// Inclusão Social no Comunidade IIF desta semana

Rafael Moreno revela detalhes sobre as barreiras que precisou enfrentar para dedicar-se a paixão pela fotografia

“Nasci surdo…” é assim que, aos 20 anos de idade, o aluno do curso de Capacitação Profissional em Fotografia Rafael Moreno começa a narrar sua história para a coluna “Comunidade IIF” desta semana; Uma história emocionante que traz um exemplo de vida e de superação.

Aos dois anos de idade Marilene Moreno, mãe de Rafael, percebeu que seu filho não correspondia a alguns estímulos próprios de sua idade. Alguns exames depois, foi constatado que se tratava de um caso de surdez profunda e que, tardiamente diagnosticado, traria graves consequências na aquisição de linguagem de seu filho.

Além disso, Rafael não conseguia acostumar-se com o uso de aparelhos auditivos e foi por volta dos quinze anos de idade que abandonou completamente seu uso, passando a estudar LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). “Foi uma mudança muito grande em minha vida. LIBRAS me ensinou tudo o que, até então, não havia conseguido aprender com o uso de aparelhos auditivos. Cada dia eram novas descoberta e com isso eu ficava muito feliz”, revelou Rafael por e-mail.

Nesta mesma idade surgiu o interesse pela fotografia, “Gostava muito de tirar fotos de mim mesmo e das pessoas, depois tentava deixá-las melhores no computador. Com o tempo me interessei cada vez mais pela fotografia e com a ajuda dos meus pais comecei a procurar um curso de fotografia”, relembrou Rafael

Para realizar o sonho de seu filho, Marilene passou a procurar uma escola de fotografia que estivesse disposta a atender as dificuldades de Rafael, mas a maior barreira que encontrou foi que grande parte das escolas não disponibilizavam um tradutor interprete em libras. “Foi quando encontramos o IIF através da internet”, contou Marilene, “Liguei e fui muito bem atendida, desde então uma parceria maravilhosa aconteceu entre nós”.

Rafael escolheu o Curso de Capacitação Profissional. Todo o Sábado viajava de São Roque, onde mora atualmente, para assistir as aulas no Instituto Internacional de Fotografia. Ao seu lado, um tradutor interprete de libras, ajudava-o durante as aulas teóricas. “A maior dificuldade foi em entender coisas especificas da área, até mesmo com o interprete, mas os amigos que fiz durante o curso me ajudaram a entender muitas dessas coisas. Além disso, os professores são excelentes e a experiência que obtive foi muito gratificante”.

Apesar das dificuldades apresentadas na vida de Rafael, o esforço foi cada vez maior transformando-o em um aluno, que a cada nova aula, sabia superar os obstáculos impostos pela comunicação mostrando-se com um dos mais dedicados da turma. Durante a aula de Direção de Modelo, Danilo Russo, fotógrafo de moda e diretor do Instituto, disse ter se surpreendido com o desempenho de Rafael, que realizou os exercícios com muita habilidade. Não só Danilo, como outros professores disseram que Rafael realmente sentiu dificuldades quando comparado aos outros alunos, mas ao final de todos os módulos suas notas sempre se mantinham entre as melhores.

Confira um pouco do trabalho realizado por Rafael durante as aulas, através da galeria postada abaixo:

[nggallery id=12]

“Antes de começar o curso eu via a fotografia de uma maneira simples, como a maioria das pessoas; Agora que já terminei vejo a fotografia de um modo diferente, como uma arte. Mesmo não trabalhando especificamente com fotografia, ela é constante em minha vida. Hoje posso dizer que vivo uma vida normal. Afinal, todos enfrentam dificuldades na vida, eu também sou assim, faço o possível para superá-las. Assim como o curso de fotografia foi uma superação a cada dia. No final só obtive ganhos. Conheci pessoas novas, lugares novos experiência de vida”, finalizou Rafael que terá sua formatura realizada brevemente.

Uma presença importante na vida de Rafael é certamente sua mãe Marilene, que confessou estar em constante aprendizado ao lado do filho. Mãe ainda muito jovem, enfrentou um grande preconceito pela deficiência do filho que só fez intensificar a ligação entre ambos, tornando a vitória de um, motivo de comemoração para ambos. “Ser mãe de uma criança com qualquer que seja a deficiência é um aprendizado constante, a cada etapa da vida do Rafael foi uma conquista, na escola, os amigos, mas tarde no trabalho, tudo foi vencido. Hoje ele é querido por todos e o preconceito a cada dia se apaga mais um pouquinho, porque aprendemos a aceitar o que nos foi proporcionado”.

E é assim, superando os desafios com amor à fotografia, que Rafael Moreno concluiu o curso de Capacitação e daqui para frente, a cada novo clique, poderá expressar de forma única sua maneira de ver o mundo, assim como naquela velha máxima “Uma imagem vale mais que mil palavras”.

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

O domínio da iluminação na fotografia é algo que não acontece do dia para...

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

No dia 21 de setembro, o Parque Ibirapuera, em São Paulo, recebe o Zoom In...

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

Anualmente, o Museu da Imagem e do Som (MIS) realiza o FOTO MIS – antigo Maio...

Clique aqui para receber mais informações

Parceiros