// Dicas de Iluminação por Rogério Andrade

Atendendo aos pedidos de nossos alunos e convidado pelo Instituto Internacional de Fotografia, Rogério Andrade, especialista em Fotografia de Estúdio, topou esclarecer questões relacionadas à Iluminação de Estúdio.Rogério começa a entrevista discorrendo sobre as propriedades das Fontes Luminosas. “Qualquer fonte de luz possui quatro propriedades” Diz o professor.

Intensidade, responsável pela potência da luz; Direção, que dá a aparência e a forma; Cor e Natureza, que se subdivide em Dureza ou Suavidade das sombras. A manipulação desses quatro fatores é imprescindível para quem espera fazer uma boa fotografia.  Dependendo do contexto, da proposta e, se for o caso, do estilo do cliente, é justamente através desses conceitos que se torna possível simular luzes já existentes ou criar novas formas de iluminação.

“No caso de uma sessão de Moda, por exemplo o tipo de iluminação utilizada será diferente da iluminação da Fotografia de Culinária, por isso, para a credibilidade e competência de um profissional atuante no mercado, é necessário que ele domine as diferentes propriedades da luz.” Conclui Rogério Andrade.

O quesito Iluminação abre espaço para uma série de outros tópicos, que serão estudados posteriormente nas próximas entrevistas com o professor. Hoje, Rogério falará sobre a importância dos acessórios na vida de um fotógrafo.

São inúmeros os tipos de Acessórios, mas eles podem ser catalogados em dois grupos distintos: acessórios relacionados à luz dura, e acessórios relacionados à luz suave.

O que é Luz Dura e Suave?
Luz dura é a luz que gera uma sombra dura, ou seja, uma sombra bem definida, bem delimitada. “Trata-se da luz que me permite saber exatamente onde começa e onde termina seu contorno.” Resume ele.

Já a Luz Suave é aquela que gera uma sombra considerada suave, ou seja,  não é muito bem definida, existe transição ou degradê entre a área de sombra e uma área totalmente iluminada.

Ambas as luzes, portanto, têm relação com a sombra gerada.

Voltando aos acessórios. No caso da luz dura, os acessórios frequentemente utilizados são os chamados Refletores. São três: Angular; Parabólico; Base. Além de outros dois, que fazem parte da família de acessórios da luz dura, mas não são refletores, são: Snoot; Colméia.
Para a luz suave, os acessórios são, em sua maioria, os chamados Difusores. Entre eles: Soft Box; Sombrinhas

Especialista em Fotografia de Estúdio, Rogério Andrade é professor do Instituto Internacional de Fotografia desde a inauguração da escola. Profissional do segmento fotográfico há mais de sete anos, Rogério se especializou nas fotografias feitas em estúdio, que no seu caso são: Fotografia de Produto, Fotografia de Culinária e Fotografia de Moda.

Para mais informações acessem o site: http://www.rogerioandrade.com

 

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

Qual é o melhor software de edição de imagens: Lightroom ou Photoshop?

Qual é o melhor software de edição de imagens: Lightroom ou Photoshop?

Como todo fotógrafo sabe (ou deveria saber), a pós-produção é parte...

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

Como fotografar arquitetura e interiores

Como fotografar arquitetura e interiores

O principal para uma boa fotografia de arquitetura e interiores é analisar...

Fotógrafo brasileiro é vencedor do Pulitzer, maior premiação de Jornalismo do mundo

Fotógrafo brasileiro é vencedor do Pulitzer, maior premiação de Jornalismo do mundo

O fotógrafo brasiliense Ueslei Marcelino foi um dos vencedores do prêmio...

Clique aqui para receber mais informações

Parceiros