// Em sua 13ª edição, SP-Foto celebra riqueza da fotografia no Brasil e no Mundo

De 21 a 25 de agosto, São Paulo recebeu um dos principais eventos de fotografia do país. A SP-Foto – Feira de Fotografia de São Paulo, contou com a presença de galerias do Brasil e do mundo, em uma seleção de obras que contempla mais de 100 anos da história da fotografia. Entre os 44 expositores, retornaram para esta edição Fortes D’Aloia & Gabriel, Mendes Wood DM, Vermelho, Mario Cohen, Silvia Cintra + Box 4, Luciana Caravello, Luciana Brito Galeria, além de casas especializadas em fotografia vintage como a Fólio, a Utópica e a MaPa. Estreiam este ano as galerias Almeida e Dale + Leme/AD (São Paulo), Galería Zielinsky (Barcelona) e LAMB Arts (Londres, São Paulo).

Realizada anualmente em agosto, mês da Fotografia, a Feira se consolida como plataforma de intercâmbio cultural e artístico entre curadores, colecionadores, artistas, renomadas galerias e admiradores desse segmento das artes. Ao longo de cinco dias, no Shopping JK Iguatemi, a fotografia moderna e contemporânea ocupa posição central em debates, lançamentos e exposições que se expandem por toda a cidade de São Paulo.

De Maureen Bisilliat a Bárbara Wagner, atividades como o Circuito Ateliês Abertos, o Meet the Artists e a parceria inédita com a Escrevedeira, espaço de eventos literários, ampliaram o contato do público com nomes ascendentes e consagrados da fotografia nacional. Além disso, a 13ª SP-Foto intensifica o interesse internacional pela fotografia brasileira convidando sete especialistas estrangeiras ligadas a instituições renomadas de arte contemporânea e fotografia. As curadoras Margot Norton (New Museum, EUA), Barbara Tannenbaum (Cleveland Museum, EUA) e Julieta González (Jumex, México) engrossam reflexões candentes ao mundo da fotografia no Talks desta edição.

Parte fundamental na programação da SP-Foto, o Talks abrigou encontros entre curadores, galeristas, artistas e colecionadores, que refletem a respeito das tendências no fazer fotográfico e compartilham práticas e pesquisas. Nesta 13ª SP-Foto, quatro conversas preencheram as tardes de quinta e sexta, 22 e 23 de agosto, durante o evento. Além das participações já confirmadas para o Talks, outros importantes curadores estrangeiros vieram ao país para participar de uma imersão promovida pela SP-Foto.

Pela primeira vez, a SP-Foto teve um setor dedicado às principais editoras voltadas a produção de fotolivros e outras publicações relacionadas ao fazer fotográfico. A proposta é oferecer prints e livros especiais com valores acessíveis ao público. Editoras com forte presença no mercado, como a Cobogó e a Taschen, participam da 13ª SP-Foto ao lado de: BEĨ Editora, Editora Madalena, Fotô Editorial, Lovely House, Terra Virgem, Vento Leste e YOW.

Em parceria com a Vivo, a SP-Foto ofereceu percursos temáticos para o público interessado em conhecer as histórias por trás das obras e dos artistas apresentados na Feira. Elaborados e guiados pelos especialistas Paola FabresIsabella Lenzi e Gustavo Colombini, os quatro roteiros exclusivos – breve história da fotografia, fotografia e modernidade, cidades e natureza, corpos e identidades – convidaram o visitante a uma imersão no mundo da fotografia e nas reflexões que circundam esta linguagem. As Visitas Guiadas aconteceram gratuitamente em todos os dias de Feira, com inscrições abertas sempre uma hora antes da saída de cada visita.

 

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

COMUNICADO IIF

COMUNICADO IIF

Informamos que devido a pandemia do COVID-19, em respeito à lei 13.979, e a...

[2020] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2020] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

[VAGA] SECRETÁRIO(A) ESCOLAR NO IIF

[VAGA] SECRETÁRIO(A) ESCOLAR NO IIF

O(a) Secretário(a) será responsável por proporcionar o bom...

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

O domínio da iluminação na fotografia é algo que não acontece do dia para...

Parceiros