// Do celular para a câmera: dicas de aplicativos para fotógrafos

De aplicativos de tratamento de imagem a fotômetros, os celulares trazem uma série de ferramentas que podem facilitar o trabalho de todo fotógrafo. Hoje, o #IIFDicas traz algumas sugestões de apps legais que podem ajudar (e muito) o seu fluxo de trabalho. Vamos lá?

O mundo do tratamento de imagens: Lightroom, Snapseed, VSCO…

Ferramenta de tratamento de imagens mais popular no mundo da fotografia, o Ligthroom também está no celular. O app traz uma grande quantidade de opções de tratamento de imagens e predefinições, com suporte para mobile e integração com as redes sociais. O app é gratuito e está disponível para Android e IOS.

A fotometria no seu bolso

Aplicativos como o Lightmeter são uma solução para quem precisa de um fotômetro de mão. Eles utilizam o sensor de luminosidade do celular para medir a intensidade da luz, indicando os valores de exposição. Existem opções de aplicativos pagos e gratuitos, disponíveis para Android e IOS.

Direção solar: conheça o Sun Seeker

Bastante usado por arquitetos e decoradores, o Sun Seeker usa da geolocalização do celular para indicar a direção da luz solar e sua posição em tempo real. É uma ferramenta útil para ensaios em externa. O app é pago e está disponível para Android e IOS.

Simulando profundidade de campo

Do inglês Depht of Field (profundidade de campo), os aplicativos como o DOF Calculator simulam enquadramento e profundidade de campo. Eles indicam os valores de distância focal e abertura, com a visualização dos resultados baseada em modelos de câmera e objetiva específicos. Existem opções de aplicativos pagos e gratuitos, disponíveis para Android e IOS.

Do celular para a câmera 

Existem vários aplicativos de acesso remoto do celular com as câmeras. Eles permitem a conectividade entre gadgets para diversas funções, como realizar disparos, acessar as fotos e controle das configurações. Este recurso é disponível em câmeras que dispõem de recursos de conectividade via bluetooth e wifi, ou através de cartões de memória e outros acessórios que permitam a conectividade. Os fabricantes de câmeras como Canon e Sony oferecem apps específicos para seus modelos, o que pode ser interessante caso você queira algo personalizado.

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

4 dicas secretas do Lightroom

4 dicas secretas do Lightroom

O Adobe Lightroom dispõe de vários recursos que garantem mais agilidade na...

#IIFDicas – Dominando o Flash Dedicado

#IIFDicas – Dominando o Flash Dedicado

O flash é um acessório indispensável para muitos fotógrafos. Através dele,...

Criando o primeiro portfólio: o que saber antes de começar?

Criando o primeiro portfólio: o que saber antes de começar?

No mercado da fotografia, o portfólio é o currículo do fotógrafo. É o meio...

5 livros sobre fotografia para ampliar o repertório de referências

5 livros sobre fotografia para ampliar o repertório de referências

O #IIFDicas de hoje traz algumas sugestões de leitura sobre fotografia para...

Parceiros