// Fotógrafo como Empresário, com Jaiel Prado e Simone Silvério

simoneNo fim da década de 80 e início dos anos 90’s a Geração Yuppie, retratada em filmes como Wall Street (1987) e Working Girl (1988) buscava entrar no mercado financeiro como uma maneira de atingir a estabilidade financeira. Muito mais conservadores do que a geração anterior – dos hippies -, motivados pelas mudanças financeiras impostas pelo presidente norte-americano  Ronald Wilson Reagan e a primeira ministra britânica Margaret Hilda Thatcher, esta geração foi altamente influênciada pelo mercado competitivo das corporações. Enquadrados nesta geração, Jaiel Prado e Simone Silvério decidiram seguir o percurso da maioria em sua juventude, buscando profissões tradicionais, ele em engenharia e ela em administração.10409093_829716830451898_2885087474269863397_n

“Com o tempo vem a maturidade e aí o equilíbrio da balança vai mudando, status social, títulos corporativos, stress total em troca de dinheiro vão dando lugar às coisas que realmente importam como família, amigos, auto-realização, artes, espiritualização, etc., enfim valores que têm mais a ver com o que você realmente é e menos a ver com o que os outros acham que você deveria ser”, relevou Simone em entrevista exclusiva ao Photomag.

A fotógrafa não fica só no discurso. Apaixonada pela maternidade (Simone tem quatro filhos com Jaiel), já fotografou centenas de bebês, especializou-se no exterior com diversas fotógrafas renomadas e, inclusive, já ofereceu workshops pelo país inteiro. Jaiel não é diferente, possui a melhor formação de coaching existente no mercado e abriu o estúdio com – como ele mesmo descreveu em seu site –  sua alma-gêmea e esposa  para que pudessem trabalhar juntos. Estarão, no terceiro dia (21/04) do 6º Newborn Photo Conference apresentando o tema da palestra “O fotógrafo como empresário: fluxo de trabalho e produtividade”.

Segundo os fotógrafos: “Esse é um tema normalmente deixado de lado ou colocado em um plano secundário em relação aos temas ligados à composição, técnica e até marketing, mas ele não é. Ele é, não só, tão importante quanto (…) quanto pode deixar muito mais tempo para você fotografar (sic)”.

NewBorn_1566Questionados sobre o termo “fotógrafo-empresário”, utilizado no título da palestra, em relação a um fotógrafo artista, ambos esclarecem que é ingenuidade pensar que existe uma desvinculação da ideia de fotógrafo com aquela de “artista/criador”, pois tanto um quanto outro precisaram de estratégias, conhecimentos, planejamentos, investimento, pesquisa e etc, para fixar-se no mercado.  Relembram ainda que a verdade é que desde 1940, com a criação do departamento de Fotografia do MoMA, com Beaumont  Newhall, ao lado de sua esposa,  e a estruturação do primeiro departamento de fotografia idependente em um museu de arte, a fotografia foi reconhecida como arte,o que colocou fim a discussão.

Com este vasto repertório cultural, não fica dificil imaginar a qualidade da palestra que oferecida por Simone e Jaiel durante o 6º Newborn Photo Conference. Para finalizar a entrevista, questionamos-os sobre dicas relacionadas a produtividade que eles poderiam oferecer a quem deseja migrar, para quem já  está e para quem, até mesmo, quer iniciar na fotografia como a primeira profissão: “Monte sua estrutura e seus NewBorn_1230processos mas pense sempre nos próximos passos. Por exemplo, rotinas de nomeação de arquivos, back-ups, gerenciamento de clientes e do fluxo de caixa, etc. Quando se está começando corre-se o risco de a cada trabalho fazer de um jeito, mais tarde quando o número de trabalho, clientes e tarefas for maior e mais complexo a falta de organização pode quebrar suas pernas”.

Ainda por último os palestrantes  fizeram questão de deixar claro, os motivos pelos quais alguém deve ir ao congresso: “É um grande encontro dos profissionais que trabalham nesta área, excelente para saber o que está acontecendo, quais as novidades, aprender muito, fazer contatos, conhecer pessoas e trocar idéias tudo isso concentrado em três dias em um único lugar. Oportunidade melhor não há.

A quem interessar, a programação, temas, datas, horários, palestrantes e claro, a aquisição do passaporte de ingresso

(disponível até dia 11/04 no presencial e 18/04 no online), estarão disponíveis no site: http://newbornphotoconference.com.br/2016/

E-book-gratuito-7-passos-da-fotografia-newborn

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

[FREELANCER] Buscamos Maquiadores para Cursos de Fotografia

[FREELANCER] Buscamos Maquiadores para Cursos de Fotografia

O Instituto Internacional de Fotografia é uma escola de fotografia...

Festival Amparo em Foco movimenta a fotografia no interior de São Paulo

Festival Amparo em Foco movimenta a fotografia no interior de São Paulo

Pelo quarto ano consecutivo a cidade de Amparo, localizada no Circuito das...

FestA! – Festival de Aprender leva oficinas e cursos para unidades do Sesc São Paulo

FestA! – Festival de Aprender leva oficinas e cursos para unidades do Sesc São Paulo

Entre os dias 15 e 24 de março, todas as unidades do Sesc São Paulo estão no...

Claudia Andujar revela a luta do povo Yanomami em exposição no IMS Paulista

Claudia Andujar revela a luta do povo Yanomami em exposição no IMS Paulista

Ao entrar na galeria 2 do prédio do Instituto Moreira Salles, na Avenida...

Parceiros