// Você está pronto para a Nova Era da Fotografia?

Há muito se discute quais os caminhos da fotografia, qual o rumo que a arte vai seguir nos próximos anos. Da fotografia analógica à digital, com a popularização dos smartphones e a facilidade de acesso a uma câmera, uma nova era da imagem é traçada, mas pouco se fala sobre os caminhos do fotógrafo, o profissional da fotografia.

Há alguns anos, o que tornava um fotógrafo reconhecido eram as suas fotografias. Em uma era pré-internet, ter o domínio da técnica e conhecimento da imagem eram suficientes para destacar o fotógrafo da multidão.

 

Com o início da era digital, a tecnologia tornou a informação mais acessível, democratizou o conhecimento e facilitou a formação de novos profissionais incríveis. Porém, com a expansão do mercado, a concorrência também aumentou consideravelmente, criando novas desafios para o fotógrafo.

O fotógrafo de hoje precisa entender que, para se diferenciar em um mercado cada dia mais competitivo, é preciso entender que a fotografia é um negócio. Ou seja, o fotógrafo precisa saber fazer fotos incríveis, mas, se o objetivo é viver de fotografia, ele também precisa saber administrar o negócio como uma empresa.

Ter uma empresa de fotografia é fazer planejamento, criar um fluxo de trabalho com processos bem divididos, saber cobrar pelo seu serviço, se posicionar corretamente no mercado, ter uma estratégia de divulgação. É entender e aplicar todos os conhecimentos no negócio para que sua atividade se torne rentável e bem sucedida.

Para ajudar você, fotógrafo, a ter um negócio bem sucedido, o IIF criou o Photo Meeting, a primeira imersão de marketing, vendas e negócio dedicada a fotógrafos. O Photo Meeting não é um congresso com palestras sobre diversos temas, ele é um curso sequencial e estruturado, com material de apoio e exercícios práticos que irão auxiliar a desenvolver a sua carreira antes, durante e depois do evento.

 

Os cursos serão ministrados por profissionais da fotografia e especialistas em negócio selecionados a dedo, que irão apresentar cada tema com base em experiências vivenciadas na prática. As principais tendências do mercado serão abordadas em quatro temáticas principais: o planejamento, o estudo das oportunidades e das ameaças, a previsão de crescimento e a definição de objetivos; a gestão, ou seja, os desdobramentos da atividade profissional e a cultura empresarial; o financeiro, a influência dos números na empresa e os principais fatores que garantem a estabilidade financeira do negócio; e por fim o marketing e vendas, essencial para alavancar o empreendimento e torná-lo sustentável.

Todos os participantes poderão participar, um mês antes, de um encontro online que funcionará como uma aula preparatória, com a introdução dos principais conceitos e exercícios que irão ajudar a aproveitar ao máximo o evento.

Se você também acredita que entender de negócio é essencial para construir uma carreira sólida, duradoura e rentável, você precisa participar do Photo Meeting. Estamos esperando você!

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

Revista Carcará chega à 17ª edição

Revista Carcará chega à 17ª edição

A Revista Carcará chega a sua 17ª neste mês de março, trazendo como mote a...

Primeira edição do Photo Meeting coloca os negócios no foco dos fotógrafos

Primeira edição do Photo Meeting coloca os negócios no foco dos fotógrafos

Nos dias 20 e 21 de março, o Instituto Internacional de Fotografia promoveu o...

[FREELANCER] Buscamos Maquiadores para Cursos de Fotografia

[FREELANCER] Buscamos Maquiadores para Cursos de Fotografia

O Instituto Internacional de Fotografia é uma escola de fotografia...

Festival Amparo em Foco movimenta a fotografia no interior de São Paulo

Festival Amparo em Foco movimenta a fotografia no interior de São Paulo

Pelo quarto ano consecutivo a cidade de Amparo, localizada no Circuito das...

Parceiros