Encontro mensal promove troca de fotos, conhecimento e experiências

Com o objetivo de fomentar o conhecimento fotográfico, o Fotroca surgiu a partir de uma iniciativa dos fotógrafos Ricardo Biserra e Monica Borges. Trata-se de um evento que promove a troca de experiências e obras entre fotógrafos, novatos ou experientes. Nos encontros, os participantes levam uma fotografia de sua autoria (impressa em papel fotográfico no tamanho 20×30 cm), assistem a uma palestra com duração média de uma hora e meia e no final, ocorre o sorteio das fotos trazidas pelos participantes

Já foram mais de 70 edições do encontro, com mais de 2000 fotos impressas e trocadas.

 

A próxima edição acontece no dia 12/08, às 15h, no Unibes Cultural, em São Paulo. O palestrante da vez será Yuri Bittar, falando sobre  “O Bom Olho” – Fotografia, Rua e Meditação

A rua é um dos espaços clássicos da fotografia. Grandes fotógrafos como Henri Cartier-Bresson desenvolveram maneiras de buscar, no cotidiano e comum, grandes imagens. Ao sair para a rua com intenção de fotografar podemos usar nossos olhos basicamente de duas formas: a CONCEITUAL é a que estamos acostumados, buscando o tipo de imagem que sabemos ser bom, usando nossas referências, espécies de filtros que nos ajudam a encontrar as fotos certas. A outra forma de ver é usando a PERCEPÇÃO, que significa ver as coisas com menos julgamento e mais curiosidade, sem procurar algo específico, se ligando ao momento e vendo o que tiver para ver, sem saber que tipo de imagens vamos encontrar.

É sobre esse segundo modo de ver que vamos falar nessa palestra, algo que podemos chamar de “O Bom Olho”, ou miksang, ou fotografia contemplativa, que na verdade não é nada novo, mas sim um resgate, e sabemos que fazemos isso às vezes, mas que feito com consciência pode ter efeitos mais intensos não só na qualidade do nosso olhar, mas na qualidade de nossa vida.

Yuri Bittar é designer, fotógrafo e historiador, mestre em Ensino em Ciências da Saúde. É instrutor de Mindfulness certificado e professor de Fotografia Contemplativa há 6 anos, tema sobre o qual desenvolve doutorado. Através da história oral, da fotografia, da literatura e outros recursos, tem buscado criar projetos mais próximos ao humano e que contribuam para a melhora da qualidade de vida.
Contato: contato@fotocultura.net
Site: http://www.yuribittar.com/

Para quem ainda não participou, o Fotroca tem como principal objetivo o compartilhamento de fotos, a promoção do encontro de fotógrafos e a troca de conhecimentos.

Uma ótima oportunidade de conhecer pessoas que partilham da mesma paixão: a fotografia!

Todos serão muito bem-vindos. Basta aparecer levando uma foto, de sua autoria, impressa no formato 20×30.

As inscrições do Fotroca terá inicio às 15h00, a Palestra terá inicio às 17h00 e após a mesma ocorre o sorteio das fotos participantes!

 

Contato Fotroca:

fotroca@gmail.com

facebook.com/fotroca

Tel: 11 99559-0234 (Ricardo)

ricbiserra@gmail.com

 

Serviços:

Local: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire 2500

Data: 12/08/2017

Horário: das 15h às 19h

Entrada gratuita

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Parceiros

Desenvolvido por