// Fotografar recém-nascidos em externa é possível?

FerSanchez

AleCarnieri

O casal Fer Sanchez e Ale Carnieri, do Studio Gaea, não só provam que é possível, mas que, apesar de todas as dificuldades, o resultado pode ficar maravilhoso. Sempre que conseguem, eles fazem algumas fotografias dos seus ensaios em externa: “Gaea significa ‘Mãe Terra’. Dessa forma, a inspiração de nosso trabalho vem justamente da natureza e da conexão dos elementos dela com as famílias com as quais estamos trabalhando”, comenta Ale.

Além de criar uma atmosfera diferente devido à iluminação, os ensaios em externa chamam a atenção porque saem do convencional “pufe-cesto-manta”, trazendo toda a paisagem para a composição, sem parecer artificial, como é o risco da utilização de alguns tipos de cenário. A fotografia em externas amplia as possibilidades do fotógrafo, que pode realizar um trabalho único para cada cliente, já que as circunstâncias (iluminação, cores e outros fatores) nunca serão as mesmas em dias diferentes.

Dicas dos fotógrafos
Studio Gaea - 06No entanto, alcançar esses resultados demanda habilidade e, sobretudo, cuidado. O fotógrafo precisa lidar com um ambiente, luzes e clima que podem mudar muito rápido. Por isso, Fer e Ale colocam a organização como o principal fator de sucesso desse tipo de ensaio, uma vez que a relação com o tempo é uma das maiores preocupações: “O planejamento é importante para a realização de boas imagens em pouco tempo”, afirma Ale.

Segundo o fotógrafo, para fazer boas imagens em externa não há grandes segredos: sensibilidade, prática e profunda compreensão da luz dão conta do recado: “É necessário, em primeiro lugar, observar a luz, entender os efeitos que ela produz e buscar o equilíbrio nas composições. A prática é o melhor caminho para se alcançar bons resultados e basta uma câmera na mão e um passeio para treinar o olhar e as técnicas. Quanto mais você aperfeiçoa essa sensibilidade melhores serão os resultados que vai obter em suas fotos”, diz.

Quanto à segurança dos recém-nascidos, Ale frisa que a primeira preocupação é o seu bem-estar, estudar quais são as suas necessidades e ter cuidado redobrado quando se está fora de um ambiente controlado: “Além de certificar-se que o ambiente está seguro, é preciso saber que os bebês costumam perder temperatura corporal com muita facilidade, por isso toda a atenção e cuidado são importantes”.

Dias feios, boas técnicasStudio Gaea - 08
Muitos fotógrafos se preocupam com a viabilidade desse tipo de produção, já que nem todos os dias parecem muito bons para fotografar lá fora. Mas Fer e Ale, que moram e atendem na região sul, são prova de que com um pouco de técnica é possível contornar esse empecilho: “Em Curitiba, o clima nem sempre favorece, mas vamos dar várias dicas interessantes para quem talvez passe por essa dificuldade também”.

Eles dividiram suas técnicas e dicas para fotografar grávidas e recém-nascidos em externa na 5ª edição do Newborn Photo Conference, que aconteceu entre os dias 20 e 22 de abril, em São Paulo.

Para a possibilidade de participar de mais eventos como esse, conecte-se conosco!Studio Gaea - 09

E-book-gratuito-7-passos-da-fotografia-newborn

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

COMUNICADO IIF

COMUNICADO IIF

Informamos que devido a pandemia do COVID-19, em respeito à lei 13.979, e a...

[2020] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2020] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

[VAGA] SECRETÁRIO(A) ESCOLAR NO IIF

[VAGA] SECRETÁRIO(A) ESCOLAR NO IIF

O(a) Secretário(a) será responsável por proporcionar o bom...

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

O domínio da iluminação na fotografia é algo que não acontece do dia para...

Parceiros