// Danilo Russo lança, pela Editora Iphoto, livro sobre Iluminação de Pessoas

Ter um filho, plantar uma árvore e publicar um livro são, no ditado popular, as maiores realizações que um homem pode ter.  O fotógrafo italiano, fundador e diretor do Instituto Internacional de Fotografia, Danilo Russo lançou, nessa quinta-feira (01 de Dezembro) o seu primeiro livro de fotografia, que se debruça sobre a questão da iluminação.

Fruto de um trabalho árduo – o livro demorou 9 anos para ser produzido -, das questões mais pertinentes e frequentes realizadas por seus alunos durante seus cursos e apresentando teoria e sugestões de práticas, o fotógrafo garante que seu livro equivale a 10 cursos de iluminação. Para saber mais sobre esse lançamento, seu processo de produção e de que forma os assuntos são abordados, o Photomag bateu um papo com Danilo para divulgar maiores informações.

Confira:

Quem acompanha o trabalho de Danilo Russo, sabe que cada vez mais suas apostas estão na comunicação online, entretanto podem ter se surpreendido com a escolha do fotógrafo em realizar o lançamento de seu livro em um versão em papel. Quando questionado sobre essa escolha, a resposta foi direta “Sabia que vocês iam me perguntar isso! Então, não acredito que seja uma questão de valorizar mais ou menos o digital, até porque o conteúdo digital e o conteúdo no papel seriam os mesmos, e eu mesmo cheguei a conversar com meu editor sobre essa possibilidade, entretanto o que prevaleceu foi a fruição. Um formato mais orgânico permite uma fruição melhor e eu queria oferecer a melhor experiência de leitura.”

drDanilo garante que não passou 9 anos escrevendo direto, mas que com a rotina de diretor e a organização de congressos, deixava muitas vezes essa tarefa “descansando” por longos períodos, para retomá-la por um mês seguido “Geralmente no final do ano, no começo do ano, ou no Photo Image, por várias vezes tentava dar um gás para lançá-lo na feira”.  Na produção do livro, Danilo pesquisou questões da iluminação em nível internacional, com bibliografia em italiano, inglês e português. Além das questões que foi compilando das suas aulas práticas, conversas com professores e dúvidas dos alunos, o fotógrafo estudou também muitos conceitos que sabia intuitivamente, mas que não conhecia as bases teóricas.

Uma dos atrativos do livro é a divisão entre parte teórica e parte prática, com esquemas de luz. “Quem quer uma solução rápida parte dos capítulos 7, 8 e 9. Vê o esquema de luz, vê a explicação, vê a foto resultado e prática. Isso é a segunda parte do livro, se você quer pôr a mão na massa. Agora do capítulo 1 ao 6 é onde você irá basear os conceitos, para saber o porque escolher esse esquema de luz”, afirmou Danilo, que também chamou a atenção para a linguagem da iluminação, que segundo ele, diferentemente da maior parte dos manuais disponíveis no mercado,  é explicada de maneira fácil e direta, “Nós interpretamos a luz devido a mecanismo inconscientes e a interpretamos da mesma forma, por exemplo, o escuro é dramático, a luminosidade traz tranquilidade, a luz de cima é natural, a luz de baixo é irreal…a única coisa que mudará de cultura, para cultura é a direção da luz. Esse tipo de explicação, que está presente no primeiro capítulo é muito difícil de encontrar em outros livros e por isso, fiz questão de colocar.

Além da temática abordada, o que mais chama a atenção no livro lançado é sua diagramação e as imagens que o ilustram, segundo Danilo as imagens são de três tipos: Fotos de alunos – tiradas durante as práticas no IIF – “Quando eu encontrava uma foto boa que um aluno tirava já falava para ele – Olha! Essa foto vai pro livro”, muitas fotos tiradas pelo próprio autor seja na Europa, Brasil e América Latina “Mas, como fotógrafo de moda, não queria ficar só nisso, mas oferecer a possibilidade de falar de iluminação para pessoas” e professores convidados, que participaram da produção.

Para dar um saborzinho de quero mais, Danilo resumiu um pouco o que trata em cada dos capítulos, confira:

  1. A fotografia e a Luz: Leitura da Imagem. A transmissão da mensagem (ainda que inconsciente) através da iluminação. Danilo exemplificou que é como entender que uma canção de ninar é tranquilizante e um som estridente causa incomodo. Isso acontece com o som, assim como a imagem e são poucos os que sabem disso.
  2. A luz do ponto de vista da física: Explicação do ponto de vista mais técnico e cientifico.
  3. Quatro característica da luz: A característica da luz vista pelo fotógrafo.
  4. Fotometria: Esse capítulo é um alicerce de informações sobre como a luz combina com a fotometria e o começo da relação de iluminação, sobre a combinação das fontes.
  5. A iluminação fotográfica: Panorama sobre a fotografia mundial. O melhor de vários autores. Primeira fonte, distância entre o fundo e primeiro plano, brilho… esse capítulo poderia ser um livro por si só, segundo Danilo.
  6. Equipamentos – máquinas de luz: Um capítulo somente sobre equipamentos. Expõe todos os tipos de fontes, acessório de luz contínua, de flash, etc. Além de questões mais frequentes sobre cada tipo de luz e uma explicação sobre as marcas brasileiras e um guia de como comprar.
  7. 9. Fotografia em externa/ A luz do estúdio / A fotografia em locação: Parte prática, divida em fotografia ao ar livre (que não está em ambiente fechado) com luz natural e artificial (como numa praça de noite), em estúdio (com luz preparada) e locação, que pela lógica é uma mistura entre a fotografia em externa com a de estúdio.

captura-de-tela-2016-12-01-as-18-38-40

 

Se você gostou e quer garantir o seu livro, as pré-vendas já estão disponíveis através do site da editora Iphoto:

http://iphotostore.com.br/produto/7882631/Lancamento!-Iluminacao—teoria-e-pratica#.WEYs0Md0Fro

E para finalizar Danilo Russo conclui, em relação ao ditado popular do início da matéria: “Ter filhos, não terei mais, plantar árvores, já plantei e isso poderá acontecer eventualmente, mas sem dúvidas esse é o primeiro de outros livros.”

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

O domínio da iluminação na fotografia é algo que não acontece do dia para...

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

No dia 21 de setembro, o Parque Ibirapuera, em São Paulo, recebe o Zoom In...

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

Anualmente, o Museu da Imagem e do Som (MIS) realiza o FOTO MIS – antigo Maio...

Clique aqui para receber mais informações

Parceiros