Os diferentes ensaios e produtos fotográficos de um casamento

O casamento é um evento único na vida de duas pessoas e suas famílias. E cada vez mais, vem ganhando proporções ainda maiores, com mais detalhes, mais decoração, mais convidados, mais luxo, e claro, mais registros.

Embora seja difícil ditar uma regra para todos os casamentos, já que cada evento reflete um pouco do gosto e personalidade dos noivos, é possível reconhecer alguns estágios já bem definidos em todo o processo desde a preparação até a realização do casamento.

Em geral, a fotografia de casamento começa cerca de dois meses antes do casamento em si, com ensaios fotográficos com os noivos. E termina somente depois da festa de casamento e ainda pode demorar até uns dias depois da festa.

Dessa forma, podemos dizer que um casamento envolve aproximadamente oito ensaios fotográficos diferentes que ocorrem em momentos distintos.

E-sessions

Essas são as sessões que ocorrem antes do casamento, cerca de um ou dois meses antes da cerimônia.

É um ótimo momento para começar a conhecer e se aproximar do casal e estreitar a relação com o eles como cliente e profissional.

Para esse ensaio, normalmente, os noivos escolhem a locação, e assim já dá para ter uma ideia da personalidade e estilo deles.

Serve como um quebra-gelo. O fotógrafo já mostra como funciona o seu trabalho e os noivos mostram as suas preferências. E isso já facilita a relação para os próximos ensaios que virão.

Geralmente, as fotos feitas durante essa sessão são usadas em lembretes do tipo “Save the date” enviados para os convidados. Também podem fazer parte da decoração no dia do casamento e ficar passando no telão durante a festa.

Muitas noivas acabam usando essas fotos como uma espécie de contagem regressiva para o grande dia, através de postagens nas redes sociais. Isso é uma ótima mídia de divulgação do trabalho do fotógrafo.

Making of do noivo

Esse ensaio é feito raramente, e muitas vezes é cobrada uma taxa extra para tal.

Mas é bastante interessante e pode render uns bons registros. Já que em geral, o noivo está mais descontraído e tranquilo que a noiva, e está se arrumando com os melhores amigos e familiares. Rende umas boas histórias e risadas. E é uma ótima oportunidade de se aproximar do noivo, que fica, muitas vezes, em segundo plano na preparação do casamento.

Making of da noiva

Esse ensaio é praticamente uma tradição já. Dificilmente um casal fechará um pacote de cobertura fotográfica sem o making of da noiva.

Assim como o making of do noivo, esse acontece umas três horas antes do casamento, quando a noiva está se arrumando com a família e com as madrinhas.

É uma oportunidade de garantir que a noiva ganhe confiança e se sinta tranquila na presença da câmera.

Cerimônia

As cerimônias acontecem nos mais variados lugares. Pode ser em uma igreja católica bastante convencional, ou em um salão bem amplo, em uma fazenda enorme ou em um restaurante mais intimista.

O espaço pode ser para 60 convidados ou para 400.

Aqui, cabe ao fotógrafo saber como registrar os melhores momentos de cada tipo de casamento, e usar o equipamento de acordo com as características de cada lugar.

Cada tipo de casamento exigirá uma certa técnica de fotografia, seja para aproveitar a iluminação da melhor forma possível ou para garantir uma composição agradável.

Ensaio de casal

As fotos desse ensaio acontecem entre a cerimônia e a festa, em um ensaio de no máximo 15 minutos e sempre com a pressão para seguir a programação do evento.

Tem que ser rápido, pois todos os convidados estão esperando os noivos no local da festa. Não há tempo para pensar muito e a locação é uma só. O fotógrafo tem que ter boas ideias ali na hora e usar o que tem disponível.

E muitas vezes, ainda temos os organizadores do casamento apressando ainda mais esse momento.

Fotos protocolares

Essas são as fotografias tradicionais e dirigidas. Podem ser feitas antes ou durante a festa.

É interessante conversar com os noivos antes e perguntar quem eles querem que estejam nessas fotos. Há um certo padrão que é fotos com os pais, com os irmãos, com os avós e com os padrinhos. Mas sempre tem alguma pessoa a mais que a casal quer que participe também.

Uma boa dica é o fotógrafo  anotar e lembrar os noivos de tirar aquela foto com aquela pessoa.

Essas fotos são bastante delicadas e são motivos constante de reclamação. O fotógrafo esquece algum parente ou pessoa querida e, por mais que tenha feito um excelente trabalho, fica marcado porque esqueceu aquela fotografia com aquele convidado.

E fazer foto com todas pessoas importantes que estão presentes no casamento é algo muito estimado pelos noivos. E sim, eles vão ficar bastante chateados caso alguém fique de fora.

A festa

Durante a festa, o fotógrafo deve focar em registrar todos os momentos.

Essa cobertura fotográfica irá variar bastante de casamento para casamento, por causa de religião, tradição, e estilo dos próprios noivos.

Às vezes a festa é uma super balada, com banda, DJ, estrobo, máquina de fumaça. Às vezes, é uma recepção simples, com um jantar e música ambiente.

O fotógrafo deve saber de antemão como a festa vai ser e se preparar para garantir as melhores fotos. Ele tem que saber quais equipamentos e quais técnicas deverá usar para os melhores resultados.

Trash the Dress

Esse é um ensaio que vem ganhando bastante popularidade, embora ainda não seja visto como obrigatório, e há quem torça o nariz para esse tipo de fotografia.

Pode acontecer antes ou depois do casamento, dependendo do desejo e disponibilidade dos noivos.

Se for antes, a noiva aluga um vestido especialmente para essa sessão. Se for depois, a noiva usa o mesmo vestido usado no dia do casamento.

Em geral, a locação é algum lugar perto da natureza, com praia ou cachoeiras.

E nesse ensaio, a ideia é fazer algo mais descontraído e criativo que reflita a leveza e o humor da relação entre os noivos.

 

E os produtos?

Como registrar e  guardar para sempre esse momento tão mágico sempre  é uma das grandes preocupações do casal.

Soma-se a isso a grande evolução que a própria cerimônia e a festa do casamento vêm tendo ao longo do tempo. Dia após dia, as recepções matrimoniais ficam mais suntuosas, mais luxuosas. Os noivos e suas famílias se preocupam cada vez mais em realizar  o casamento dos sonhos, que ficará marcado na memória de todos os convidados para sempre.

Graças à essa demanda, o mercado de fotografia de casamento percebeu uma grande oportunidade para oferecer os mais diversos serviços. E o cliente tem uma gama grande de pacotes de serviços para contratar.

Os produtos que os fotógrafos fazem e vendem começam, essencialmente, com a cobertura fotográfica. É o produto mais básico que o profissional pode oferecer. A cobertura é tudo aquilo que foi fotografado, editado e tratado e salvo em um DVD. É onde o fotógrafo se emprenhou, mostrou o seu trabalho e talento, e onde, realmente, está o seu valor agregado do serviço. São cerca de 800 fotos em formato digital.

A sequência dessa cobertura são os produtos que podem ou não ser contratados. Mas a grande maioria dos casais opta por contratá-los, sim.

Esses demais produtos podem, inclusive, ser contratados depois do evento. Pois aí já passaram todos os gastos e estresse com o casamento em si.

Making of da noiva e do noivo

O ensaio fotográfico da preparação do noivo e da noiva no dia do casamento muitas vezes é considerado um produto adicional ou estar incluso na cobertura fotográfico, dependendo do fotógrafo contratado.

Quando não está incluso, em geral, o noivo não contrata esse tipo de serviço, enquanto que a grande maioria das noivas faz questão desse tipo de ensaio.

Álbum principal

Esse é o produto mais contratado, que é composto pelas fotografias impressas do casamento e diagramadas e organizados em um álbum. É o material impresso da cobertura fotográfica. Normalmente, os noivos escolhem quais fotos serão impressas para o álbum.

Álbum dos pais

Também conhecido como “kit sogra”. São as fotos também impressas e organizadas em um álbum que será destinado aos pais dos noivos.

Ensaios

Os ensaios feitos antes ou depois do casamento são considerados produtos adicionais, como as e-sessions e o trash the dress. A contratação desses serviços ainda não é muito popular, mas vem ganhando força aos poucos.

Álbum dos ensaios

Também é possível comprar o álbum com as fotografias desses ensaios impressas. Aqui, novamente, o cliente escolhe quais imagens serão impressas.

 

-Por Vivian Kuppermann Marco Antonio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 1 = 1

 

Parceiros

Desenvolvido por