// Comunidade IIF – Uma história de superação e lição de vida por amor à fotografia

Anualmente recebemos no Instituto Internacional de Fotografia, entre os cursos de longa duração e cursos livres, mais de 600 alunos; Deste total muitos, após se formarem, nos retornam e-mails contando sobre qual área da fotografia tem trabalhado, os trabalhos e matérias que foram publicados em revistas e muitas outras coisas sobres suas conquistas.

Nas ultimas semanas recebemos a visita de um dos nossos primeiros alunos aqui na escola, o Antonio Cassyo que participou da turma de Capacitação Profissional em Fotografia. Ele veio nos contar que montou seu próprio estúdio e que está realizado trabalhos na área de moda, produtos e propaganda, como estas postadas logo abaixo.

Para quem ainda não conhece, o Antonio tem uma história de superação muito bonita e que traz um exemplo de vida para todos nós, então convidamos ele para participar da coluna do blog Comunidade IIF, que trás informações sobre os nossos alunos, como por exemplo, do Rafael Moreno (aluno deficiente auditivo que concluiu o curso de capacitação), da Erika Muniz (uma expoente da fotografia de recém nascido em Brasília) e da Karol Barbosa (que teve suas fotos publicadas em uma das maiores revistas nacionais de fotografia).

Logo abaixo postamos um depoimento cedido pelo Antonio. Neste depoimento saiba como, depois de um difícil começo, ele conseguiu superar as adversidades e concretizar sua paixão pela fotografia:

Olá amigos do IIF!
Meu nome é Antonio Cassyo e eu tenho 38 ano, vou lhes contar um pouco sobre minha história …Antes de entrar na área da fotografia eu tinha uma pequena empresa alimentícia, na qual fazia desde pães, bolos, salgados, massas e panetones, com o conhecimento adquirido através de meu pai. Os negócios iam bem, tinha dois pontos de vendas e bons clientes, mas definitivamente não era o que eu amava.
Revolvi mudar de área e correr atrás dos meus sonhos, mas o começo não foi nada fácil. Primeiro realizei um curso de design gráfico, mas após a minha formação senti que tinha algo que estava faltando, mas não sabia exatamente o que.
Trabalhando em uma empresa de iluminação obtive o primeiro contato com a fotografia fazendo trabalhos com as peças (luminárias que a empresa produzira), senti então a necessidade de aprimorar meus conhecimentos.
Foi um começo muito difícil, pois eu estava fechando a antiga empresa alimentícia e me arriscando em um segmento totalmente desconhecido. Atravessei momentos de dificuldades financeiros, além de cansaço físico e mental por diversos fatores naquele momento. O mais importante é que obtive um apoio muito importante dos meus familiares e amigos e com muita determinação resolvi não desistir.
Indo em uma feira de fotografia, assisti a uma palestra de Iluminação do fotógrafo Danilo Russo, diretor do IIF. Aquilo me deixou fixado e eu coloquei na cabeça que precisava fazer aquele curso. Após procurar a escola expliquei toda minha situação e fui muito bem aceito.
O IIF me abriu a portas para o mundo da fotografia. No Curso Profissionalizante em Fotografia eu passei a obter todos os conhecimentos sobre iluminação, moda, still, eventos, arquitetura, pessoas, equipamentos e afins. Tomei pela fotografia uma verdadeira paixão. Para fazer o curso eu comprei uma câmera compacta, nada profissional, mas que estava condizente com a minha situação financeira naquele momento, porém ela era muito limitada e não tinham muitos dos comandos que eram aprendidos em sala de aula, mesmo assim os próprios professores me ajudavam muito e apontavam alternativas para os problemas que surgiam.  Passei então a buscar um diferencial, compreender um fato histórico, um registro, uma sensação, um momento,assim como proposto nas aulas de história da arte e da fotografia, que fazem parte do curso também.
Com o apoio do IIF, estudando e treinando fui aprimorando minhas fotografias. O próprio Danilo passou alguns trabalhos para que me ajudassem a buscar o que pretendia, foi com essas pesquisas que comecei a mudança de toda minha visão, e vendo a verdadeira paixão, descobrir que era aquilo que faltava na minha vida.
Passei então a fotografar para fora ainda com a câmera compacta; Revelo que no começo foi bastante difícil, pois ninguém conhecia o que estava registrando. Aos poucos foram aparecendo pessoas interessadas no meu trabalho e fui melhorando minhas condições financeiras. Cada centavo que sobrava eu investia em equipamentos, em alguns momentos minha família me ajudou e finalmente eu consegui adquirir uma câmera melhor.
Depois comprei as lentes, o flash, em seguida equipamentos de iluminação e hoje tenho meu próprio estúdio. Atualmente estou vivendo da fotografia e buscando outro sonho de montar minha agência de criação.
Enfim, agradeço ao espaço cedido pelo IIF e a todos que me apoiaram e ainda estão me apoiando nessa” jornada fotográfica”,principalmente a todos os profissionais do IIF, desde o atendimento até os mestres, além de amigos sinceros e profissionais muito competentes e de alto nível.
Para aqueles que querem seguir na área da fotografia, assim como eu segui, digo que não desistam de seus sonhos! Dediquem-se, sejam persistentes, estudem, busquem muitas referências, pois é muito importante para definir seu estilo e personalidade fotográfica. Procure apoio didático; Durante o curso no IIF conheci profissionais da fotografia que passaram a ser amigos e companheiros, passando seu conhecimento e dedicação acadêmica. Hoje me coloco no mercado fotográfico como profissional e com a devida valorização do meu trabalho, por isso treinem muito, é preciso fazer muitas foto e não ter medo de erra jamais.

Confira uma galeria com fotografia produzidas por Antonio Cassyo:

[nggallery id=16]

Esta foi a história do Antonio Cassyo, a próxima poderá ser a sua! Se você é, ou já foi aluno do IIF envie sua historia pelo e-mail [email protected] e revele um pouco sobre você e as atividades que tem realizado, elas serão analisada e poderão ser publicadas por aqui

 

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

O domínio da iluminação na fotografia é algo que não acontece do dia para...

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

No dia 21 de setembro, o Parque Ibirapuera, em São Paulo, recebe o Zoom In...

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

Anualmente, o Museu da Imagem e do Som (MIS) realiza o FOTO MIS – antigo Maio...

Clique aqui para receber mais informações

Parceiros