// E você, já tem um Portfólio online?

Você deve ter visto o banner da WIX em praticamente todos os sites de fotografia que está acostumado a visitar. A gente conversou com a empresa e vamos te ajudar a entender quem eles são e o que oferecem! Olinda Costa, representante da empresa que tem sede em Israel, conversou com a nossa Professora do IIF Lila Souza e esclareceu algumas dúvidas.

Lila: O que é o Wix?

Olinda: O Wix é uma plataforma no estilo faça-você-mesmo que permite aos usuários montar um site sem experiência ou conhecimento prévio de programação ou design. Com uma interface simples do tipo arrastar-e-soltar, centenas de modelos gratuitos facilmente personalizáveis e uma vasta gama de recursos, Wix oferece aos seus usuários uma solução amigável e de grande custo-benefício para quem precisa de uma presença online. É importante dizer que o Wix disponibiliza também um editor de lojas online, ou seja, os usuários podem comercializar seus produtos através de seu próprio site de maneira muito fácil e intuitiva.

Lila: Quantos usuários tem o WIX, quantos deles são brasileiros e qual é o motivo dessa ação publicitária tão grande aqui no Brasil?

Olinda: No mundo inteiro, o Wix tem um total de 24 milhões de usuários. No Brasil temos cerca de 3.5 milhões de usuários. Todos os meses temos cerca de 200 mil novos usuários no seu país. Se considerarmos que cada um destes usuários monta pelo menos um site com o Wix podemos concluir facilmente que, só no Brasil, já foram montados cerca de 4 milhões de sites com a nossa plataforma. O Wix foi fundado em 2006 e a entrada oficial no mercado brasileiro foi em Fevereiro de 2011. Isto significa que em um ano e meio crescemos muitíssimo no mercado brasileiro.

Estamos muito focados nos usuários brasileiros e, em meados de Setembro, estaremos organizando dois eventos aí: um no Rio de Janeiro e o outro em São Paulo. Serão encontros com usuários e parceiros Wix mas também queremos contar com a presença do público em geral. Nesses encontros faremos uma breve apresentação sobre o Wix, sobre os nossos novos produtos e programas de parcerias, além de palestras sobre design, empreendorismo, e outros assuntos interessantes aos fotógrafos.

Lila: A presença publicitária de vocês aqui no Brasil está bastante voltada para os fotógrafos. Vocês dispõem de recursos especiais para esses profissionais?

Olinda: Disponibilizamos, no total, cerca de 450 templates.  Dessas, 276 são específicas para fotografia. Elas foram pensadas especificamente para atender às necessidades desse público específico, com estratégias concebidas para promover e destacar o trabalho dos fotógrafos e artistas que trabalhem com imagem em geral. Além disso, muito em breve, o Wix estará disponibilizando no seu editor novas ferramentas e aplicativos úteis para sites de fotografia. Todos os nossos sites são compatíveis com o Goolge e podem ser vinculados com as redes sociais.

Lila: Eu testei o Wix e achei o site grátis uma opção muito bacana como primeiro portfólio, pra quem está, como a maioria dos nossos alunos, começando a carreira e ainda não um site nem dinheiro para investir nisso. Entendo o site grátis como um primeiro passo, e na medida em que o trabalho ficar mais consistente, o fotógrafo pode fazer um “upgrade” para um site Premium e deixar a coisa mais “profissional”. Como acontece essa migração e quais são as principais diferenças entre um site grátis e um site Premium no Wix?

Olinda: As diferenças entre um site Premium e um site grátis são muito poucas. Uma das diferenças é que o espaço de armazenamento do site Premium é maior. A outra diferença é que o site Premium não tem qualquer anúncio ou referência ao Wix, ao passo que o site grátis tem um pequeno banner do Wix no rodapé. Então é isso mesmo que você referiu, um fotógrafo que está agora montando seu portfólio online poderá montar um site grátis, testar as diferentes ferramentas e opções que oferecemos mas, ainda assim, publicar o seu site de fotografia. Se ele quiser deixar o site com um look mais profissional, livre de anúncio, com mais espaço para armazenamento ou quiser agregar uma loja online, então poderá adquirir o site Premium. Porém, ambos os sites têm a mesma qualidade e as mesmas opções.

Ansioso para começar? Clique aqui e monte seu primeiro portfólio online!

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

[2020] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2020] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

[VAGA] SECRETÁRIO(A) ESCOLAR NO IIF

[VAGA] SECRETÁRIO(A) ESCOLAR NO IIF

O(a) Secretário(a) será responsável por proporcionar o bom...

Qual é o melhor software de edição de imagens: Lightroom ou Photoshop?

Qual é o melhor software de edição de imagens: Lightroom ou Photoshop?

Como todo fotógrafo sabe (ou deveria saber), a pós-produção é parte...

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

Parceiros