// Modismo e Saturação do Mercado Newborn por Alex Mantesso

Infantil_006Em um evento como o Newborn Photo Conference é inegável que a maior parte dos fotógrafos conta os segundos pelas práticas ao vivo e entrada dos palestrantes internacionais no palco, afinal é impossível não ficar hipnotizado pela magia, envolta no discurso, de quem carrega nos braços um recém-nascido enrolado no mais gracioso wrap. Mas e quando o assunto é formação de preço? Quem tem disposição para aprender uma forma diferente de encarar este assunto, quebrando paradigmas e pressupostos comuns?

Alex Mantesso, que apresentará o tema “Formação de preço e lucratividade” durante o 6º NPC, comenta, em entrevista exclusiva, um pouco do assunto e traça um panorâma do mercado Newborn nos últimos anos que, sem dúvidas, vai te fazer refletir. Confira:

Alex, o tema da sua palestra é Formação de Preço e Lucratividade. Porque é que os fotógrafos não podem deixar de assisti-la?

Alex – Eles podem! Mas acredito que os que resistirem à tentação de fugir do assunto chato das contas terão a oportunidade de aprender uma forma diferente de encarar a formação de preço, que é um ponto chave na constituição de qualquer negócio, afinal está diretamente ligado a lucratividade e sucesso do negócio.  Fotografar é maravilhoso, mas não podemos fugir ao lado comercial. A conciliação da realização profissional (em ser fotógrafo), com a satisfação de poder pagar as contas é o que nos move a levantar todos os dias, prospectar clientes, produzir material, atender pessoas e chegar ao fim do dia certo de que amanhã tem tudo para fazer novamente. E que bom que tem!

Quais as vantagens de dominar este tema para a carreira dos fotógrafos?RenataGestante_138

Alex – Acredito que a grande vantagem está em saberem uma metodologia simples para avaliarem a rentabilidade do trabalho que fazem e vislumbrarem uma forma diferente de encarar a formação de preço. Forma essa bem mais pragmática e direta. Claro que para a apresentação no NPC os exemplos que darei estarão ligados diretamente ao mercado Newborn e algumas especificidades que encontramos nele, entretanto os fotógrafos poderão aplicar o conceito a outros serviços tornando-os mais tangíveis e mensuráveis, especialmente no que toca o lucro e o sucesso financeiro.

Falando em mercado Newborn, você poderia dizer o que mudou nos últimos anos?

Alex- Com relação a gestão de negócios, ou mesmo a encarar a fotografia de forma estratégica, vi poucas mudanças. Percebo mais uma repetição de fórmulas e um forte comportamento de manada desde que inicie na fotografia. Fotógrafos parecem mais suscetíveis a modismos que outros profissionais. Ao perceberem um mercado em expansão, tem a tendência de correrem todos para o mesmo lado, entretanto sem muita estratégia nisso, o que gera uma rápida saturação. Assim, se em um momento parece que todos querem fazer fotos de casamento, noutro vão todos para retrato de família, em seguida para pet e assim vai…

Mas o que mais mudou, na minha percepção, foi o volume de pessoas atuando como fotógrafos. Isso ocorreu em outros mercados, mas a facilidade de acesso a equipamentos e a colocação de imagem em evidência pelas redes sociais favoreceram essa escalada de crescimento.  Mesmo parecendo contra senso, não condeno esse crescimento por dois motivos:

(A) Considero-me parte desse movimento. Assim como tantos outros, entrei na fotografia vindo de outra área. Estudei e me coloquei no mercado, assim torço para que esse seja o caminho de realização de outros tantos, pois sempre existirá mercado.

(B) Acredito que quanto maior volume de exposição do consumidor à determinado tipo de trabalho, maior será sua capacidade de avaliar e discernir entre o que é bom e o que é ruim. Quando existem poucos profissionais em determinada atuação (não estou me referindo apenas a fotografia), o nível de comparação é menor e prejudica a avaliação.

Atualmente com o volume de fotos produzidas, comercializadas, compartilhadas etc, os clientes têm cada vez maior consciência sobre o que realmente é bom e lhes agrada. Com isso os profissionais mais qualificados serão identificados mais facilmente e valorizados por isso.

ReJeffRafa_1539Newborn é uma tendência passageira? Fotógrafos deveriam parar de migrar de áreas e se especializar em uma só?

Alex – De maneira nenhuma. Não acredito que a fotografia newborn seja apenas uma tendência, até porque imagino que bebês continuarão nascendo e as mães continuaram comportando-se como mães. Isso já ocorre há décadas em outros países e por aqui acho que ficará. O que acredito é em uma acomodação de mercado em alguns anos. Hoje existe um boom de demanda, e a tendência natural é que o assunto se acomode como mais um ramo da fotografia, assim como casamento ou retrato de família.

Quanto a migração, definitivamente não acredito em regras. Tanto especializar-se em apenas um segmento, quanto abraçar segmentos correlatos têm pontos interessante e desvantagens. Importante é escolher o caminho sabendo o que está fazendo, de forma planejada e estratégica e o fundamental, especialmente na área de recém-nascido: estudo! É preciso uma tomada de consciência de que lidar com um bebê é um risco e uma confiança antes de ser um negócio. Atuar sem o conhecimento necessário poderá acarretar consequências desastrosas para uma série de pessoas.

E-book-gratuito-7-passos-da-fotografia-newborn

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

Fotógrafo brasileiro é vencedor do Pulitzer, maior premiação de Jornalismo do mundo

Fotógrafo brasileiro é vencedor do Pulitzer, maior premiação de Jornalismo do mundo

O fotógrafo brasiliense Ueslei Marcelino foi um dos vencedores do prêmio...

Primeira edição do Photo Meeting coloca os negócios no foco dos fotógrafos

Primeira edição do Photo Meeting coloca os negócios no foco dos fotógrafos

Nos dias 20 e 21 de março, o Instituto Internacional de Fotografia promoveu o...

[FREELANCER] Buscamos Maquiadores para Cursos de Fotografia

[FREELANCER] Buscamos Maquiadores para Cursos de Fotografia

O Instituto Internacional de Fotografia é uma escola de fotografia...

Parceiros