Qual é o melhor software de edição de imagens: Lightroom ou Photoshop?
Como todo fotógrafo sabe (ou deveria saber), a pós-produção é parte...
A Fotografia Fine Art é aquela fotografia artística e autoral ou independente. Neste ramo, você produz as fotografias e só depois irá vende-las, seja para galeristas, decoradores, colecionadores, museus, ou para qualquer cliente que tenha interesse em obter essa fotografia.
Para trabalhar nesta área, a primeira coisa que você precisa é saber se situar no mercado e como encontrar esses clientes, que tem o interesse em comprar um trabalho que já está pronto. Depois, você precisa compreender o que esse material precisa ter para ser vendável, conhecer as preferências do mercado. E mais importante, saber como apresentar este material, como tratar a foto, qual o melhor papel, como fazer com que seu trabalho seja durável, como oferecer um produto final impecável para o seu cliente.
O termo também se estende à revelação, já que muitos querem guardar suas obras de arte com uma impressão de altíssima qualidade. A impressão Fine Art é requintada. Ela utiliza impressoras, tintas e papéis diferenciados. Essa combinação proporciona maior durabilidade e tom mais artístico às obras, já que consegue reproduzir com fidelidade as cores e efeitos idealizados pelo fotógrafo.
Pensando em atender fotógrafos que queiram aproveitar ao máximo a qualidade e a expressão artística de suas fotografias, o Instituto Internacional de Fotografia lançou o curso “Fine Art: pós-produção e mercado”. Ele é voltado para fotógrafos que desejam ampliar seus conhecimentos e possibilidades de novos negócios na Fine Art, conhecendo os mecanismos de impressão, tipos de papeis utilizados, tratamento de imagem e tudo que é necessário para produzir um trabalho impecável. Afinal, é mais fácil extrair o máximo de qualidade de uma fotografia quando entendemos todo o processo que é realizado após o clique.
“O Fine Art é um curso que pega um fotógrafo que já trabalha no mercado por encomenda, ou tem interesse em ingressar nesse mercado, e fornecesse para ele as ferramentas pra se situar no mercado de fine art. Esse mercado em que você primeiro produz um material de uma qualidade física e estética, e coloca para a venda através de canais especializados, para um público específico.” – Alex Villegas
Para trabalhar com Fine Art é preciso entender de fotografia, do processo de impressão, tratamento de imagem, das matérias primas e dos macetes mercadológicos. Esse curso abrange desde o tratamento de imagens específico para esse segmento, até as características dos papéis especiais e quais utilizar em cada caso. Os alunos também aprendem a entender cada tipo de impressão e qual é a mais adequada para o resultado final desejado. As técnicas para aumentar a durabilidade da obra também são ensinadas passo a passo.
Além de toda a técnica, os alunos também terão uma aula mercadológica: como identificar meu público alvo? Como funciona a estrutura do mercado de artes, tiragens e assinaturas? Quais os canais de escoamento da produção fotográfica? Como funcionam, como selecionam e o que apresentar às galerias?
É essencial conhecer todo o processo, por isso o curso inclui uma palestra com um galerista, para que os alunos entendam seu ponto de vista e forma de trabalhar; palestra com um fotógrafo convidado experiente na área, que irá apresentar sua vivência e outro ponto de vista do mercado; uma visita a uma atelie de impressão para que os alunos conheçam o processo, e já iniciem seus próprios trabalhos; e ainda uma visita guiada a uma exposição de fotografia.
É um conhecimento ímpar. Para mais informações sobre o curso, clique aqui.
Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.