// CONFIRA O QUE ROLOU NA ÚLTIMA EDIÇÃO DO NEWBORN PHOTO CONFERENCE

O Newborn Photo Conference é o maior e mais completo congresso sobre fotografia newborn do Brasil e do mundo. Organizado pelo IIF, acontece todos os anos desde 2013. A última edição ocorreu na semana passada em São Paulo, repleta de palestras, sorteios, práticas, lançamentos, novidades e tendências, e teve transmissão ao vivo pela internet.

O congresso, mais uma vez, superou as expectativas, trazendo uma experiência única aos congressistas com muito conteúdo, novidades e interação com os palestrantes.

Em três dias, o público pôde mergulhar no universo newborn e aproveitar outros ramos da fotografia de família: fotografia de gestantes, acompanhamento infantil, fotografia de partos, entre outros. Além disso, palestras sobre marketing e negócio debateram a importância de uma atuação estratégica para a carreira do fotógrafo. Foram 14 palestras de fotógrafos e profissionais renomados, incluindo quatro internacionais. Nos seus perfis no facebook, Ana Bradt, Aoife Millea, Monica Olvera e Rachel Venoven agradeceram ao público e à produção pela participação no congresso, e vários congressistas postaram fotos e agradecimentos pelos conhecimentos compartilhados (#EuNoNPC2017).

Confira o que rolou em cada dia!

1º DIA

O primeiro dia do NPC começou animado. Antes das oito da manhã, uma fila se formava do lado de fora do Teatro Gazeta. Os congressistas chegaram cedo para retirar a credencial e já começar a aproveitar toda a experiência promovida pelo evento.

Silvia Martins foi a mestre de cerimônia dessa edição e, para abrir o evento, contou um pouquinho da história do surgimento do NPC e introduziu à plateia a primeira palestrante: Melissa Pierobom.

Manuseio de bebês para o ensaio newborn

Mel Pierobom, além de fotógrafa, é médica neonatologista e atua no atendimento de sala de parto e em UTI Neonatal. Por isso, ninguém melhor do que ela para falar dos cuidados necessários para manusear o modelo durante as sessões fotográficas.

Estreante no palco no NPC, Melissa entrou muito empolgada para contar os cuidados com o manuseio do bebê essenciais durante a sessão fotográfica. Sua apresentação abordou sobre fisiologia, anatomia e características dos recém-nascidos nos primeiros dias de vida, além de discutir os detalhes de iluminação, posicionamento e ângulos no transcorrer do ensaio, sempre destacando a cautela e a precaução ao manusear o bebê para garantir a segurança e bem-estar do pequenino modelo.

Para auxiliá-la nessas explicações, ela contou com dois recém-nascidos para participar da sessão prática. Melissa mostrou à plateia como posicionar os bebês da forma adequada, sem colocá-los em risco. Mel compartilhou diversas dicas para um ensaio newborn seguro.

O público adorou a apresentação. Nos corredores do teatro, os congressistas rasgavam elogios. À equipe do IIF, Melissa confessou: “Foi uma honra. Estava com muito frio na barriga, mas foi muito legal. A sensação depois é muito boa, um prazer enorme”.

O “negócio” da fotografia

Logo em seguida, foi a vez de Michelle Vilanova vir ao palco para compartilhar os seus conhecimentos na área de carreira e negócios na fotografia. De Natal diretamente para o NPC, Michelle compartilhou todo a sua experiência com marketing para o ramo da fotografia. Ela contou que, como fotógrafa, percebe a dificuldade dos colegas em se consolidar como profissional. “É difícil para o fotógrafo se ver como empresário e tratar a fotografia mesmo como o seu ganha-pão”, declarou Michelle. O principal foco de sua apresentação foi abordar as questões que impedem o fotógrafo de fazer da fotografia um negócio produtivo e lucrativo, sem deixar de lado a qualidade e a técnica nos seus projetos. Além da necessidade de conhecimento técnico da fotografia, ela destacou a importância de conhecer estratégias de marketing para promover o próprio negócio e das redes sociais e dos diferentes tipos de mídia possíveis como ferramentas úteis para a divulgação do profissional. Para descontrair, Michelle revelou uma experiência pessoal que ilustrou exatamente isso: “Minha mãe falou que eu tinha que fazer vídeo, mas eu ainda não tenho muita paciência com isso. Aí ela falou o que mais me marcou ‘Minha filha, as pessoas assistem a vídeos de 10 segundos, mas não leem um texto de 10 linhas’. E isso foi muito importante para mim”. Sua fala concluiu que é essencial estar sempre a par do avanço tecnológico e usá-lo a seu favor.

Para digerir toda essa informação, rolou uma pausa para o almoço. Na área premium, os congressistas aproveitavam para interagir melhor com os palestrantes e fazer um networking com gente de peso da área da fotografia newborn e de marketing para fotografia.

A natureza e a fotografia de gestante

Depois, todos voltaram ao auditório para conferir a palestra da mexicana Monica Olvera. Com o tema “Gestação e natureza, registrando emoção e liberdade, a fotografa compartilhou suas dicas e técnicas na fotografia de gestante com o público e mostrou algumas tendências dessa modalidade na America Latina. Ela nos contou que ficou muito honrada com o convite e que adorou a energia do público. Ela já esteve no Brasil, há três anos, para gravar um curso online, mas essa foi sua primeira experiência com uma plateia tão grande por aqui. “Foi perfeito. Eu curti muito a audiência”, definiu a fotógrafa.

 

A grande esperada do evento: Ana Brandt

No meio da tarde, finalmente, nossa mestre de cerimônia, voltou ao palco para apresentar a convidada mais esperada do dia: Ana Brandt.

Muito ovacionada e reconhecida, Ana já é figurinha carimbada no NPC e uma real inspiração para muitos fotógrafos de família. A americana começou a sua palestra contando um pouco da sua trajetória profissional e passando algumas dicas simples para o público. Sem perder muito tempo, Ana passou para a sessão prática. Com uma casal de gêmeos, ela mostrou todo o seu processo de transição de poses. Sua palestra durou quase três horas e o público acompanhou tudinho sem nem piscar e ainda ficou aquele gostinho de quero mais.

A fotografia subaquática com a magia circense

Para finalizar o primeiro dia, a querida Carla Durante veio ao palco para falar sobre um tema super bacana que ela vem explorando há um tempinho: fotografia subaquática de gestantes e bebes.

Ela explicou algumas propriedades físicas da água que interferem no processo fotográfico bem como os equipamentos que ela usa e como dirige os seus modelos embaixo d’água Por exemplo, vocês sabiam que, na água, um objeto parece estar mais perto e ser maior do que ele realmente está/é? Pois é, e todos os detalhes influenciam na técnica que deve ser aplicada para fotografar.

Para o fascínio de todos, Carla preparou uma surpresa espetacular e trouxe ao palco uma simulação do ambiente aquático com uma linda apresentação circense com acrobacias em trapézios que imitavam o movimento do corpo humano na água. E ela fotografou tudo ao vivo para a plateia inteira acompanhar e conferir o resultado de imediato. O público estava em êxtase com tanta beleza. Não tínhamos como finalizar o primeiro dia de um jeito melhor.

 

2º DIA

O segundo dia começou mais tranquilo. Todo mundo já estava acostumado com o ritmo do evento.

 

Fotografia newborn 100% na prática


Chegou a vez de Rachel Vanoven fazer a sua estreia como palestrante no Brasil. Rachel já viajou omundo fazendo belos ensaios e compartilhando os seus conhecimentos, ela é apaixonada pela captura de recém-nascidos e famílias, e faz isso da maneira mais honesta e delicada possível. Seu trabalho se tornou referência nesse universo

A americana mostrou, em uma apresentação 100% prática, suas técnicas de harmonia e composição com o auxílio dos nossos pequenos modelos.

 

O poder do tratamento de imagens
O segundo palestrante do dia foi o mineiro Henrique Ribas com dicas de pós-produção e alguns truques para usar o Lightroom e acelerar o seu fluxo de trabalho. Além disso, ele contou algumas novidades da Adobe e mostrou várias ferramentas que a empresa disponibiliza para facilitar o trabalho do fotógrafo e que vão além do velho conhecido photoshop e do próprio lightroom.

 

 

O mundo mágico da edição de imagens

Para a segunda parte do dia, todo mundo voltou para o auditório ansioso para conferir o que a irlandesa, Aiofe Millea, tinha para mostrar nessa sua primeira visita ao Brasil. A fotógrafa é conhecida pelas suas imagens cheias de magia e fantasia criadas a partir de um delicado trabalho de pós-produção. Muito simpática e nervosa – como a mesma declarou no palco – Aoife se apresentou e contou um pouco de sua carreira. Logo chegaram dois bebês para participar da sessão prática da palestrante. Ela mostrou os seus truques de posicionamento e sua paciência única para lidar com os pequenos. Ela tirou algumas fotos do modelo e fez questão de mostrar com realiza o seu tratamento de imagens para obter aquele resultado espetacular e marca registrada de seus trabalhos. Devido ao tempo limitado da palestra, ela se desculpou por fazer a edição de imagens mais rápida do que o normal, mas conseguiu explicar direitinho as ferramentas que ela usa e como para conseguir um resultado bem natural. Muito solícita, ela respondeu a principal dúvida dos palestrantes sobre os seus pacotes: ela oferece um kit ao seu cliente, incluindo a composição e a edição de imagens e entrega como produto final entre 20 e 25 fotos de pura fantasia.

Depois da imersão nesse mundo mágico, tivemos um coffee break com direito a mais fotos, logicamente. Todo mundo correu para registrar o encontro com Rachel, Ribas e Aiofe.

 

A emoção da fotografia de parto

Para fechar o segundo dia de congresso, trouxemos ao palco a sensibilidade e a emoção em forma de fotografia. Com a palestra “fotografando nascimento: dor, alegria e amor”, Clara Sampaio explicou todo o seu trabalho e todos os cuidados que ela toma dentro de uma sala de parto, desde sua postura para não atrapalhar o trabalho da equipe médica até os cuidados com a higiene no ambiente hospitalar e confessou que ela própria se emociona com cada nascimento registrado. A fotógrafa confidenciou momentos antes que estava nervosíssima: “Essa é a minha primeira apresentação para uma plateia tão grande”, confidenciou. Mas não decepcionou. Com certeza, uma palestra que transbordou sensibilidade e emoção.

 

3º DIA

Repleto de conteúdo, o evento passou muito rápido e de repente, já chegamos no terceiro e último dia.

 

A importância da iluminação na fotografia

Paloma Schell foi a responsável por começar esse dia. Sua palestra abordou um tema essencial para qualquer modalidade da fotografia: a iluminação. A fotógrafa explicou quais são as suas preferências nesse quesito, falou sobre a importância da escolha correta da cor tanto da parede do seu estúdio até a da roupa que o fotógrafo usa na hora da sessão. Ela deu dicas e explicou bastante sobre todos os aspectos que podem interferir na iluminação adequada.

 

 

Marketing e mentoria para turbinar a carreira na fotografia

A palestra da Paloma foi seguida pela do coach Alexandre Cury. Numa apresentação pra lá de dinâmica, Alexandre explicou alguns conceitos básicos do marketing muito úteis para alavancar a carreira do fotógrafo. Com sua experiência, ele mostrou a importância de uma estratégia bem pensada para atrair o cliente, sem gastar fortunas com divulgação. No final, ele ainda ofereceu desconto em sua mentoria para os congressistas.

 

 

 

O acompanhamento infantil

Voltando para a fotografia propriamente dita, chegou a hora da Hellen Ramos subir ao palco para compartilhar as suas experiências. Em sua estreia no NPC, o tema sobre o qual ela palestrou foi o acompanhamento infantil. Ela explicou os principais pontos e técnicas de todo o processo de registrar os diferentes estágios de uma criança e destacou a importância do relacionamento com o cliente para conseguir fazer esse trabalho fluir.

Logo ela passou para a prática e mostrou, ao vivo à plateia, como realiza as suas fotos com o auxílio das crianças que estavam lá prontas para participarem do ensaio fotográfico.

 

 

A delicadeza da fotografia de gestante

Para o segundo round do terceiro dia, veio a Simone Silverio para ensinar as suas técnicas de fotografia de gestantes. Muito querida pelo público, sua palestra estava coberta de expectativas. Obviamente, Simone não deixou por menos. A sua apresentação foi bastante informativa e útil, a fotógrafa descorreu sobre os principais pontos dessa modalidade da fotografia sem tornar a palestra monótona. Para finalizar, ela realizou dois ensaios ao vivo para que o publico pudesse conferir, na integra, todo o processo fotográfico dessa grande profissional.

 

Fotografia newborn junto à família

Por último, mas não menos interessante, Gustavo Sousa e a sua esposa, Katia Hille, foram os responsáveis por encerrar o evento. E não fizeram feio!

A apresentação do casal foi bem animada. Eles contaram um pouco da trajetória da vida deles e como ela se voltou para a fotografia. Depois contaram um pouco do trabalho que realizam e partiram para a prática.

Durante o ensaio, eles destacaram a importância de passar segurança e confiança para as crianças, fazendo brincadeiras, contando histórias e propondo atividades que sejam de interesse dos pequenos. Eles ainda deram algumas dicas de como melhorar as imagens sem ter que correr ao uso do photoshop ou qualquer outro software de edição de imagens, mas apenas usando alguns truques de enquadramento, ângulo e iluminação.

 

Os expositores

Quatro expositores estiveram presentes durante todo o evento, trazendo seus produtos e novidades em primeira mão para os congressistas do NPC.

Digipix é o maior e mais moderno laboratório de impressão fotográfica da América Latina, com serviços de customização em massa de fotolivros, fotopresentes, materiais gráficos e itens de decoração.

Lefotick é uma loja online de acessórios para a fotografia newborn, trazendo sempre novidade e tendências em wraps, mantas, headbands, fundos, pelúcias e outros.

Studio Paloma Schell é uma loja de produtos e acessórios para a fotografia newborn fundada pelo própria fotógrafa a partir da necessidade de suportes que facilitassem o seu trabalho na hora de fotografar. Hoje a sua marca é repleta de novidades e produtos como suportes, posicionadores e puffs.

Zeza Ventramelli também é uma das mais famosas marcas no mercado de acessórios para newborn, sempre investindo em novidades úteis e práticas.

 

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

Inscrições abertas para Prêmio Newborn Brasil 2019

Inscrições abertas para Prêmio Newborn Brasil 2019

O Prêmio Newborn Brasil está com inscrições abertas para a sua terceira...

Sete motivos para participar do Photo Meeting

Sete motivos para participar do Photo Meeting

O início de um novo ano traz a oportunidade de começar novas aventuras e dar...

Carla Durante leva fotografia subaquática brasileira para o WPPI 2019, em Las Vegas

Carla Durante leva fotografia subaquática brasileira para o WPPI 2019, em Las Vegas

Carla Durante, um dos nomes mais reconhecidos da fotografia subaquática do...

Investigação fotográfica sobre série de assassinatos vira fotolivro com campanha de crowdfunding

Investigação fotográfica sobre série de assassinatos vira fotolivro com campanha de crowdfunding

Os limites entre o real e a ficção são o convite para uma imersão na trama...

Parceiros