// Exposições fotográficas para Abril/2017

Confira algumas das exposições fotográficas em cartaz esse mês por todo o país.

 

Salvador – BA

“As mais Belas Vistas de Salvador”

Uma exposição fotográfica inédita em homenagem ao aniversário da cidade está em cartaz no Shopping Bela Vista. A mostra “As mais Belas Vistas de Salvador”, é composta por 28 fotografias locais, com imagens panorâmicas e aéreas da cidade, incluindo pontos turísticos e registros de festas populares.

Apaixonado por Salvador, Osmar Gama, fotógrafo idealizador da mostra, conta que fotografa a cidade para o aniversário há oito anos. “Há oito anos homenageio Salvador no seu aniversário. Sou um apaixonado por esta terra. Adoro fotografá-la de formas diferentes e poder divulgar”, diz. A homenagem com imagens de até dois metros ficarão expostas no Piso L2, em frente Livraria Leitura.

No Shopping Bela Vista, até 15/04.

Para mais informações: Aqui

 

Dourados – MT

“Fortes de Coimbra”

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realiza a exposição fotográfica “Forte de Coimbra”, em Dourados, e que ficou exposta até 9 de abril.

A exposição fotográfica é resultado de uma expedição ao Forte de Coimbra de um grupo de representantes da Uems e da UFGD com o objetivo de trazer à população douradense, estudantes e acadêmicos, uma breve apresentação sobre as riquezas turísticas, históricas e de biodiversidade.

A exposição faz parte do projeto de extensão Galeria Itinerante e acontece em parceria com a Uems, 3ª Cia de Fronteira-Forte de Coimbra e shopping Avenida Center.

No Shopping Avenida Center, até 09/04.

Mais informações: Aqui

São Paulo – SP

“You will never walk Alone”

You Will Never Walk Alone, série de Camila Svenson, é a primeira exposição do programa Nova Fotografia 2017 no MIS. As 15 fotos que compõem o projeto foram feitas em uma vila na Islândia e abordam as conexões humanas, a vulnerabilidade e o pertencimento. O trabalho exposto foi feito durante uma residência artística realizada pela fotógrafa em uma pequena vila na Islândia. Retrata um grupo de adolescentes entre 15 e 17 anos da cidade de Húsavík – uma comunidade pesqueira de dois mil habitantes no extremo norte do país. Húsavík tem apenas uma rua principal, a igreja luterana que se abre todos os domingos e uma lanchonete. “Não importa onde você esteja, a montanha está em quadro o tempo inteiro. O frio corta o rosto como vidro afiado, e com a chegada do solstício de verão, o céu sempre tem um azulado estranho, digno de pesadelo”, descreve a artista.

O título da série vem de uma inscrição existente na parede do quarto de uma das jovens com quem conviveu. Este momento é relatado pela fotógrafa: “No penúltimo dia fui fotografar uma das meninas que faltava. Ao entrar no quarto dela e ver este adesivo colado na parede, you will never walk alone, logo soube que este seria o título. A frase resume a troca que aconteceu com estes adolescentes e remete à sensação que temos nesta idade de que os laços que temos são infinitos e fortes, e que vão ser uma constante sempre. You Will Never Walk Alone tem a ver principalmente em como essas pessoas se pertencem como grupo, como unidade”.

No Museu da Imagem e do Som, até 02/04.

Mais informações: Aqui

 

“Ícones de Hollywood”

A mostra traz 161 fotografias, clicadas entre 1920 e 60, do acervo da Fundação John Kobal, criada pelo cinéfilo austríaco. Baseada no livro “Hollywood Icons: Photographs from the John Kobal Foundation”, de Robert Dance, a exposição transporta o público à era de ouro da sétima arte em um recorte de 40 fotógrafos de oito estúdios de cinema – como Warner Bros., Columbia e Paramount, entre outros.

É quase possível sentir o cheiro do laquê de Rita Hayworth e ouvir o sapateado de Fred Astaire ao passear pela exposição que desembarca no Espaço Cultural Porto Seguro.

No Espaço Cultural Porto Seguro, até 16/04

Mais informações: Aqui

Rio de Janeiro – RJ

“Otto Stupakoff: Beleza e Inquietude”

A retrospectiva dedicada ao fotógrafo paulistano Otto Stupakoff (1935-2009), com curadoria de Bob Wolfenson e Sergio Burgi, reúne cerca de 300 fotografias, além de publicações e vídeos apresentando sua extensa produção, realizada entre 1955 e 2005. Seu acervo está sob a guarda do IMS desde 2008 e é composto por 16 mil imagens.

Pioneiro da fotografia de moda no Brasil, Stupakoff foi um dos fotógrafos brasileiros de maior projeção internacional. Além de ensaios de moda e retratos de celebridades internacionais do mundo das artes e da política, produzidos para revistas como Harper’s Bazaar, Life, Esquire, Glamour, Look e Vogue, Stupakoff, que passou a parte mais produtiva de sua carreira vivendo em Nova York e Paris, deixou conjuntos menos conhecidos de retratos, nus, instantâneos de rua, fotografias de suas incontáveis viagens pelo mundo – inclusive pelo Ártico – e experimentações no limite do abstracionismo.

Para contemplar toda a sua trajetória, a mostra se divide em quatro grandes temas: seus anos de formação e primeiros trabalhos nos anos 1950; os anos de 1960 a 1970 e sua colaboração com as principais revistas de moda do mundo, como a Harper’s Bazaar e a Vogue francesa, além de retratos de personalidades como Jack Nicholson e Truman Capote; sua série de nus; e uma sala dedicada às viagens que fez.

No Instituto Moreira Salles, até 16/04

Mais informações: Aqui

 

Virtual

“A mulher na Revolução de 32”

O MIS apresenta sua segunda exposição no Google Cultural Institute – plataforma na qual o site Google realiza parcerias com centenas de museus, instituições culturais e acervos históricos para hospedar online os patrimônios culturais do mundo.

“A mulher na Revolução de 32” reúne, entre fotografias e arquivos de áudio, trocas de correspondências (exclusivas do acervo do MIS) relatando o dia a dia de voluntárias da Revolução. Os documentos revelam o papel da mulher no momento em que o Estado de São Paulo se rebelava contra o governo de Getúlio Vargas.

Essa é a segunda exposição do MIS na plataforma. O público também pode conferir Cinema paulista nos anos 70, uma mostra com fotos de cenas, bastidores de filmagens, vídeos com entrevistas exclusivas e equipamentos da produção cinematográfica na cidade de São Paulo entre os anos de 1968 e 1980.

Ambas as exposições podem ser conferidas, gratuitamente, no link: bit.ly/cultureinstitutemis

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

O domínio da iluminação na fotografia é algo que não acontece do dia para...

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

No dia 21 de setembro, o Parque Ibirapuera, em São Paulo, recebe o Zoom In...

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

Anualmente, o Museu da Imagem e do Som (MIS) realiza o FOTO MIS – antigo Maio...

Clique aqui para receber mais informações

Parceiros