// Fotografia de casamento: Para começar

Fotografia de casamento é uma área bastante delicada da fotografia. O fotógrafo que recebe a missão de cobrir um casamento tem uma responsabilidade gigantesca de registrar os melhores e mais especiais momentos desse evento tão importante na vida, não só de duas pessoas, mas de duas famílias.

Não existe uma receita certa e quadrada de como fazer isso. Esse trabalho exige muito mais do que conhecimento técnico, exige sensibilidade e olhar apurado.

Podemos até mesmo dizer que há dois métodos de fotografar um casamento: o fácil e o difícil.

O método fácil envolve o conhecimento e a habilidade técnicos. O fotógrafo precisa estudar sobre iluminação e composição. Precisa conhecer os equipamentos disponíveis para saber qual levar para cada evento. E precisa lidar com câmera de forma ágil, tendo em mente que o ambiente onde ocorrerá o ensaio muda rapidamente.

O jeito difícil demanda um investimento mental bem maior e direcionado às pessoas presentes no evento. É necessário entender as pessoas e como elas são e mostrar isso através das fotografias. É necessário conseguir contar a história daquele casal e daquelas duas famílias através das imagens.

O que é fotografia de casamento?

Para começar, essa pergunta que parece muito simples à primeira vista, mas que pode ter os mais diversos significados com um pouco mais de reflexão.

Para alguns, a fotografia de casamento é apenas um registro do evento, feito por um das dezenas de fornecedores contratados para um casamento. O fotógrafo é mais um item a ser adicionado na lista dos preparativos, assim como o buffet e a decoração.

Para outros, é o mais importante dos fornecedores. Porque, depois que tudo acabar, o álbum de fotografia do casamento é o que vai sobrar para ser mostrado para as próximas gerações e é a lembrança mais material que eles terão.

A fotografia é um registro de duas famílias, da união entre elas, e do início de uma nova fase para aquelas pessoas.

Comparando com outros estilos de fotografia

A fotografia de casamento é a área que mais abrange outros modos de fotografia. Depende de cada profissional o estilo a ser usado. Cada fotógrafo se empenha e enxerga o casamento de acordo com o seu estilo. Alguns trazem para o lado da moda, ou conceitual. Outros podem trazer para o estilo mais documental.

E isso é bastante interessante para o profissional identificar claramente qual é o foco do seu trabalho e perceber o que diferencia o seu trabalho dos demais.

E para quem são essas fotografias?

O casamento conta com muitas pessoas envolvidas. Então quem é o cliente? Quem recebe essas fotos?

Uma resposta rápida seria: a noiva, principalmente. E depois, vem o noivo.

Isso porque toda essa atmosfera de casamento ainda está muito ligada ao sonho feminino, àquele conto de fadas, com todo aquele encantamento e magia que envolvem esse grande dia.

Porém, as outras pessoas também devem ser atendidas.

As expectativas do noivo e da mãe da noiva, por exemplo, também devem ser atendidas.

O ideal é atingir e superar todas as expectativas que todos os membros da família estão nutrindo. Por isso, é bacana tentar registrar todos os momentos das mais distintas formas.

No entanto, como profissional, o fotógrafo deve ir além e perceber que seus clientes e futuros clientes estão muito mais perto que ele imagina.

A decoradora da festa também é um cliente em potencial, e tem que ser atendida. Cada vez mais a decoração vem ganhando atenção especial dos noivos, com mais detalhes e personalização. O fotógrafo deve saber mostrar isso também, mostrar a decoração do ambiente.

E assim, é possível aproveitar essas fotos para estreitar a relação com esse fornecedor. Por que não compartilhar essas fotos com a decoradora? As fotos terão que ser feitas de qualquer forma, e podem ser aproveitadas para aumentar o seu networking.

É um tipo de marketing bastante eficaz e que só depende da sua gentileza e boa vontade.

O mesmo acontece com a estilista do vestida da noiva. Uma foto do vestido que a noiva está usando também será necessária. E a estilista também é um fornecedor que pode agregar à sua lista de contatos profissionais.

E isso pode ser aplicado a todos os fornecedores que também foram contratados para aquele casamento. Buffet, banda e etc.

Por fim, mas nada menos importante. O fotógrafo deve agradar a si mesmo. Ele deve investir na sua própria satisfação, no seu estilo. Para garantir isso, é preciso ter os clientes certos, aqueles que vão te contratar porque gostam do trabalho que você faz, gostam dos seus registros e suas técnicas. E isso não vai acontecer com todos os clientes.

Trabalhar com o cliente errado, que está esperando outros resultados, é certeza de decepção e frustração para os dois lados.

Por mais difícil que seja encontrar o seu próprio estilo, é um passo essencial para construir o seu portfólio e mostrar para os clientes o seu trabalho.

O portfólio é o bem mais valioso que o fotógrafo profissional possui. Você deve pensar que vai fazer de cada casamento uma chance de melhorar o seu portfólio, e que suas fotos despertarão as mais diversas emoções para quem olhá-las.

Fotografia de casamento é uma área bem vasta e muito gratificante, mas exige perseverança e delicadeza de olhar.

Para quem deseja se aprofundar mais nesse tipo de fotografia, o IIF desenvolveu o curso Extensivo de Fotografia de Casamento, desenvolvido para os fotógrafos de casamento que querem ir além dentro da área e estudar com profundidade todos os seus aspectos técnicos e teóricos.

A primeira turma começa em Março e as inscrições já estão abertas. Confira no site maiores detalhes sobre o curso.

Mais informações: [email protected] ou (11) 3021-3335

 

-Por Vivian Kuppermann Marco Antonio

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

[2020] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2020] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

[VAGA] SECRETÁRIO(A) ESCOLAR NO IIF

[VAGA] SECRETÁRIO(A) ESCOLAR NO IIF

O(a) Secretário(a) será responsável por proporcionar o bom...

Qual é o melhor software de edição de imagens: Lightroom ou Photoshop?

Qual é o melhor software de edição de imagens: Lightroom ou Photoshop?

Como todo fotógrafo sabe (ou deveria saber), a pós-produção é parte...

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

Parceiros