// Diego Rousseaux sugere dicas para iniciar na fotografia de culinária.

Fotografia de culinária

Quando o trabalho permite e a verba é curta, muitas vezes tentamos nós mesmos realizar a produção e nos fantasiamos de produtor / culinarista. Se tivermos gosto pela cozinha, muito melhor, porém este papel tem especificidades que devem ser contempladas.

Aqui vão algumas dicas básicas para quem vai se aventurar:

De olho nas compras

Grande parte do êxito na produção é conseqüência de uma compra correta. Escolher produtos frescos e vistosos, assim como também solicitar informação de quem lida com os produtos no dia a dia é importantíssimo, portanto, pergunte, converse, explique para que é o material que você está comprando e aprenda com os especialistas, que muitas vezes estão de chinelo em uma banca de feira.

Conservação

Comprove a vida útil dos alimentos que comprar. Não adianta ter um ramo maravilhoso de manjericão que vai ser usado daí a dois dias, pois já não existirá mais nessa data.

Coloque, mesmo que use logo, as folhas em água como se fossem flores porque, assim, elas se mantêm por mais tempo firmes.

Procure um lugar fresco para deixar todo o material e organize uma boa bancada para trabalhá-los. Os produtos de geladeira devem permanecer nela até uns momentos antes de serem usados. Com aqueles que se degradam rapidamente, separe um para montar a luz e o enquadramento, deixando os outros para a hora de clicar a foto final.

Variedade

Procure ter variedade de cores e tamanhos, mesmo dentro dos mesmos produtos. Frutas e folhas com tamanhos diversificados favorecem a distribuição harmônica dos objetos na montagem, assim como a variedade cromática.

Organização e limpeza

Procure trabalhar da forma mais organizada possível, montando uma bancada grande para ter um espaço onde abrir a produção.

Separe os produtos em tigelas ou cestos. Tenha facas afiadas e limpas, varias tábuas de corte, e, se possível, alguém que tome conta da pia, para manter tudo limpo o tempo todo.

Boas fotos!

Diego Rousseaux

-Atualizado em 31/05/2017

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

[VAGA] SECRETÁRIO(A) ESCOLAR NO IIF

[VAGA] SECRETÁRIO(A) ESCOLAR NO IIF

O(a) Secretário(a) será responsável por proporcionar o bom...

Qual é o melhor software de edição de imagens: Lightroom ou Photoshop?

Qual é o melhor software de edição de imagens: Lightroom ou Photoshop?

Como todo fotógrafo sabe (ou deveria saber), a pós-produção é parte...

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

Como fotografar arquitetura e interiores

Como fotografar arquitetura e interiores

O principal para uma boa fotografia de arquitetura e interiores é analisar...

Parceiros