// FestA! – Festival de Aprender leva oficinas e cursos para unidades do Sesc São Paulo

Entre os dias 15 e 24 de março, todas as unidades do Sesc São Paulo estão no FestA! – Festival de Aprender, um evento recheado de cursos, oficinas, feiras e vivências gratuitas. E como não poderia ser diferente, a fotografia está presente em boa parte da programação, com opções para todos os públicos e gostos. Separamos algumas dicas para curtir o final de semana.

15/03 – Sesc Carmo – Câmera Fotográfica Gigante: Observação em Tenda Obscura

A vivência de fotografia oferece aos participantes a oportunidade de adentrar em uma câmera obscura de grandes proporções (tenda lúcida), desmistificar seu funcionamento e pensar tanto a imagem estática quanto a imagem em movimento.

15/03 – Sesc Campinas – Possibilidades da Fotografia Contemporânea

Explorando luz e tempo na construção de obras fotográficas e instalativas, vamos expor como a ciência se entrelaça à sua poética. A partir da utilização de sistemas rudimentares ou tecnologia avançada, o artista explora o tempo e o contraditório na transformação da imagem.

15/03 – Sesc CineSesc – Caleidoscópio Polifluente – Oficina de Fotografia Experimental

A oficina pretende exercitar uma fotografia experimental com respaldo conceitual e teórico a partir de uma abordagem abrangente. A técnica do caleidoscópio (com o app streetview gratuito) associada à fotografia de rua que coloca o corpo inserido na cidade será exercitada a fim de produzir um resultado de colagem fotográfica. Ao fotografar no app streetview, mudando o próprio eixo, gera-se um resultado de emendas inesperadas, como a imagem de um caleidoscópio, com vários eixos perspectivos.

16/03 – Sesc São Caetano – Máquina fotográfica Lambe Lambe: demonstração e revelação

Nessa intervenção, o público poderá conhecer a técnica e história da fotografia Lambe Lambe, conhecer fotografias originais lambe lambe e participar da produção de retratos coletivos na hora.

16 e 17/03 – Sesc Pompeia – Bordado em fotografia

Oficina prática voltada para artistas e interessados em geral que desejam trabalhar com a possibilidade de intervir artisticamente na fotografia impressa, utilizando para isso a prática do bordado livre.

19/03 – Sesc Santo André – Fotografia de Palco

Nesta oficina teórica e prática, o público terá a oportunidade de conhecer o trabalho da fotógrafa Lenise Pinheiro. Os alunos irão fotografar cenas de um monólogo, com a atuação da atriz Lúcia Bronstein. Durante a prática, a artista falará seu processo, os principais desafios da profissão e das variáveis técnicas de luz e de palcos.

17/03 – Sesc Itaquera – No Rolê – Fotografia com celular

A oficina busca mostrar que a fotografia, tão presente na vida de todos a partir da facilidade de uso do celular, pode ser uma ferramenta de expressão pessoal, estimulando o uso da câmera do aparelho celular de forma criativa, na produção de fotos de arquitetura, retratos, selfies e paisagens, tornando consciente ato fotográfico.

23/03 – Sesc Pompeia – Colorização de fotografia

O curso propõe o resgate das técnicas de colorização manual de fotografia, que utiliza diversos pigmentos para a aplicação de cores sobre a imagem, como aquarela, guache, lápis, óleo e outros.

23 e 24/03 – Sesc Santo André – Experimentos em Papel Salgado | obsessão: sal na fotografia

Esta oficina propõe contextualizar os processos históricos do século XIX, preparar soluções químicas e emulsionar manualmente o papel salgado, praticar a técnica do fotograma (fotografia sem câmera), utilizar negativos disponibilizados pelo projeto e montar um pequeno livreto composto por capa e miolo como resultado final da atividade.

Confira a programação completa neste link.

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

Paraty Em Foco 2019 quer descobrir novos talentos da fotografia brasileira

Paraty Em Foco 2019 quer descobrir novos talentos da fotografia brasileira

O Festival Internacional de Fotografia Paraty Em Foco está com convocatória...

Adobe aumenta preços da Creative Cloud no Brasil; plano de fotografia fica mais caro

Adobe aumenta preços da Creative Cloud no Brasil; plano de fotografia fica mais caro

A Adobe aplicou um reajuste nos valores dos pacotes de softwares da Creative...

Inscrições abertas para a 7ª edição da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS

Inscrições abertas para a 7ª edição da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS

O Instituto Moreira Salles anuncia a 7ª edição da Bolsa de Fotografia...

Fotógrafo brasileiro é vencedor do Pulitzer, maior premiação de Jornalismo do mundo

Fotógrafo brasileiro é vencedor do Pulitzer, maior premiação de Jornalismo do mundo

O fotógrafo brasiliense Ueslei Marcelino foi um dos vencedores do prêmio...

Parceiros