// Newborn Photo Conference lança sua 7ª edição

Lançado em 2013, o Newborn Photo Conference é um dos congressos mais conhecidos na área da fotografia de família, que já atendeu milhares de fotógrafos e recepcionou grandes nomes da fotografia nacional e internacional.

newborn_1008

Neste ano, o congresso chega a sua sétima edição (18, 19 e 20 de Abril de 2017) e além de apresentar grandes novidades, traz também a certeza do dever cumprido em muito dos objetivos que procurou traçar para aperfeiçoar o mercado e oferecer um ensino mais democrático aos seus congressistas. Acompanhe as evoluções conquistadas pelo congresso:

 

Pensando ‘fora da caixa’:

Uma das primeiras iniciativas proposta pelo congresso Newborn foi desmitificar a ideia de que um ‘bom fotografo’ pudesse fotografar diferentes áreas sem problemas. Combater essa ideia, imposta pelo senso comum, não é fácil e no caso da fotografia newborn, o maior desafio para os fotógrafos e para os clientes, era desvincular a ideia de bebê como objeto.

A colaboração de Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos (ABFRN) foi fundamental para a consolidação desta proposta, que desde o princípio sempre se preocupou em dar  voz aos fotógrafos e profissionais da saúde preocupados com questões de higiene e fisiologia do bebê.  O objetivo era mostrar todos os cuidados necessários com os pequenos modelinhos, que geralmente não passam de 20 dias de vida e como superar as dificuldades que um fotógrafo enfrenta nessa área específica.

Mulheres empreendedoras:

_mg_4112Durante muito tempo a fotógrafa Anne Guedes foi única fonte de inspiração para aqueles que buscavam informações sobre este tipo de fotografia. Com um estilo baseado no universo de conto de fadas, conquistou o público feminino em larga escala e logo surgiram outras mulheres interessadas em seguir os passos da fotógrafa. Dessa forma a fotografia newborn é bastante associada ao universo feminino, pois originou delas o interesse neste tipo de fotografia. No palco do Newborn Photo Conference o cenário não poderia ser diferente e o congresso reflete igualmente a participação das mulheres nesse meio.

Longe de ser uma área exclusivamente feminina, o congresso procura também cada vez mais inserir a participação de homens – especialmente que realizem práticas no palco – com o objetivo de superar a ideia de que o cuidado com o bebê tem relações apenas com a maternidade.

Se por um lado há a necessidade de quebrar preconceitos em relação a manipulação dos bebês, por outro o congresso privilegia mulheres que possam falar da área de negócios e business, uma área tida como maioritariamente masculina, provando que tanto mulheres quanto homens estão preparados para serem bons profissionais e saberem lidar com clientes, modelos e negócios.

Ampliando as opções:

gm_20150128_3010A fotografia newborn muitas vezes enfrenta outros tipos de questionamentos. Entre eles a ideia de que se trata  apenas de um tipo de fotografia, no qual um bebê está posando dentro de cestas, wraps e gorros felpudos. Claro que este é o estilo mais tradicional, entretanto não se trata do único estilo.

Um outro exemplo de fotografia newborn é o Life Style, que privilegia a fotografia espontânea, ou ainda as sessões feitas em ambiente externo. No Newborn Photo Conference todas as opções são exploradas, desde os diferentes estilos, as diferentes preocupações na fotografia (a composição, as poses, a iluminação), até outras opções que podem ser agregadas ao pacote ofertado pelo fotógrafo, como a fotografia de gestante, a fotografia de parto e até a fotografia infantil.

Dessa forma, o congresso mostra sua característica mais plural de oferecer, seja aos que já participaram no ano anterior, seja aos que participam pela primeira vez, as novidades na área e as diferentes visões adotadas pelos profissionais que dividem o palco do evento.

Experiência internacional:

_mg_2901Como já dito anteriormente, a fotografia newborn teve origem fora do Brasil, por esse motivos, muitos fotógrafos daqui procuravam fotógrafos no exterior para se aperfeiçoarem. Essa prática foi bastante comum em uma época que havia pouca, ou quase nenhuma, opção de cursos de fotografia nessa área e era destinada principalmente aos fotógrafos que tivessem condições para arcar  despesas da viagem, bem como o preço do curso cobrado pelo fotógrafo.

Depois de algum tempo que a fotografia newborn começou a engatinhar em nosso país, muitos fotógrafos buscaram no exterior o diferencial, ou seja, uma visão internacional com aqueles que tinham maior tradição na fotografia.  A partir da terceira edição do congresso, a preocupação em oferecer essa mesma visão internacional aos congressistas foi resolvida.

De lá para cá, além de ter a melhor experiência com os fotógrafos nacionais, os participantes – pelo mesmo valor de ingresso – poderão  ver, no palco,  alguns de seus fotógrafos internacionais favoritos com tradução simultânea e realizando a mesma prática que em seus workshops.

Esse foi um dos grandes avanços na democratização do conhecimento oferecido pelo NPC e estas foram apenas algumas das conquistas alcançadas pelo congresso nos  últimos anos.

Se você quer saber mais sobre o congresso, não deixe de acompanhar a página do Newborn Photo Conference nas redes sociais, bem como acessar o site e conferir o blog, com muitas informações gratuitas.

E-book-gratuito-7-passos-da-fotografia-newborn

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

O domínio da iluminação na fotografia é algo que não acontece do dia para...

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

No dia 21 de setembro, o Parque Ibirapuera, em São Paulo, recebe o Zoom In...

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

Anualmente, o Museu da Imagem e do Som (MIS) realiza o FOTO MIS – antigo Maio...

Vila Histórica de Paranapiacaba recebe festival de fotografia

Vila Histórica de Paranapiacaba recebe festival de fotografia

Nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, o estado de São Paulo recebe a...

Parceiros