// Projeto Itinerante promove olhar criativo e consciente da fotografia

Em 2004, o fotógrafo Ricardo Hantzschel conheceu as belgas Christine Felten e Véronique Massinger durante a 26º Bienal Internacional de São Paulo. O trabalho das artistas era formado por enormes fotografias coloridas (3×1,5m) captadas com um trailer adaptado como câmera pinhole. Antes de deixarem o país, as duas fizeram questão de deixar o referido trailer com Ricardo, com a intenção de mantê-lo ativo no meio fotográfico.

Com experiência no ensino da fotografia, Hantzschel percebeu a oportunidade que se abria e investiu no trailer. O veículo foi reformado e adaptado para se tornar uma câmara obscura gigante e um laboratório tradicional preto-e-branco que poderia ser levado a qualquer lugar. Assim surgiu o projeto Cidade Invertida.

Reunindo fotógrafos, educadores e artistas, o projeto vem, desde 2006,  elaborando ações culturais relacionados à imagem a fim de torná-la uma ferramenta propulsora de cultura, conhecimento e cidadania. O trailer, símbolo de referência, imprime ao projeto um caráter itinerante. Já foram cerca de 30.000 km rodados por todo o país, levando a fotografia para os mais variados tipos de público. Através de jogos visuais, aparatos ópticos, câmeras pinhole, câmeras descartáveis, câmeras de celulares e processos históricos, a ideia é desmistificar a imagem e mobilizar o público para um olhar criativo e consciente.

Com o tempo, o Cidade Invertida expandiu sua área de atuação, vencendo prêmios e editais de incentivo municipais, estaduais e federais, que contribuíram no atendimento de centenas de pessoas de todas as idades e situação sócio-cultural, nas pesquisas conceituais e estéticas, e na capacitação de professores, dentro e fora do projeto. E hoje, possui uma sede física, um espaço de formação, pesquisa e acompanhamento de projetos autorais, localizada na Vila Madalena, em São Paulo, onde oferece cursos, palestras e workshops.

10 ANOS DE PROJETO

Em 2017, o Cidade Invertida completou 10 anos de atuação. E para celebrar o feito, o projeto promoveu, desde Abril (e até Novembro), o 1º Ciclo de Palestras e Workshops que traz artistas que reaproveitam fotografias ou as usam como princípio para suas investigações, sejam elas estéticas, conceituais e/ou educacionais. Os primeiros encontros contaram com a presença de Dirceu Maués, Eustáquio Neves e Rubens Matuck. Na quinta-feira (20), a sede recebeu Miguel Chikaoka, fotógrafo e educador, para uma palestra: FOTOTAXIA – EM BUSCA DO ELO PERDIDO. Ele contou um pouco sobre seu processo de trabalho, com relatos de experiências sobre a construção de percursos educativos pautados em abordagens que constituem a gênese do mundo das imagens. A palestra é gratuita e aconteceu na sede do projeto, das 19:30 às 21:00. E nos dias 21 e 22, Miguel ministrou um workshop lá, para propiciar aos participantes uma vivência permeada por práticas e reflexões articuladas com base na abordagem de conhecimentos que constituem a gênese do processo fotográfico.

 

Veja a programação de cursos AQUI.

 

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

O domínio da iluminação na fotografia é algo que não acontece do dia para...

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

No dia 21 de setembro, o Parque Ibirapuera, em São Paulo, recebe o Zoom In...

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

Anualmente, o Museu da Imagem e do Som (MIS) realiza o FOTO MIS – antigo Maio...

Clique aqui para receber mais informações

Parceiros