// Em sua 13ª edição, SP-Foto celebra riqueza da fotografia no Brasil e no Mundo

De 21 a 25 de agosto, São Paulo recebeu um dos principais eventos de fotografia do país. A SP-Foto – Feira de Fotografia de São Paulo, contou com a presença de galerias do Brasil e do mundo, em uma seleção de obras que contempla mais de 100 anos da história da fotografia. Entre os 44 expositores, retornaram para esta edição Fortes D’Aloia & Gabriel, Mendes Wood DM, Vermelho, Mario Cohen, Silvia Cintra + Box 4, Luciana Caravello, Luciana Brito Galeria, além de casas especializadas em fotografia vintage como a Fólio, a Utópica e a MaPa. Estreiam este ano as galerias Almeida e Dale + Leme/AD (São Paulo), Galería Zielinsky (Barcelona) e LAMB Arts (Londres, São Paulo).

Realizada anualmente em agosto, mês da Fotografia, a Feira se consolida como plataforma de intercâmbio cultural e artístico entre curadores, colecionadores, artistas, renomadas galerias e admiradores desse segmento das artes. Ao longo de cinco dias, no Shopping JK Iguatemi, a fotografia moderna e contemporânea ocupa posição central em debates, lançamentos e exposições que se expandem por toda a cidade de São Paulo.

De Maureen Bisilliat a Bárbara Wagner, atividades como o Circuito Ateliês Abertos, o Meet the Artists e a parceria inédita com a Escrevedeira, espaço de eventos literários, ampliaram o contato do público com nomes ascendentes e consagrados da fotografia nacional. Além disso, a 13ª SP-Foto intensifica o interesse internacional pela fotografia brasileira convidando sete especialistas estrangeiras ligadas a instituições renomadas de arte contemporânea e fotografia. As curadoras Margot Norton (New Museum, EUA), Barbara Tannenbaum (Cleveland Museum, EUA) e Julieta González (Jumex, México) engrossam reflexões candentes ao mundo da fotografia no Talks desta edição.

Parte fundamental na programação da SP-Foto, o Talks abrigou encontros entre curadores, galeristas, artistas e colecionadores, que refletem a respeito das tendências no fazer fotográfico e compartilham práticas e pesquisas. Nesta 13ª SP-Foto, quatro conversas preencheram as tardes de quinta e sexta, 22 e 23 de agosto, durante o evento. Além das participações já confirmadas para o Talks, outros importantes curadores estrangeiros vieram ao país para participar de uma imersão promovida pela SP-Foto.

Pela primeira vez, a SP-Foto teve um setor dedicado às principais editoras voltadas a produção de fotolivros e outras publicações relacionadas ao fazer fotográfico. A proposta é oferecer prints e livros especiais com valores acessíveis ao público. Editoras com forte presença no mercado, como a Cobogó e a Taschen, participam da 13ª SP-Foto ao lado de: BEĨ Editora, Editora Madalena, Fotô Editorial, Lovely House, Terra Virgem, Vento Leste e YOW.

Em parceria com a Vivo, a SP-Foto ofereceu percursos temáticos para o público interessado em conhecer as histórias por trás das obras e dos artistas apresentados na Feira. Elaborados e guiados pelos especialistas Paola FabresIsabella Lenzi e Gustavo Colombini, os quatro roteiros exclusivos – breve história da fotografia, fotografia e modernidade, cidades e natureza, corpos e identidades – convidaram o visitante a uma imersão no mundo da fotografia e nas reflexões que circundam esta linguagem. As Visitas Guiadas aconteceram gratuitamente em todos os dias de Feira, com inscrições abertas sempre uma hora antes da saída de cada visita.

 

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

O domínio da iluminação na fotografia é algo que não acontece do dia para...

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

No dia 21 de setembro, o Parque Ibirapuera, em São Paulo, recebe o Zoom In...

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

Anualmente, o Museu da Imagem e do Som (MIS) realiza o FOTO MIS – antigo Maio...

Vila Histórica de Paranapiacaba recebe festival de fotografia

Vila Histórica de Paranapiacaba recebe festival de fotografia

Nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, o estado de São Paulo recebe a...

Parceiros