Fotografia de parto com Clara Sampaio

Clara Sampaio é um nome forte na atualidade quando se refere à fotografia de família e parto. Mas a sua carreira como fotógrafa começou bem aos poucos, e sem muito planejamento. A sua relação com a fotografia vem desde a infância, como uma atividade totalmente sem pretenções. “Quando ganhei minha primeira câmera, ainda com filme, fotografava tudo. As viagens do colégio, depois da faculdade, meus amigos, família. Tenho tudo impresso!”, confidencia.

Formada em arquitetura, Clara começou a estudar fotografia, de verdade, somente em 2010,  “primeiro, para entender como a câmera funcionava e, depois, para aprender a me comunicar por meio da imagem”.

“A chave foi virando aos poucos e, com muito trabalho e disciplina, fui conseguindo migrar de uma profissão para outra. Hoje vivo 100% de fotografia”, conta ela. Mas Clara faz questão de dizer que sua trajetória não foi fácil, e que muitas pessoas a ajudaram a chegar onde está hoje. A fotógrafa explica que para viver de fotografia é necessário bem mais do que fotografar somente: “A gente precisa comercializar o que faz e, para isso, é necessário ter uma empresa, desenvolver habilidades que transcendem e muito a fotografia em si”. Ela destaca um nome muito importante para a sua carreira e vida: “[…] tive um apoio sem medidas de uma pessoa muito especial, o Carlos Maia, e a ele agradeço muito de todo meu coração. Tenho uma equipe maravilhosa também, a qual sempre me refiro, estamos uns pelos outros. Hoje somos mais que amigos, viramos família”.

Agora, Clara traz na bagagem muito estudo, dedicação e talento que foram reconhecidos com prêmios de diversas associações, incluindo a International Society of Professional Wedding Photographers (ISPWP), a Wedding Photojournalist Association (WPJA), a Artistic Guild of the Wedding Photojournalist Association (AG|WPJA), a Wedding Photography Select (WPS), a Fearless Photographers. Por dois anos consecutivos (2014 e 2015),  ficou entre os 20 fotógrafos mais premiados do ano pela Inspiration Photographers. E também foi indicada a fotógrafa revelação em 2014 e fotógrafa do ano em 2015 pela Inpiration Photographers.

Clara Sampaio é palestrante estreante da próxima edição do Newborn Photo Conference, e conta que ficou muito feliz pelo convite e em ver a fotografia da família, parto e newborn sendo discutida em um evento de tamanha magnitude. No meu ponto de vista, tudo isso se trata de fotografar famílias, de guardar histórias de vidas e suas complexidades em fases diferen
tes em que elas acontecem. Acho muito importante um evento como esse. Enriquece o repertório e amplia nossa capacidade de compreensão do quão preciosas são essas imagens. Da nossa responsabilidade como narradores de trechos das vidas de outras pessoas”
, detalha.

O tema de sua palestra é “Fotografia de parto:  Presença e sensibilidade”, e abordará aspectos prático e teóricos. “Vou abordar os pontos técnicos que vejo como necessários para fotografia de um parto. E mostrar como faço desde a primeira reunião, até a hora em que o bebê vai para os braços dos pais ou para o berçário. Pretendo, assim, ajudar a ampliar os leques de ferramentas de cada um, para que possamos todos fazer crescer nossa fotografia e nossa maneira de contar essas histórias”, finaliza.

Não perca a chance de ouvir essa e outras palestras. A 7ª edição do Newborn Photo Conference acontecerá entre os dias 18 e 20 de Abril , trazendo 13 palestrantes, brasileiros e estrangeiros. Garanta já o seu ingresso pelo site. A conferência será transmitida online, também. Acesse:  NEWBORNPHOTOCONFERENCE.COM.BR/2017/

Mais informações: [email protected] ou (11) 3021-3335

 

– Por Vivian Kuppermann Marco Antonio

E-book-gratuito-7-passos-da-fotografia-newborn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 89 = 99

 

Parceiros

Desenvolvido por