// Quais as melhores técnicas para um retrato de família (portrait)?

Retrato é um termo que já é conhecido e utilizado, porém, nem sempre da forma correta. “Retrato” é confundido com “fotografia”, mas os dois possuem significados diferentes. Retrato, nada mais é, do que uma fotografia de uma ou mais pessoas. Diferente do retrato, uma fotografia pode ser de uma pessoa, de uma paisagem, de um objeto…

Desfeitas as confusões, vamos ao que interessa. Dentre os retratos, um tipo muito comum é o retrato de família. Porém, o que muitos não sabem, é que também existem técnicas específicas para um bom retrato de família, afinal, essa fotografia é mais do que um clique – ela precisa transmitir sentimentos, sensações.

Transmitir sentimentos não é tarefa fácil. Afinal, aquele retrato será uma lembrança de um momento especial para aquelas pessoas e precisa transmitir todo o amor, alegria, e delicadeza ali envolvidos. Para isso, tudo precisa estar em harmonia.

É essencial que o fotógrafo saiba conduzir as pessoas no estúdio. Muitas pessoas ficam tensas e o resultado pode não ser tão bacana… Por isso, é legal encontrar uma forma de fazer com que a família relaxe e se sinta à vontade. O curso de retrato de família do Instituto Internacional de Fotografia (IIF) teve seu conteúdo desenvolvido pensado em preparar fotógrafos com as melhores técnicas para o retrato de família, abordando tópicos como técnicas de pose, direcionamento de grupos (família)…

Nesse curso, direcionado para fotógrafos que já tenham experiência em estúdio, também são ensinadas técnicas teóricas e práticas de iluminação e de composição de imagem, além da lente adequada para fotografias do tipo retrato. A fotógrafa Simone Di Domenico, facilitadora do curso de retratos de família, também apresentará dicas importantíssimas de como conseguir captar fotos de momentos espontâneos da família, que expirem sentimento e sensibilidade.

A Simone Di Domenico possui em sua formação cursos nas mais variadas escolas de fotografia do Brasil, especializando-se em retratos de pessoas. Reside atualmente no Rio Grande do Sul, onde é referência, além de ministrar workshops e assessorias particulares em estúdios é palestrante. Ela é conhecida por não retratar pessoas, mas sim sentimentos. Isso é a essência do retrato de família!

Clique aqui para mais informações sobre o curso “Retrato de Família” com Simone Di Domenico.

Ainda está na dúvida? Clique aqui e veja o que nossos ex-alunos dizem sobre o IIF.

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

O domínio da iluminação na fotografia é algo que não acontece do dia para...

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

No dia 21 de setembro, o Parque Ibirapuera, em São Paulo, recebe o Zoom In...

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

Anualmente, o Museu da Imagem e do Som (MIS) realiza o FOTO MIS – antigo Maio...

Clique aqui para receber mais informações

Parceiros