// Cristiano Borges: o encantador de bebês


Descubra como um dos fotógrafos de newborn mais reconhecidos do Brasil chegou ao topo

Apenas dois anos depois de começar a clicar bebês, Cristiano Borges tornou-se um dos fotógrafos mais notáveis do cenário da fotografia de recém-nascidos no Brasil. Sua agenda de ensaios está lotada e, no tempo que sobra, ele viaja pelo Brasil oferecendo workshops e palestrando nos maiores eventos de fotografia do país. Em entrevista exclusiva ao IIF, ele conta um pouco da sua trajetória e fala sobre como vai ajudar os participantes da próxima edição do Newborn Photo Conference a ter uma carreira de sucesso.

zz Editadoo Miguel em alta 6 dias (2)Cristiano foi convidado, pela terceira vez consecutiva, para participar do único congresso de recém-nascidos do mundo, que acontece nos dias 10 e 11 de abril em São Paulo. E não era pra menos: nas duas edições anteriores, conquistou o público com seu carisma e chamou a atenção pelo seu estilo fotográfico peculiar. “Mas dessa vez a minha intenção é fazer algo diferente, me aprofundar em alguns assuntos que eu só introduzi nas outras edições!”, avisa Cristiano.

Dessa vez ele inaugura o evento com a palestra “Ensaio Newborn: O fluxo completo”,  oferecendo um panorama geral de uma sessão, etapa por etapa, desde o primeiro contato com os pais até a finalização. Essa seria uma palestra comum, mais do mesmo, se o fotógrafo não fosse Cristiano Borges: ele consegue fotografar bebês em uma média de 45 minutos e tem um estilo peculiar, alcançando resultados incríveis com o uso de flash e o jogo sutil de luz e sombra.

Mas como ele consegue fotografar tão rápido? “Não estamos de forma nenhuma fotografando de maneira mecânica. A questão é só saber o que o bebê quer, muitos fotógrafos não sabem. Só pelo choro nós já sabemos se ele quer mamar ou se está com cólica, assim podemos dar a ele o que ele precisa e conseguimos coloca-lo para dormir”, afirma o fotógrafo. Ele também afirma que trabalhar com um briefing ajuda muito e é possível economizar tempo com planejamento, já que não é preciso testar o que funciona ou não.

IMG_1339 2 copyAlém disso, Cristiano aponta que muitos fotógrafos “desperdiçam” cliques com a mesma pose: “Eu não perco tempo fazendo fotos repetitivas. Eu faço de 2 a 3 bons cliques da mesma pose, enquanto meus alunos fazem de 15 a 20 cliques. No total, eu acabo um ensaio com 130 fotos e outros fotógrafos com 600 ou 700. Vê a diferença? Mas porque eu preciso de tantas fotos se os pais vão comprar só 40 ou 60 fotos? É só garantir que os poucos cliques sejam bons”, diz.

Em sua palestra, Cristiano se aprofunda na questão das poses e fisionomia dos bebês, que podem agilizar o trabalho do fotógrafo. Ele também aborda questões que podem criar um diferencial no trabalho: criação de cenários e iluminação diferenciada, a sua marca registrada. “Precisamos sair dessa coisa ‘control c, control v’, hoje vemos um monte de fotos no mercado que não dá nem pra saber de quem é. A minha proposta é oferece um conteúdo inovador, ainda mais inspirador. Queremos motivar as pessoas para que elas sigam nesse caminho”.

Carreira

“Quando eu comecei, nem sabia o que era newborn, porque eu sou do interior e aqui tudo chega atrasado, pelo menos 40 anos atrasado! Foi com o nascimento do filho, tentei fotografa-lo com 9 dias, sem acessórios, sem briefing, sem produção… só que o resultado ficou tão ruim que nem o CD queria abrir!”, conta Cristiano, debochando de seu primeiro grande fracasso. “Mas depois que eu vi que as fotos ficaram péssimas, isso me motivou. Fui buscar mais, comecei a investir na fotografia, pesquisar, criar cenários, etc.”.

Nessa busca constante, Cristiano conversou com médicos e estudou muito sobre expressão corporal, fisionomia e começou a entenderYuri 13 dias Arvore BAIXA COM LOGO IMG_0865 os significados de cada choro. Aprendeu tudo o que se aprende em workshops por conta própria: “Quando o Newborn começou a virar um nicho eu vi que todo mundo aquecia a sala a 28 graus, por exemplo, ou utilizava lã… e eu já fazia tudo isso! Por que? Porque eu sei que a lã é um material antialérgico, que não ia causar problemas para o bebê. A temperatura eu já tinha descoberto por meio de pesquisas”, conta.

Depois que uma filiada da TV Globo o procurou para fazer uma matéria sobre o seu trabalho, sua carreira deslanchou: foram 33 entrevistas nos mais diversos meios de comunicação. Atualmente, ele faz uma média de 2 ensaios por dia, além de oferecer workshops e palestras pelo Brasil.

Newborn Photo Conference
Datas:
10 e 11 de abril
Horário:
das 9h às 18h15 (dia 1) | das 9h às 18h (dia 2)
Local:
Teatro Gazeta | Av. Paulista, 900
Mais informações: (11) 3021-3335 | [email protected]http://www.newbornphotoconference.com.br/

E-book-gratuito-7-passos-da-fotografia-newborn

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

O domínio da iluminação na fotografia é algo que não acontece do dia para...

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

No dia 21 de setembro, o Parque Ibirapuera, em São Paulo, recebe o Zoom In...

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

Anualmente, o Museu da Imagem e do Som (MIS) realiza o FOTO MIS – antigo Maio...

Clique aqui para receber mais informações

Parceiros