// Aonde o básico é mais importante na carreira de um Fotógrafo

Detalhes como cuidado, atenção ao desejo do cliente, foco no objetivo do trabalho e convivência em equipe são fundamentais para a produção de um Fotógrafo que atue com Eventos Sociais. Muitos estudantes de Fotografia, aspirando seguir essa carreira dedicam anos de sua formação às inúmeras técnicas de captação de imagens, de composição, iluminação, pós-produção e se esquecem de que pequenas atitudes durante um ensaio podem ser imprescindíveis.

O que costuma acontecer? Cada vez mais alunos se tornam profissionais da Imagem, capturam fotografias belíssimas, dominam as técnicas como ninguém e realizam um trabalho de pós-produção com todo o cuidado, mas diante do contato social, caso o trabalho seja realizado na presença de outros profissionais, os excelentes e muitas vezes renomados fotógrafos não fazem idéia de como ouvir seu cliente, não têm a clara consciência da divisão de espaço e da relevância e produtividade de um trabalho em equipe.

Para que casos assim não continuem acontecendo, o Instituto Internacional de Fotografia convida os profissionais Willians Moraes, especialista  em Fotografia de Casamento e professor do IIF para reunir suas experiências e compartilhar depoimentos que possam exemplificar a importância de determinadas atitudes e posturas durante um trabalho fotográfico.

Na Fotografia de Casamento

É necessário que o Fotógrafo de Casamento, por exemplo, saiba que certeiramente vai encontrar outro profissional durante o seu ensaio e que terá de conviver harmoniosa e prazerosamente com ele. “É comum o fotógrafo ser contratado para registrar o dia da noiva, fotografar seu making off antes de ir para a igreja. Nesse caso, o fotógrafo certamente estará acompanhado de no mínimo um Maquiador e dependendo do estilo de Casamento pode ter também a companhia de um Cinegrafista” Afirma  Willians Moraes, especialista em Fotografias de Casamento.

Para ele, o primeiro passo para que um fotógrafo tenha um bom registro e o fluxo desse trabalho corra naturalmente é ter em mente que ele está ali para basicamente registrar o trabalho de outro profissional e não o contrário. “É como o encontro entre o Fotógrafo e o Maquiador, o fotógrafo jamais pode pensar que o maquiador está ali para contribuir com sua estética fotográfica, mas é ele quem está ali para registrar a atuação do maquiador com a Noiva, nesse caso sua cliente.” Relata Willians.

Outro ponto importante que o Fotógrafo precisa saber é que a dinâmica do dia não é unicamente em prol da sua fotografia, as coisas se encaminham de acordo com o que a cliente precisa e deseja. “Partindo desse ponto, o fotógrafo tem que topar ser coadjuvante desse primeiro momento, respeitando o espaço e tomando todo o cuidado para não atrapalhar os outros profissionais. Ser o menos interventivo possível, sem roubar a atenção da noiva” Acrescenta o especialista.

É também essencial ao trabalho do Fotógrafo em um evento de porte tradicional como é o Casamento, uma forte dose de sensibilidade e percepção. “Uma vez trabalhei no registro de imagem do Dia da Noiva e minha cliente dividia o salão de cabeleireiros com mais três noivas. Cada noiva estava acompanhada de um Maquiador e um Cinegrafista, pois todas queriam ser o foco daquele momento.” Conta Willians Moraes. “Todo cuidado pode ser pouco. Vestido, Sapato, Acessórios de cabeça, Maquiagem, Buquê, cada uma tem o seu e por mais que sua função não seja bem esta, o Fotógrafo tem que ter todo o cuidado com os paramentos e adereços da sua cliente”

Agora imaginem três fotógrafos, três maquiadores, três cinegrafistas e três noivas em um salão de cabeleireiro! Imaginaram? Agora pensem na postura desses profissionais. Ambos têm que sintonizar-se na freqüência das suas clientes e não no trabalho da outra equipe. Cada maquiador possui seu material de trabalho, esse material será utilizado exclusivamente pelo seu respectivo fotógrafo e cinegrafista, sem invadir o espaço e roubar a cena de ninguém.

“Vale a pena deixarmos esses detalhes, que parecem básicos bem claros, pois na hora do Ensaio Fotográfico, a Noiva estará nervosa, alegre, feliz, confiante, ansiosa e com medo. Tudo isto ao mesmo tempo. Quem, no final das contas segura o ambiente e faz do fluxo do ensaio algo natural e agradável é o fotógrafo. Que, mantém a postura e realiza seu trabalho, podendo ainda conquistar uma cliente para o resto da vida.” Conclui o especialista Willians Moraes que compõe o quadro da Associação Internacional de Fotografia de Casamento, a ISPWP.

Esta é a abertura de uma série de publicações que faremos sobre as Práticas de Fotografia em eventos sociais e as posturas dos Fotógrafos nas diferentes situações no convívio com outros profissionais durante um mesmo Ensaio Fotográfico. A partir de depoimentos de grandes nomes, como Willians Moraes que nos permitiu navegar pela Fotografia de Casamento, trataremos também do cuidado com o maquiador na Fotografia de Moda, interação entre Fotógrafos e Produtores de Eventos, Fotógrafo e seus próprios clientes, entre outros.

Acompanhem! Vale a pena aprender com a visão e a vivência de profissionais super experientes.

Willians Moraes
Formado em fotografia pela Escola Panamericana de Artes e especializado em fotografia social pela ICP International Center of Photography (New York). Já atuou em 5 países. Faz parte do quadro da Associação Internacional de Fotografia de Casamento, a ISPWP. Teve seu trabalho reconhecido internacionalmente em 2009 e 2010. http://www.williansmoraes.com/

 

 

 

 

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

[2020] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2020] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

[VAGA] SECRETÁRIO(A) ESCOLAR NO IIF

[VAGA] SECRETÁRIO(A) ESCOLAR NO IIF

O(a) Secretário(a) será responsável por proporcionar o bom...

Qual é o melhor software de edição de imagens: Lightroom ou Photoshop?

Qual é o melhor software de edição de imagens: Lightroom ou Photoshop?

Como todo fotógrafo sabe (ou deveria saber), a pós-produção é parte...

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

Parceiros