// Carla Durante: dicas para fotografar gestantes

CARLA DURANTE

Como homenagem ao Dia das Mães, a PHOTOMAG convidou a fotógrafa Carla Durante para inspirar aqueles que estão começando na fotografia de gestantes, a partir do trabalho que ela vem desenvolvendo há anos. Algumas dicas e toques simples podem fazer toda a diferença na sua fotografia. Confira:

Menos é mais

Neste caso, Carla sugere figurinos simples, apenas uma camisa branca e uma calça jeans foram escolhidos, para não roubar a cena do barrigão. “É sempre bacana deixar a camisa abotoada apenas na parte de cima e enrolar ou deixar aberta caindo para o lado. A ideia é mostrar a barriga”, afirma.

Ao dirigir a gestante, a dica é sugerir à mãe que ela faça carinho no bebê, sempre dizendo o nome dele. Por exemplo: “Faça um carinho delicado na Valentina…”, ao invés de dizer simplesmente “Coloque a mão na barriga”. O resultado é simples e sensível: mãos delicadamente abraçando a barriga e mamãe olhando o bebê com um sorriso doce.

1

Flores no caminho

Para quebrar o gelo e a timidez no início da sessão, Carla sugere que o fotógrafo dê algo para ela fazer enquanto é clicada. Segurar ou cheirar flores são uma ótima opção.

“Eu sempre pergunto antes que flores ela gosta e procuro comprar a flor que ela prefere. Peço para ela sentir o perfume delicado e que esse perfume a envolva de alegria e prazer… como se ela estivesse ensinando o bebê o perfume e a beleza da natureza”, conta Carla. “Dessa forma, elas sempre sorriem de forma natural. No final da sessão antes de ela ir embora, eu dou as flores para ela”, diz.

2

Românticas

Segundo Carla, rendas e cores claras combinam com os ensaios de gestantes, criando um efeito delicado e romântico. “Às vezes, peço para que elas caminhem – um ou dois passos – em minha direção. A pose fica mais natural assim”, diz.

3

Close-ups

A dica de Carla é incluir close-ups do barrigão no seu ensaio. “Procure perceber como as mãos estão apoiadas e tente enquadrar a aliança de casamento. Ela é um importante símbolo de família”.

4

Eles na foto

Os papais também têm um papel fundamental no ensaio de gestantes: “Faça uma foto com o pai abraçadinho ao bebê. Dependendo da personalidade dele, ele estará alegre, compenetrado ou brincalhão. Deixe ele ser quem ele é! Não precisa dizer o que ele deve fazer. Apenas sugira que ele fale algo para o bebê”, sugere Carla. E completa: “Diga para a mãe que dessa vez ela é apenas coadjuvante na foto! Essa hora normalmente eles ficam todos orgulhosos e felizes”.

6 5

Sem ciúmes

Nunca deixe de fazer fotos dos outros filhos do casal. “Eles devem sentir que são especiais e importantes para a mamãe e papai deles. Eles também podem dizer algo ou apenas mandar um pensamento para o bebê – por telepatia!”, afirma Carla.

9 8

 

 

Mudando de posição

Caso faça alguma foto da mamãe sentada, a dica é prestar atenção no alongamento para que a barriga não fique achatada. E lembre-se, sempre, de ajudar a sua modelo a levantar depois.

10

 

Esvoaçantes

Tecidos e ventilador trazem magia ao momento. “Eu gosto de usar tons rosas para as meninas e azuis para os meninos”, conta Carla.

11

Olhar para dentro

Para Carla, momentos introspectivos pedem outro tipo de iluminação e fundo. Dessa forma, o olha é atraído a captar essa conexão.

13 12

 

Gostaria de aprender mais sobre Fotografia de Gestantes com a Carla Durante? Confira o workshop com a fotógrafa que acontece nos dias 21 e 22 de Novembro de 2015 aqui.

 

 

 

Carla_Durante_foto1-166x166CARLA DURANTE

Fotógrafa de Famílias, Gestantes e Newborns. Uma das fundadores da ABFRN(Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos) e colunista do portal PhotoChannel onde publica mensalmente textos com conteúdo técnico e de análise, gosta de compartilhar conhecimento e gerar discussões construtivas no meio fotográfico. Formada em Publicidade e Propaganda, trabalhou por  20 anos como Editora de Arte da TV Globo e carrega parte dessa experiência e conhecimento na hora de editar e tratar as suas imagens bem como produzir os álbuns e vídeos que entrega para seus clientes. Sua principal atenção no ensaio de gestante é fazer com que a família toda se envolva e vivencie uma experiencia prazerosa, divertida e carregada de sentido durante a sessão. E assim, extrai do momento, pinceladas de emoções e sentimentos verdadeiros do casal que espera feliz um filho chegar. Conheça a GALERIA da Carla Durante.

 

 

 

E-book-gratuito-7-passos-da-fotografia-newborn

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

COMUNICADO IIF

COMUNICADO IIF

Informamos que devido a pandemia do COVID-19, em respeito à lei 13.979, e a...

[2020] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2020] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

[VAGA] SECRETÁRIO(A) ESCOLAR NO IIF

[VAGA] SECRETÁRIO(A) ESCOLAR NO IIF

O(a) Secretário(a) será responsável por proporcionar o bom...

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

O domínio da iluminação na fotografia é algo que não acontece do dia para...

Parceiros