// Jaiel Prado: o mercado da fotografia newborn ainda tem muito para crescer

10372781_662495797174003_2852420283680473226_nO primeiro passo para começar uma carreira é, sem dúvida, compreender todas as nuances do mercado em questão. Por isso, a 5ª edição do Newborn Photo Conference conta com a palestra “O mercado de fotografia e o desafio de fazer da sua paixão um negócio rentável”, ministrada por um dos fotógrafos que vivenciou o surgimento da fotografia de recém-nascidos no Brasil: Jaiel Prado.

O “pai” da criança
Há cerca de seis anos, Jaiel e sua esposa e deixaram suas carreiras no mercado financeiro e decidiram dedicar-se àquilo que realmente lhes dava prazer. O Studio Trend dava então seus primeiros passos. Não imaginavam, como em qualquer início de carreira, que ali nasceria uma das maiores fotógrafas brasileiras de um estilo que ainda era pouco conhecido.
“No começo fazíamos de tudo um pouco, e quem faz tudo não faz nada”, conta Jaiel, em entrevista exclusiva ao IIF. Decidiram, juntos, focar no praticamente inexplorado registro de recém-nascidos. Com o crescimento da demanda, optaram por criar um site exclusivo para este público e, estrategicamente, destacar e construir um nome forte no meio. A carreira de Simone Silvério decolou e hoje ela é uma das maiores referências da fotografia newborn no país, levando consigo a marca do Studio Trend.
Atualmente, enquanto ela se dedica aos bebês, Jaiel atende os ensaios de beleza. “Apesar de não fotografar recém-nascidos, eu estou o tempo todo ao lado da Simone. Não falam que tem a mãe da criança? Então, eu me sinto o pai da criança”, brinca Jaiel, ao explicar a sua relação com a fotografia newborn.

Otimismo
Durante a sua palestra, Jaiel oferecerá um panorama do mercado da fotografia de recém-nascidos, sob uma ótica de quem o vivenciou desde o início, batalhou e venceu. Sobre o futuro, ele segue otimista: “Como é um mercado muito novo, tem muito espaço, tem muito para crescer. Nascem sete bebês por minuto no Brasil, e um fotógrafo de recém-nascidos não consegue dar conta de fotografar mais do que dois bebês por dia, e ainda assim é muito”, diz. E completa: “O mercado não só vai crescer, como também vai ser perene, ele não é uma modinha que vai passar. Acho que uma vez introduzido o conceito, ele vai ficar, vai ser incorporado. Assim como você faz fotos de casamento, ou aniversário, você vai fazer foto do seu recém-nascido, daqui pra frente”.

535800_304137726343147_1536377778_nPor outro lado, ele lembra que não é um ramo fácil: “É preciso lembrar que a fotografia é um negócio. É muito bonito fotografar o bebê, mas isso é só 10% do tempo. O resto é trabalho duro”, diz. Este será um dos temas centrais da sua palestra, que ele define como inspiracional: o significado de assumir a fotografia enquanto profissão, que vai muito além da fotografia em si. “Se você pretende fazer isso da sua vida, saiba que você está virando um empresário. Você vai ter todo o ônus de ser um empresário: você tem que tratar a foto, vender, controlar os seus custos, emitir nota, saber quanto vai cobrar, quanto vai custar, quanto vai ficar pra você. Além disso tudo, pensar como o administrador do seu próprio negócio”, lembra Jaiel.
Ele ainda falará, na sua palestra, sobre a formação de um fotógrafo e ética na profissão, além de compartilhar a studiotrendsua história. “Para dar certo, é muito importante você ter voce ter humildade e pé no chão. Você tem que conversar com que já faz, tem que ouvir outras pessoas que estão aí há mais tempo, como elas estão fazendo, como elas fizeram, onde elas erraram. O  ser humano normal aprende com os proprios erros, e os inteligentes aprendem com os erros dos outros”, brinca. Para aqueles que estão começando agora, a dica é simples: paciência, muito estudo e dedicação. “E, obviamente, nada dá certo de primeira, então persistência também e fundamental”, complementa.

Newborn Photo Conference
Para acompanhar a palestra completa de Jaiel Prado, garanta o seu ingresso no Newborn Photo Conference, que acontece nos dias 20, 21 e 22 de abril de 2015, em São Paulo. Além dos ingressos presenciais, o IIF possibilita o acompanhamento online do evento. Veja mais: http://newbornphotoconference.com.br/2015/

Informações
Newborn Photo Conference
Data: 20, 21 e 22 de abril de 2015
Local: Teatro Gazeta
Avenida Paulista, N 900 – Bairro: Bela Vista
São Paulo | SP
Vendas: (11) 3021-3335
http://newbornphotoconference.com.br/2015/matricule-se/

E-book-gratuito-7-passos-da-fotografia-newborn

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

[FREELANCER] Buscamos Maquiadores para Cursos de Fotografia

[FREELANCER] Buscamos Maquiadores para Cursos de Fotografia

O Instituto Internacional de Fotografia é uma escola de fotografia...

Tudo sobre fotografia de moda

Tudo sobre fotografia de moda

Fotografia e moda sempre andam juntas.  Não à toa, a moda é um dos campos...

Inscrições abertas para Prêmio Newborn Brasil 2019

Inscrições abertas para Prêmio Newborn Brasil 2019

O Prêmio Newborn Brasil está com inscrições abertas para a sua terceira...

Carla Durante leva fotografia subaquática brasileira para o WPPI 2019, em Las Vegas

Carla Durante leva fotografia subaquática brasileira para o WPPI 2019, em Las Vegas

Carla Durante, um dos nomes mais reconhecidos da fotografia subaquática do...

Parceiros