professores irão ensinar o conteúdo seguindo a didática do evento, de forma estruturada, sequencial e prática.

. O Photo Meeting não começa nem termina no evento.

O curso conta com uma aula preparatória com Danilo Russo, fundador do IIF e idealizador do Photo Meeting, que irá apresentar alguns dos pontos principais do evento, além de instruções e exercícios práticos que irão te ajudar a tirar o maior proveito possível do evento. Durante o evento, os participantes receberão apostilas com a possibilidade de aplicar na prática os procedimentos discutidos durante as palestras e levá-los para sua atividade profissional diária.

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

Paraty Em Foco 2019 quer descobrir novos talentos da fotografia brasileira

Paraty Em Foco 2019 quer descobrir novos talentos da fotografia brasileira

O Festival Internacional de Fotografia Paraty Em Foco está com convocatória...

Adobe aumenta preços da Creative Cloud no Brasil; plano de fotografia fica mais caro

Adobe aumenta preços da Creative Cloud no Brasil; plano de fotografia fica mais caro

A Adobe aplicou um reajuste nos valores dos pacotes de softwares da Creative...

Inscrições abertas para a 7ª edição da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS

Inscrições abertas para a 7ª edição da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS

O Instituto Moreira Salles anuncia a 7ª edição da Bolsa de Fotografia...

Fotógrafo brasileiro é vencedor do Pulitzer, maior premiação de Jornalismo do mundo

Fotógrafo brasileiro é vencedor do Pulitzer, maior premiação de Jornalismo do mundo

O fotógrafo brasiliense Ueslei Marcelino foi um dos vencedores do prêmio...

Parceiros