// Sete exposições de fotografia para conferir até o final de Janeiro

Verão, férias escolares, cidades vazias, sem filas…Aproveite esse mês mais calmo para visitar as principais exposições de fotografias.

Vejas a seleção das exposições que ficam em cartaz até o fim do mês:

 

São Paulo

Beleza Americana (até 29/01)

Beleza Americana: Crítica ao padrão de beleza estabelecido na cultura norte-americana

A exposição Beleza America, de Paula Clerman, é a última mostra do programa Nova Fotografia 2016, que expôs seis novos talentos da fotografia ao longo de todo 2016.

Essa mostra é resultado de uma pesquisa sobre os padrões de beleza e comportamento na sociedade norte-americana, sob um olhar brasileiro. Até 29 de Janeiro, no Museu da Imagem e do Som

(MIS). Mais informações aqui

 

 

 

Na Trilha dos Guaianás (até 18/01)

A mostra reúne fotografias que resgatam a história e as mudanças da zona leste de São Paulo, desde a presença indígena, no século 18, até os dias de hoje. Há também registros feitos por moradores.  As imagens dão destaque a manifestações culturais – como o samba e a criação dos blocos carnavalescos – e aos campos de futebol locais.

A exposição é parte do Programa de Formação e Difusão do Ponto de Cultura CPDOC (Centro de Pesquisa e Documentação Histórica), grupo que fomenta a apropriação da memória e história dos bairros de Lajeado, Guaianases e Cidade Tiradentes, valorizando as manifestações culturais da população local como fonte de transformação e construção de identidades.

Até dia 18 de Janeiro de 2017, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Entrada franca. Mais informações aqui 

 

Rio de Janeiro

Espírito de Tudo: Mistérios entre o céu e a terra

Espírito de Tudo (até 29/01)

A exposição Espírito de Tudo, em cartaz desde 21 de Novembro de 2016, ocupa todos os espaços expositivos, inclusive, a recepção. A mostra reúne as obras de Rosângela Rennó que representam o universo da artista de modo tanto real quanto simbólico. Com curadoria de Evangelina Seiler, a exposição é composta por seis obras multimídia que trabalham a imagem em diferentes aspectos que visam mostrar que ainda há muitos mistérios entre o céu e a terra, além daqueles já descobertos por filósofos e artistas. Até 29 de Janeiro, no Oi Futuro Flamengo. Mais informações aqui

 

Porto Alegre

Múltiplos Olhares (até 29/01)

Por meio de elementos aparentemente desconexos, o trabalho de 21 fotógrafos é exposto no Margs. As imagens retratam novas possibilidades e ressignificam o contexto original.

Curadoria de Fábio André Rheinheimer, a mostra conta com material de Gene Johnson, Marilene Bittencourt; Raul Krebs; Manoel Petry, Lucca Curtolo; Carlos Eduardo Azevedo; Hernando Salles; Andréa Graiz; Paulo Mello; Douglas Fischer; Sérgio de Paula Ramos; Carlinhos Rodrigues; Pedro Antônio Heinrich; Andréa Ludwig Cocolichio; Adriano Bassegio; Júlio Cordeiro; Bebeto Alves; Antônio Villeroy, Roberta Agostini, Alberto Bitar e Cibele Vieira. Até 29 de Janeiro, na Galeria Iberê Camargo do Margs. Mais informações aqui

 

Pernambuco

I Mostra de Naufrágios de Pernambuco (até 31/01)

Nesta segunda, a capital recebe a primeira edição da Mostra de Naufrágios de Pernambuco, que ficará instalada no Piso L3 do Plaza Shopping. A exposição vai reúne 24 fotografias subaquáticas que retratam as belezas naturais e curiosidades de verdadeiros tesouros navais encontrados na costa pernambucana. Entre os 108 catalogados no país, Estado conta com 26 navios naufragados na costa pernambucana. Com a curadoria do mergulhador Joman Barros e imagens dos fotógrafos Edson Acioli, Fernando Clack e Mario Coutinho. A mostra ficará exposta de 16 a 31 de janeiro de 2017. Mais informações aqui

 

Salvador

Hiperfotografias (até 29/01)

A mostra, em cartaz desde 10 de Novembro de 2016, reúne imagens do fotógrafo francês Jean-François Rauzier. São 25 fotografias que mostram a técnica autoral da hiperfotografia, que exige um complexo e longo processo de produção. Manipuladas em computador, algumas imagens alcançam um volume que sugere uma escultura bidimensional. O horário de visitação é de terça-feira a domingo, das 13 às 18h. A entrada é gratuita. Até 29 de Janeiro, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA).

World Press Photo (até 29/01)

A mostra World Press Photo, em cartaz desde o dia 14 de Dezembro de 2016, reúne os registros mais impactantes da imprensa mundial no ano de 2015. As 164 fotografias retratam momentos culturais, políticos e ambientais e foram escolhidas no 59º Concurso da Organização.

World Press Photo: Imagens impactantes da imprensa mundial

O Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, foi o escolhido para representar o Brasil, pelas lentes do espanhol Sebastián Liste. O fotógrafo paulista, Maurício Lima, também retratou o país para essa mostra, e foi premiado em duas categorias nesta edição da WPP.

A WPP atraiu inscrições de todo o mundo em 2016. No total, 5.775 fotógrafos de 128 nacionalidades inscreveram 82.951 imagens. Os prêmios foram divididos em oito categorias para 41 fotógrafos de 21 países: Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Irã, Itália, Japão, México, Portugal, Rússia, Eslovênia, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Síria, Turquia e EUA. Até 29 de Janeiro, na Caixa Cultural Salvador. Mais informações aqui

 

– Por Vivian Kuppermann Marco Antonio

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

COMUNICADO IIF

COMUNICADO IIF

Informamos que devido a pandemia do COVID-19, em respeito à lei 13.979, e a...

[2020] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2020] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

[VAGA] SECRETÁRIO(A) ESCOLAR NO IIF

[VAGA] SECRETÁRIO(A) ESCOLAR NO IIF

O(a) Secretário(a) será responsável por proporcionar o bom...

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

O domínio da iluminação na fotografia é algo que não acontece do dia para...

Parceiros