// Os benefícios de estudar fora

Estudar fora do país é uma experiência única que fica, para sempre, registrada na memória do estudante. Esse período da vida é marcado por momentos ímpares que trazem inúmeros benefícios para quem se arrisca a sair da zona de conforto.

É uma oportunidade de se abrir para o mundo e descobrir novas possibilidades e vivenciar novas experiências. E, principalmente, crescer como pessoa, descobrir-se como ser humano, e descobrir seu verdadeiro eu.

Vivenciar novas culturas, novos idiomas e novos conhecimentos e fazer novas amizades é bastante interessante para qualquer pessoa, tanto na área profissional quanto na pessoal. E isso vale para qualquer profissão, inclusive a de fotógrafo.

Se você esteve pensando em estudar fora, mas ainda precisa de motivos para te convencer por completo, aqui estão alguns deles:

Aumentar as oportunidades de emprego

Quer impressionar seus possíveis empregadores? Empresas em todo o mundo investem no mercado global, e, por isso, dão preferências para funcionários que já tiveram alguma experiência internacional. Isso sem contar o conhecimento de uma segunda língua. Seu currículo se destacará dos demais.

Desenvolvimento pessoal

Sair da sua zona de conforto e se desafiar com o desconhecido fará você reconsiderar seus valores. Você passará a ter uma noção melhor de quem você é e do que realmente importa na sua vida. Independência é praticamente algo inerente de alguém de vive fora. Essa experiência te mostrará o que você realmente quer para você mesmo.

Novos idiomas:

O jeito mais efetivo e rápido de se aprender uma nova língua é a imersão completa na sociedade que fala esse idioma. E ser fluente em um segundo idioma é uma porta aberta para novas oportunidades.Com a globalização unindo cada vez mais pessoas de todo o mundo, ser fluente em mais de um idioma é bem interessante.
Imersão em diferentes culturas

Mergulhar de cabeça em um cultura totalmente diferente da sua pode ser bastante assustador, mas também muito interessante. Você terá a chance de provas novas comidas, celebrar outras tradições, aprender a história de outros países. São experiências que não podem ser vivenciadas através de livros somente.

Novas habilidades

E como diferentes culturas vêm os diferentes hobbies, esportes e conhecimentos. Quando você estuda fora, você tem a oportunidade de fazer cursos que você não faria em seu país. É possível ter contato como novos hobbies e esportes que não são tão populares em casa. Mais uma vez, estudar fora é uma experiência holística, não só acadêmica. Você também aprende a interagir e socializar com novas culturas e tradições. E mais que isso, você aprende a respeitá-las.

Visão de mundo expandida

Preconceitos e estereótipos são destruídos depois que você vive em um outro país. É impressionante o quanto parcial você pode ser baseado em seu país de origem. E também é uma boa hora para desfazer estereótipos e preconceitos sobre o seu país e a sua cultura para os outros!

E o que tudo isso tem a ver com a fotografia?

Já dissemos que estudar fora é benéfico para qualquer profissão. Para o fotógrafo essa oportunidade também traz seus frutos. Quebrar paradigmas e preconceitos sobre outras culturas, conhecer e vivenciar novas tradições, ver diferentes arquiteturas e skylines, outras modas, vestimentas, outras cores, outros cheiros e outros sabores são excelentes processos para aumentar o repetório de sua fotografia. Seu estilo sempre será baseado em sua vivência, então, vivenciar o diferente e o desconhecido serve para tornar ainda mais sólido o seu estilo como único e que destacará o seu trabalho dos demais.

Sede de conhecimento:

Se você já procurou aperfeiçoar os seus conhecimentos fotográficos através de cursos, workshops, palestras e outros, você deve ter percebido que fotógrafos, assim como qualquer outro artista, precisa e almeja ver e explorar tudo que o mundo tem para oferecer.

Artistas estão constantemente levando a sua imaginação a novas alturas, procurando sempre a inovação e a originilidade. Ver e vivenciar novas experiências é o gatilho para novas inspirações, é a oportunidade perfeita para encontrar a musa desconhecida que faltava para o seu trabalho.

Estudar fora é a chance de entrar de cabeça na cultura e na tradição de culturas clássicas ou exóticas e experimentar o diferente. É a hora de comprovar aquilo que você leu no livros e trazer para si o ambiente que serviu de inspiração para os seus artistas de referência.

E aí, convenceu?

Se você entendeu a importância de estudar fora para a criação do seu próprio repertório, fique sabendo que há diversos cursos que te ajudam ainda mais a desenvolver o seu lado profissional e artístico.

Em Setembro/2017, acontece a próxima edição do curso Fotografe NY, com o fotógrafo Marcelo Pretto.

O curso te leva para Nova Iorque, acompanhado de professores para apurar a sua técnica fotográfica, conhecer lugares especiais, produzir seu portfólio internacional e ainda renovar seu equipamento.

O aluno terá passeio fotográfico monitorado por professor altamente qualificado, com trabalhos internacionais realizados em sua carreira, participar de palestras em SP e em NY sobre os temas abordados e ainda trocar experiências com outros colegas fotógrafos.

Uma verdadeira imersão na Fotografia comercial e autoral.

– Street Photography (fotografias espontâneas da vida urbana)

– Arquitetura (contemplar e fotografar a beleza da arquitetura antiga e moderna e suas nuances)

– Book (com modelo profissional)

– Wedding (ensaio com modelos e não modelos com o tema Casamento)

– Processo criativo na fotografia autoral

Não se preocupe com o idioma, será disponibilizado um coordenador bilíngue que o ajudará na comunicação em toda a prática fotográfica das aulas.

As atividades já estão pré-definidas para que seja bem aproveitado todo o período na cidade mais visitada do mundo!!

Haverão palestras em SP e NYC sobre o conteúdo programático e para aguçar o olhar para os respectivos temas, com professores especializados em cada ramo específico da Fotografia.

Para saber mais:

www.marcelopretto.com

[email protected]

 

-Por Vivian Kuppermann MarcoAntonio

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

Qual é o melhor software de edição de imagens: Lightroom ou Photoshop?

Qual é o melhor software de edição de imagens: Lightroom ou Photoshop?

Como todo fotógrafo sabe (ou deveria saber), a pós-produção é parte...

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

Como fotografar arquitetura e interiores

Como fotografar arquitetura e interiores

O principal para uma boa fotografia de arquitetura e interiores é analisar...

Fotógrafo brasileiro é vencedor do Pulitzer, maior premiação de Jornalismo do mundo

Fotógrafo brasileiro é vencedor do Pulitzer, maior premiação de Jornalismo do mundo

O fotógrafo brasiliense Ueslei Marcelino foi um dos vencedores do prêmio...

Clique aqui para receber mais informações

Parceiros