// Fotografia de gestantes – Truques para um belo ensaio

Estar grávida é algo mágico na vida de uma mulher e registrar esse momento é muito importante e esperado pela maioria delas. Para o fotógrafo, ser o escolhido para fazer essas imagens é lisonjeante e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade. É aí que começam a surgir as dúvidas e incertezas naqueles que ainda estão iniciando neste ramo da fotografia.Fernanda-Giarato-IIF

Como tornar um ensaio, que pode durar horas, em algo agradável e confortável para as mães? Como dirigir o casal de modo que as fotos saiam leves e descontraídas? Como explorar da melhor forma possível diferentes ângulos?

Para a fotógrafa, Fernanda Giarato, um dos pontos mais importantes para quebrar o gelo e fazer um bom planejamento de como será o ensaio, além de manter sempre o bom humor, é conversar bastante antes da sessão com o casal, para conhecer um pouco mais de cada um. “Personalidade, profissão, idade, hobbies. Assim consigo ter uma ideia do estilo de vida deles, isso me ajuda muito na condução do ensaio”. O processo criativo deve levar em conta todos esses fatores, só assim chegará a uma mescla do fotógrafo e do casal, agradando a todos.

Fernanda possui uma forte ligação com este momento da vida, já que foi durante a própria gestação, há seis anos, que descobriu sua vontade de transformar o hobby em profissão, para fazer o que amava e poder ver o filho crescer de pertinho. Hoje, especialista em fotografia de família ela explica que cada grávida é única, de forma que a maior dificuldade é justamente saber lidar com essas diferenças e conseguir captar a verdade entre o casal, para que o amor existente ali sobressaia durante o ensaio e fique registrado no material final.

Fernanda-Giarato-IIF3Para a fotógrafa, em meio a tantas dúvidas existem três dicas básicas que se aplicam a todas as etapas do processo: Seja sensível, seja paciente, saiba lidar com cada tipo de gestante, prepare-se e tenha jogo de cintura para enfrentar os obstáculos que podem acontecer na sessão, explore bem o ambiente e imagine o resultado final das suas fotos antes mesmo dos primeiros cliques. É sempre preciso ter em mente todo o processo para dar igual atenção a todas as etapas.

Um bom planejamento envolve desde a conversa inicial, escolha conjunta da hora e local do ensaio, até o tratamento das fotos, álbum e divulgação. Para a escolha do local do ensaio não podemos nos esquecer de pensar em lugares que possuem uma estrutura minimamente confortável. Se estiver pensando em um parque lembre-se de reparar se lá existem ambientes com sombras e lugares confortáveis para a gestante sentar, por exemplo.

Hoje a fotografia de família é uma das áreas que mais crescem, as pessoas estão cada vez mais gostando de registrar belos momentos juntas, seja a gestação ou um ensaio sem data, em qualquer momento lindo da vida. A espera de um bebê merece ser tratada com todo amor e carinho e todo o processo deve fazer parte da experiência, por isso, é preciso que as mães se divirtam e curtam cada momento, não bastando apenas boas fotos no final. Tentem ficar amigos de suas clientes e confiem em seus olhares, sem medo de errar. Cada olhar é único e de erros podem sair grandes descobertas.

Gostou das dicas da Fernanda?

-Atualizado em 12/07/2017

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

“A fotografia não é só um mero registro”. A Fotografia e a Arte Contemporânea com Ronaldo Entler.

“A fotografia não é só um mero registro”. A Fotografia e a Arte Contemporânea com Ronaldo Entler.

 “A fotografia não é só um mero registro”. A Fotografia e a Arte...

[IIF CONTRATA] Vagas Abertas para Vendedores no IIF

[IIF CONTRATA] Vagas Abertas para Vendedores no IIF

O Instituto Internacional de Fotografia é uma escola de fotografia...

[IIF CONTRATA] VAGAS PARA PROFESSORES DE FOTOGRAFIA

[IIF CONTRATA] VAGAS PARA PROFESSORES DE FOTOGRAFIA

O Instituto Internacional de Fotografia é uma escola de fotografia...

Da criação até a comercialização da fotografia autoral no IIF

Da criação até a comercialização da fotografia autoral no IIF

Por: Lara de Oliveira Santos No dia 30 de agosto, o IIF traz de volta o curso...

Parceiros